Caminhando na Estrada Cultural

quinta-feira, 23 de maio de 2013

CIAB recebe MIA

CIAB recebe MIA VideoArt Show e Concerto de Carlos Zíngaro no primeiro dia do 4º Encontro de Música Improvisada de Atouguia da Baleia
Vai realizar-se nos dias 24, 25 e 26 de maio o 4º Encontro de Música Improvisada de Atouguia da Baleia – MIA 2013 – no Auditório da Sociedade Filarmónica. Este ano, o CIAB – Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia recebe o MIA VideoArt Show e o Concerto a solo de Carlos Zíngaro, na noite de 24 de maio, a partir das 21h30.
À semelhança das edições anteriores, este evento irá organizar-se em torno de duas vertentes – artística e pedagógica, na área da experimentação musical – e acolherá diversos concertos, um workshop e uma mostra de vídeo. 
Está já assegurada a participação de várias dezenas de músicos portugueses e estrangeiros, incluindo alguns dos nomes que marcam presença habitual no panorama da música improvisada e electroacústica internacional, como Raphaël Ortis, Noel Taylor, Carlos Zíngaro, Paulo Curado, Maria Radich, Rodrigo Amado, Mossa Bildner, Gianna De Toni, entre outros.
No âmbito do MIA, têm vindo a ser igualmente realizados (desde há vários meses) concertos pontuais para reforçar a sensibilização junto da população e motivar as crianças/jovens para a prática da música. 
Este Encontro, tido como uma proposta demasiado arriscada, aquando da sua criação em 2010, dado o seu carácter inédito na tradição da zona, acabou por se tornar um fenómeno incontornável e assume-se como um importante movimento enriquecedor da cultura desta vila histórica da região Oeste, além de que representa já um marco fundamental na agenda musical portuguesa e estrangeira. No ano anterior estiveram presentes 55 músicos, representando 12 países, números que na presente edição serão claramente ultrapassados.  
O MIA é um projecto absolutamente sem fins lucrativos que conta com a generosidade dos participantes e apoiantes, sem a qual não seria possível levar a efeito o conjunto de actividades previstas.
 

Nenhum comentário: