terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
A Casa Poema convida para o recital “Na boca do carnaval”
Recital “Na boca do carnaval”
A Casa Poema convida para o recital “Na boca do carnaval”, dia 06 de fevereiro (quarta-feira) às
20h30min. Será um grande “baile poético swingado” apresentado por Elisa
Lucinda, Geovana Pires, Daniel Rolim Rocha, Marcelo Demarchi e os
dizedores de poesia da Casa Poema. Se eu fosse você, não perderia esta folia
no coração de Botafogo. A entrada é um livro de poesia novo ou usado ou 10
reais. Moleza, né?
Vamos
ter projeções de imagens dos carnavais do Rio de Janeiro Antigo, durante o
Baile.
Vamos esquentar os tamborins, galera!
Minha Poesia
Falada
Os que aguardam ansiosos pelo curso “Minha Poesia Falada”, já podem comemorar
e colocar na agenda: dia 07 de
março, (quinta-feira) das 20h00min
às 22h00min, retomamos nossas atividades com o professor Daniel Rolim Rocha no comando. As
inscrições estão abertas. Vagas limitadas!
Oficina de Poesia Falada
“Trazemos a pessoa
amada por si mesma, em cinco dias”
Do dia 11 ao dia 15 de
março, (segunda à
sexta) acontece nossa Oficina de Poesia Falada. Nossa equipe ensina com sensibilidade aos alunos a dizerem versos
com a voz do cotidiano e as imagens que este nos traz, levando-os a mergulhar na
humanidade dos poemas, fazendo-os saírem dessa imersão poética mais
sensibilizados e preparados para o dia-a-dia. Não há boa poesia que não acabe
por nos revelar em seu espelho. Por isso nosso resultado se manifesta a longo
prazo, representando para o aluno uma mudança de olhar diante da vida.
Teatro para crianças e
adolescentes
Retornaremos
as nossas aulas para crianças e adolescentes com o professor Marcelo Demarchi. O
aluno entrará em contato com a palavra e a descoberta de seus sons e
significados, descobrirá os limites do seu corpo, estabelecerá o contato direto
com o mundo da literatura e de “contação de estórias”, improvisando, construindo
estórias próprias, brincando com personagens, além de trabalhar com jogos
teatrais que são fundamentais para a sua desinibição.
A
Casa abre suas portas para as aulas de dança de salão e para literatura infantil
com o Ateliê das letras.
ATELIÊ DAS LETRAS
Promovemos o incentivo à leitura e à escrita de forma prazerosa.
Provocamos o despertar da criatividade, do senso crítico, possibilitando a
compreensão do mundo e a construção da própria
história.
Através das linguagens literária, poética, artística, jornalística,
viva e atual, os alunos buscam a sua própria palavra, desenvolvem a
autoria.
As atividades são direcionadas para o fortalecimento da autoestima,
o prazer pela leitura, a perda do medo de escrever, a oralidade, o
desenvolvimento da linguagem e das potencialidades de cada
aluno.
Duas turminhas: até 7 anos e até 12
Dança de salão
Profº:
Wagner Luz
Horários:
Segunda
18h30min até às 20h ou quartas-feiras:
19:30 ás
21h
Terça ou quinta das 12h as 13:30
Aula aberta nos dias 04 e 06/03 e 5 e
7
Estilos
de Danças: Samba, Forró, Swing, Bolero e Salsa
Esse curso tem o objetivo de levar as pessoas a se perceberem como
seres de uma vivência única, singular no mundo e assim poderem exercer a sua
percepção da dança, a sua dança da vida, se emocionarem e se divertirem com a
música / dança. Corporificarem a música que estão escutando.
Maiores informações (21)2286-5977 / 2286-5976 /
98041613
Fique com uma poesia da nossa estrela Elisa Lucinda: Escrito
D`Água
Escrito D`Água
Toda lágrima devia virar palavra
assim ela secava
na forma certa do sentido.
Toda dor e seu alarido
devia tornar-se testemunha
daquilo que, doído
andou esburrando do ser.
Você vê:
Se eu chorasse, só, sem escrever
você não saberia agora
que o mal que me doeu nesta hora
também um dia alcançou você.
O ser humano deve comungar
Suas dores e glórias
compartilhar batalhas e vitórias do
viver.
Aproveite a lágrima,
faça ela render.
Assim ela pode um dia virar caminho e
estrada
Para quem a lê.
Falo sério.
Palavra.
Toda lágrima devia virar palavra.
Elisa Lucinda
Bloco do Laço Branco no Carnaval 2013 de Recife
"Homens pelo fim da violência contra as mulheres:
nesse jogo, todos ganham!". Este é o slogan da
Campanha do Laço Branco para o biênio 2013-2014, que
será lançada em Recife, dia 07 de fevereiro, no
desfile do Bloco do Laço Branco, promovido pelo
Instituto PAPAI e Núcleo Gema da UFPE. A
concentração acontece na Praça do Arsenal (em frente
ao palco), a partir das 16h. O desfile começa às 17
horas.
Segundo Sirley Vieira (coordenador da ação),
o grupo parte da ideia de que o carnaval, como
atividade cultural, é um momento propício para
divulgação de mensagens sobre igualdade de direito
entre homens e mulheres e também de rejeição a
qualquer forma de discriminação ou violência baseada
em gênero.
O slogan "Homens pelo fim da violência contra as mulheres: nesse jogo, todos ganham!" faz alusão a dois grandes eventos que acontecerão no Brasil, sendo Pernambuco uma das sedes oficiais: a Copa das Confederações (2013) e a Copa do Mundo (2014). "O futebol é um esporte fortemente associado ao masculino e à violência. Acreditamos que é possível reverter esse jogo, ressignificando essa ideia equivocada de masculinidade e nos abrindo para uma cultura sem violência de gênero. Essa mudança profunda só será possível se envolvermos os homens", disse Túlio Quirino (pesquisador do Núcleo Gema/UFPE).
O bloco é uma das ações de visibilidade da Campanha do Laço Branco que, além das ações comunitárias desenvolvidas a partir de oficinas e trabalhos socio-educativos, em alguns momentos, focaliza a tradição da cultura pernambucana como forma de resistência simbólica a toda forma de violência contra as mulheres.
O slogan "Homens pelo fim da violência contra as mulheres: nesse jogo, todos ganham!" faz alusão a dois grandes eventos que acontecerão no Brasil, sendo Pernambuco uma das sedes oficiais: a Copa das Confederações (2013) e a Copa do Mundo (2014). "O futebol é um esporte fortemente associado ao masculino e à violência. Acreditamos que é possível reverter esse jogo, ressignificando essa ideia equivocada de masculinidade e nos abrindo para uma cultura sem violência de gênero. Essa mudança profunda só será possível se envolvermos os homens", disse Túlio Quirino (pesquisador do Núcleo Gema/UFPE).
O bloco é uma das ações de visibilidade da Campanha do Laço Branco que, além das ações comunitárias desenvolvidas a partir de oficinas e trabalhos socio-educativos, em alguns momentos, focaliza a tradição da cultura pernambucana como forma de resistência simbólica a toda forma de violência contra as mulheres.
A animação
ficará por conta de grupo de coco e orquestra de
frevo. No ato, serão distribuídos materiais alusivos
à campanha, incluindo fitinhas para punho, cartazes
a serem afixados nos estabelecimentos locais e
leques com informações sobre a Campanha.
Além do bloco, ao longo do biênio, o Instituto
Papai e Gema desenvolveram um Plano de ação que
envolve: oficinas com adolescentes e jovens de
escolinhas de futebol, oficinas com jogadores de
futebol, ações junto aos trabalhadores do Complexo
Suape, ações comunitárias, além de cursos de
formação para profissionais que atuam na rede de
enfrentamento à violência contra a mulher, pesquisas
e diversas outras ações de comunicação.
Esta atividade integra o conjunto de ações do
Projeto Diálogos SUAPE e é coordenada em Pernambuco
pelo Instituto PAPAI e Núcleo de Pesquisas em Gênero
e Masculinidades (Gema/UFPE). Novamente, a Campanha
do Laço Branco estará em parceria com o Bloco Nem
com uma flor, promovido pela Secretaria Municipal de
Políticas para as Mulheres da Prefeitura do
Recife.
Outros parceiros:
Associação Pernambucana de Profissionais do Sexo,
Equipes do Projeto Diálogos, Grupo Curumim; Grupo de
jovens vinculados a Projeto do Instituto Papai;
Movimento Zoada; Najup; Movimento de Ursos de
Pernambuco e Grupo Amhor.
Números
Estima-se que a cada ano,
aproximadamente 66 mil mulheres sejam assassinadas
no mundo, e a América Latina tem as mais elevadas
taxas de homicídios contra mulheres do mundo.
Segundo levantamento do Instituto Sangari, com base
em certidões de óbito e da Organização Mundial de
Saúde (OMS), o Brasil acumula mais de 90 mil mortes
de mulheres vítimas de agressão nos últimos 30 anos.
Atualmente, o Brasil aparece em 7º lugar no ranking
dos países com mais mortes de mulheres vítimas de
agressão. De acordo com a pesquisa "Percepções sobre
a Violência Doméstica contra a Mulher no Brasil", 6
em cada 10 brasileiros conhecem alguma mulher que
foi vítima de violência doméstica e, na maioria dos
casos (80%), é o parceiro (marido ou namorado) o
responsável pelas agressões (Fonte: Portal
"Feminicidio.net").
A Campanha
A Campanha Brasileira do Laço Branco tem
o objetivo geral de sensibilizar, envolver e
mobilizar os homens no engajamento pelo fim da
violência contra a mulher, em consonância com as
ações dos movimentos organizados de mulheres e de
outros movimentos que buscam equidade e direitos
humanos, por meio de ações em saúde, educação,
trabalho, ação social, justiça, segurança pública e
direitos humanos.
Serviço
As ações da Campanha do Laço Branco são
organizadas por um comitê formado por instituições
de todo o país, sob a coordenação de: Instituto
PAPAI (PE); Núcleo Gema/UFPE; Instituto Promundo
(RJ), Instituto NOOS (RJ), Ecos e Coletivo Feminista
(SP), Núcleo Margens/UFSC e Themis (RS).
Site:
www.lacobranco.org.br
Instituto Papai
http://www.papai.org.br/
http://www.papai.org.br/
Livros de Antropologia e outros para download
Equattoria: Livros de Antropologia e outros para download: http://canaldoensino.com.br/blog/ Liderado pelas Editoras da Fio Cruz (Fundação Oswaldo Cruz), UFBA (Universidade Federal da Bahia...
Máscara Teatral - Poesis da Imaginação
Queridos(as) amigos(as),
Logo após o carnaval o Grupo Moitará retornará com suas atividades, dando continuidade ao projeto Máscara Teatral - Poesis da Imaginação, contemplado pelo Prêmio Myriam Muniz-2012. Para seu conhecimento, estamos informando abaixo a programação de algumas atividades desse projeto que serão abertas ao público.
A Máscara na Energia do Ator - Palestra-Espetáculo
Local: Sede do Grupo Moitará
Data: 22 de fevereiro
Horário: 19:30
Data: 22 de fevereiro
Horário: 19:30
Entrada Franca - Pedimos a confirmação do nome por e-mail.
Publico alvo: Aberto para o público em geral
Sinopse: A Palestra-espetáculo é uma demonstração de trabalho na qual refletimos sobre a importância da máscara teatral para o trabalho de ator, realizando pequenas
apresentações com vários estilos de máscara.
Quiprocó - Espetáculo
Local: Sede do Moitará
Data: 06 a 09 de março
Horário: 19:30
Entrada Franca - Pedimos a confirmação do nome por e-mail.
Treinamento de Ator com a Linguagem da Máscara Teatral - Oficina
Local: Sede do Grupo Moitará
Data: 12 a 16 de março
Data: 12 a 16 de março
Horário: 9 as 12hs
Publico alvo: Atores, bailarinos e estudantes de artes cênicas
Valor: 150,00 (preço popular, em função do projeto Myriam Muniz)
Publico alvo: Atores, bailarinos e estudantes de artes cênicas
Valor: 150,00 (preço popular, em função do projeto Myriam Muniz)
Nesta oficina selecionaremos dois atores e duas atrizes para um trabalho continuado de formação, tendo como objetivo a inclusão nas atividades do Grupo.
As inscrições ficarão abertas até 05 de março. Solicitamos aos interessados uma carta de intenção e um release curricular
Commedia dell’Arte - Oficina com o ator e diretor italiano Enrico Bonavera
Enrico
Bonavera é ator do Piccolo Teatro de Milano, substituto de Ferruccio
Soleri, e um dos maiores conhecedores da Commedia dell’Arte.
Teve
uma formação no teatro de pesquisa com E. Barba e J. Grotowski e é um
dos colaboradores do Centro Maschere e Sttruture Gestuali, dirigido por Donato Sartori.
Local: a definir
Data: 13 a 17 de maio
Data: 13 a 17 de maio
Horário: 9 as 13hs
Publico alvo: Atores, bailarinos e estudantes de artes cênicas
Valor: R$ 450,00 (preço promocional em função do projeto Myriam Muniz)
Publico alvo: Atores, bailarinos e estudantes de artes cênicas
Valor: R$ 450,00 (preço promocional em função do projeto Myriam Muniz)
Solicitamos aos interessados uma carta de intenção e um release curricular
Segredos de Arlequim - demonstração de trabalho com o ator Enrico Bonavera
Local: Sede do Grupo Moitará
Data: 18 de maio
Horário: 19:30hs.
Publico alvo: Aberto para o público em geral
Data: 18 de maio
Horário: 19:30hs.
Publico alvo: Aberto para o público em geral
Nesta demonstração de trabalho, Enrico Bonavera, reconhecido na Itália e no exterior como um dos maiores expert da
Commedia dell’Arte, propõe um encontro divertido e apaixonado com os
principais personagens da Commedia dell’Arte (Zannis, Pantaleão,
Capitão, Brighela, Arlequim, Pulcinela, Doutor), revelando o carater e
os instrumentos de trabalho desses personagens, abrindo uma janela sobre
as diversas realidades do homem e suas possíveis representações.
Para mais informações consulte o site do Grupo e entre em contato por e-mail ou telefone.
Um forte abraço
Grupo Moitará
Rua Joaquim Silva, 56/3º andar-Lapa, Rio de Janeiro-RJ
Tels.: (55 - 21) 3852 0403 / 2221 7319 contato@grupomoitara.com.br
Tels.: (55 - 21) 3852 0403 / 2221 7319 contato@grupomoitara.com.br
Skype: grupo.moitara
“Este projeto foi contemplado pelo PRÊMIO FUNARTE DE TEATRO MYRIAM MUNIZ/2012”
Red de Enseñanza y Transmision 2013
http://www.elsigma.com/agenda-de-eventos/red-de-ensenanza-y-transmision-2013-seminarios-en-nombre-propio-escuela-freudiana-de-buenos-aires/1289
Lavradio Jazz Fest
Fábio Neves: Lavradio Jazz Fest: Essa semana começa o Lavradio Jazz Fest, uma atração alternativa para quem quer curtir o carnaval à sua maneira! Num formato "Mardi Gr...
Abierta la inscripción en la Escuela de Teatro (Profesor: Gonzalo E. Villanueva)
Escuela de teatro
Formación integral de tres años
Primer
año – Iniciación
Día y
hora: Sábados de 15 a
18 (marzo-diciembre)
Profesor:
Gonzalo Villanueva
La actividad
inicia el primer sábado de marzo
Cuota
mensual: 300 pesos
OBJETIVOS
- Que el alumno inicie un paulatino conocimiento de su cuerpo (físico, mental y espiritual) y concientice sus potencialidades expresivas aplicándolas a la construcción física de un texto poético.
- Logre una actuación veraz en 1ª persona (sin caracterización de personaje) en una escena teatral, con dramaturgia del propio alumno.
- Incorpore un vocabulario específico referente al marco teórico de la disciplina.
- Tome conciencia de las dificultades personales que se le presenten en la aplicación de los contenidos vistos.
- Valore el trabajo en equipo como pilar fundamental del quehacer teatral.
- Comprenda y aplique las técnicas básicas del método de las acciones psicofísicas para la formación actoral.
CONTENIDO
Fisiología del cuerpo humano y reconocimiento sensible de su mecánica.
Memoria neuromuscular y psico-motricidad fina. Tensión física y su
repercusión mental y emocional. Relajación, concentración y enraizamiento. El
juego: integración, desinhibición, comunicación, fantasía creativa. La
improvisación y sus mecanismos: RAP (Recepción-Adaptación-Propuesta).
Atención, conducta y actuación orgánica. El “sí” mágico. La
imaginación y los territorios de asociación libre. El cuerpo humano como
instrumento poético y territorio de reflexión. El cuerpo como texto vivo. El
instrumento vocal: caudal, tono, timbre y articulación. La construcción del
discurso físico: dinámica, tono y ritmo. La memoria sensorial y emocional. El
cuerpo, el tiempo y el espacio. La memoria física arcaica. El teatro y lo
sagrado. El ritual. Dios, el hombre y la bestia. El salto al vacío. La
palabra y el sentido en la representación. Verosímil y mundos posibles.
Poética del actor: logos, ethos, pathos. Introducción al Método de las
Acciones Psicofísicas. Líneas de pensamiento y de acción. Objetivo y
superobjetivo. El otro, el yo. El ego y la máscara social. La improvisación
pautada y el role play. Historia, relato y narración teatral. La estructura
dramática. DINAMICALos
participantes realizarán ejercicios individuales y grupales seleccionados por
el profesor o de su creación y sistematizados dentro de un corpus de saber práctico con vistas a
alcanzar los objetivos pautados en cada una de las etapas de la
formación. Se prevé la lectura de textos indicados por el profesor y
salidas en grupo al teatro para el posterior análisis de la pieza teatral.
Segundo año – Intermedio
Segundo año – Intermedio
Día y
hora: Sábados de 12 a
15 (marzo-diciembre)
Profesor:
Gonzalo Villanueva
La actividad
inicia el primer sábado de marzo
cuota
mensual: 300 pesos
OBJETIVOS
- Que el alumno continúe en la exploración e investigación de las potencias expresivas de su cuerpo poético aplicándolas a la construcción de un texto teatral.
- Que el alumno desarrolle un autoconocimiento del cuerpo poético y de sus potencialidades expresivas.
- Logre una actuación veraz distanciándose de la identificación primaria del “yo” en una escena teatral, con dramaturgia de un autor.
- Incorpore un vocabulario específico referente al marco teórico de la disciplina.
- Tome conciencia de las dificultades personales que se le presenten en la aplicación de los contenidos vistos.
- Valore el trabajo en equipo como pilar fundamental del quehacer teatral.
- Comprenda y aplique distintas técnicas de actuación sobre el fundamento del método de las acciones psicofísicas.
CONTENIDO
Hacia una partitura estallada de las acciones físicas. La improvisación: de
la dramaturgia de actor a la dramaturgia de autor. De la representación a la
vivencia, de la identificación a la opinión. Verosimilitud y mundos posibles.
Los lenguajes teatrales en acción. La puesta en escena. La escena como
palimpsesto. Los viajes del héroe, el místico y el loco. La máscara ritual.
La construcción del personaje. Análisis del texto: escena simple y compleja,
los géneros y los verosímiles, la ondulación del drama.
La Tragedia : comprensión
del hecho trágico y su dinámica poética (Sófocles y Eurípides). El Siglo de
Oro Español. Del Renacimiento al primer y segundo Barroco (Cervantes, Lope de
Vega, Calderón de la Barca ).
Shakespeare: el género trágico shakespereano frente al modelo clásico, la
corte y el teatro isabelino, lo fantástico como metáfora de lo real, su
cosmogonía. El Clasicismo Francés: las reglas del decoro. Los salones. El
preciosismo. La
Academia Francesa (Racine y Moliere). El melodrama, el
drama romántico (Victor Hugo). El drama moderno: diferencias entre realismo y
naturalismo (Ibsen, Strindberg). El realismo en Rusia (Chejov). El teatro
costumbrista latinoamericano. DINAMICALa clase se dividirá en dos
partes: la primera parte focalizará en el entrenamiento de las herramientas
incorporadas en la
Iniciación de la formación actoral y nuevas herramientas a
incorporar en esta etapa, la segunda parte avanzará sobre los contenidos
programados para el año. Los estudiantes formarán grupos de lectura de la
bibliografía teórica para su estudio y aplicación en las distintas escenas de
los autores seleccionados. Mientras que un equipo de trabajo representará el
verosímil con la mayor aproximación posible a su referente histórico, otro
grupo propondrá una mirada más distanciada de la misma escena y se
privilegiará la opinión creativa de los intérpretes por sobre el código del
género. Se prevé la visita de personalidades del quehacer teatral
argentino (directores, actores, dramaturgos, entre otros) así como salidas en
grupo al teatro para el posterior análisis de la pieza teatral.
Por consultas o para solicitar una entrevista con el profesor, comunicate al 4865 0014 o por mail a cursos@teatrodelabasto.com
Acerca de Gonzalo Villanueva…
Licenciado en Comunicación Social en la Facultad de Comunicación de la Universidad Austral. Se especializó como realizador audiovisual en la New York Film Academy y participó de un work in progress en la NYU. Egresado del Taller de Arte Dramático de Agustín Alezzo y del Lee Strasberg Theater Institute (NYC) donde cursó el seminario de entrenamiento en el Método. Ha participado en los seminarios de entrenamiento para actores de Ricardo Bartís, Agustín Alezzo y Robert Castle (Nueva York). En técnica vocal estudió con Eduardo Medrano, Laura Manzini y con Marcelo Velasco Vidal. Tomó cursos de Danza Teatro Butoh, Improvisación, Bufón, Expresión corporal Técnica Amy Danys y Acrobacia aérea y de piso con distintos profesores de Buenos Aires y Nueva York. Su carrera profesional transitó distintos caminos enlazados por la misma voluntad de expresar contenidos creativos en el campo de la estética y el sentido: por un lado, desempeñándose como productor y realizador en televisión abierta y de cable y, por el otro, como director, diseñador de luces, puestista y actor de teatro. Su debut teatral lo encarnó cuando escribió y dirigió “Los infieles”, experiencia teatral de investigación física, estrenada en el ya desaparecido Bajo Corrientes en el 2000.
Entre el 2001 y 2003 trabajó como elenco estable de la compañía de teatro off-Broadway Repertorio Español, donde participó de siete obras teatrales entre las que se destacan “Bodas de sangre”, "Crónica de una muerte anunciada", "Los cabellos de Absalón", “Yerma” y “La malasangre” desempeñando papeles principales y secundarios. Fue elenco de la compañía De la Guarda en el show "Villa Villa" en su gira por Buenos Aires. Protagonizó "El diario de Adán y Eva" en el Centro de Bellas Artes de San Juan de Puerto Rico y "El kaso Dora" en su segunda temporada en la misma ciudad.
En el 2004 obtuvo el segundo puesto en el Concurso Provincial de Guión y Dirección General de la Fiesta Nacional de la Vendimia , en Mendoza. Es el autor de la novela “La ruta de aquel nombre”, publicada por Grupo Editor Latinoamericano y distribuída en Argentina, Puerto Rico y Nueva York, además del autor de tres obras de teatro aún no estrenadas. En Buenos Aires montó “Edipo Rey”, de Sófocles en el Teatro del Abasto (www.ediporeyabasto.blogspot.com), “Crónica breve de un rey y su sombra”, versión performática de “Rey Lear” en los teatros Payró, Belisario y Pata de ganso (www.unreyysusombra.blogspot.com) , “VITRIOL”, adaptación teatral del Purgatorio de la “Divina Comedia”, de Dante Alighieri, en el Palacio Barolo (www.vitriolteatro.blogspot.com) y “Luminare” en el Teatro La Mueca. También trabajó como actor en “Los asesinos de Ramírez”, estrenada en el Teatro La Mueca y repuesta en el 2012 en el Teatro del Abasto. Escribió y dirigió “La playita”, estrenada en agosto de 2012 en el Teatro del Abasto. Se encuentra pre-produciendo “Don Juan y Fausto”, de Dietrich Grabbe, en co-dirección con Daniel Suárez Marzal a estrenarse en junio de 2013.Se desempeña desde el 2005 como docente de grado en la materia “Taller de Realización Audiovisual” (http://www.youtube.com/watch?v=yHaBnzt5Kt4 http://www.youtube.com/watch?v=CJJIHAcjrZw) y en los seminarios de actuación “Géneros teatrales” y “Conciencia y expresión corporal” en la Licenciatura en Comunicación Social y como docente de post grado en la materia “Laboratorio de ideación de nuevos contenidos” en la Maestría en Gestión de Contenidos de la Universidad Austral. Es también docente de teatro para niños y adolescentes en “El Galpón” de la villa 31.
Por consultas o para solicitar una entrevista con el profesor, comunicate al 4865 0014 o por mail a cursos@teatrodelabasto.com
Acerca de Gonzalo Villanueva…
Licenciado en Comunicación Social en la Facultad de Comunicación de la Universidad Austral. Se especializó como realizador audiovisual en la New York Film Academy y participó de un work in progress en la NYU. Egresado del Taller de Arte Dramático de Agustín Alezzo y del Lee Strasberg Theater Institute (NYC) donde cursó el seminario de entrenamiento en el Método. Ha participado en los seminarios de entrenamiento para actores de Ricardo Bartís, Agustín Alezzo y Robert Castle (Nueva York). En técnica vocal estudió con Eduardo Medrano, Laura Manzini y con Marcelo Velasco Vidal. Tomó cursos de Danza Teatro Butoh, Improvisación, Bufón, Expresión corporal Técnica Amy Danys y Acrobacia aérea y de piso con distintos profesores de Buenos Aires y Nueva York. Su carrera profesional transitó distintos caminos enlazados por la misma voluntad de expresar contenidos creativos en el campo de la estética y el sentido: por un lado, desempeñándose como productor y realizador en televisión abierta y de cable y, por el otro, como director, diseñador de luces, puestista y actor de teatro. Su debut teatral lo encarnó cuando escribió y dirigió “Los infieles”, experiencia teatral de investigación física, estrenada en el ya desaparecido Bajo Corrientes en el 2000.
Entre el 2001 y 2003 trabajó como elenco estable de la compañía de teatro off-Broadway Repertorio Español, donde participó de siete obras teatrales entre las que se destacan “Bodas de sangre”, "Crónica de una muerte anunciada", "Los cabellos de Absalón", “Yerma” y “La malasangre” desempeñando papeles principales y secundarios. Fue elenco de la compañía De la Guarda en el show "Villa Villa" en su gira por Buenos Aires. Protagonizó "El diario de Adán y Eva" en el Centro de Bellas Artes de San Juan de Puerto Rico y "El kaso Dora" en su segunda temporada en la misma ciudad.
En el 2004 obtuvo el segundo puesto en el Concurso Provincial de Guión y Dirección General de la Fiesta Nacional de la Vendimia , en Mendoza. Es el autor de la novela “La ruta de aquel nombre”, publicada por Grupo Editor Latinoamericano y distribuída en Argentina, Puerto Rico y Nueva York, además del autor de tres obras de teatro aún no estrenadas. En Buenos Aires montó “Edipo Rey”, de Sófocles en el Teatro del Abasto (www.ediporeyabasto.blogspot.com), “Crónica breve de un rey y su sombra”, versión performática de “Rey Lear” en los teatros Payró, Belisario y Pata de ganso (www.unreyysusombra.blogspot.com) , “VITRIOL”, adaptación teatral del Purgatorio de la “Divina Comedia”, de Dante Alighieri, en el Palacio Barolo (www.vitriolteatro.blogspot.com) y “Luminare” en el Teatro La Mueca. También trabajó como actor en “Los asesinos de Ramírez”, estrenada en el Teatro La Mueca y repuesta en el 2012 en el Teatro del Abasto. Escribió y dirigió “La playita”, estrenada en agosto de 2012 en el Teatro del Abasto. Se encuentra pre-produciendo “Don Juan y Fausto”, de Dietrich Grabbe, en co-dirección con Daniel Suárez Marzal a estrenarse en junio de 2013.Se desempeña desde el 2005 como docente de grado en la materia “Taller de Realización Audiovisual” (http://www.youtube.com/watch?v=yHaBnzt5Kt4 http://www.youtube.com/watch?v=CJJIHAcjrZw) y en los seminarios de actuación “Géneros teatrales” y “Conciencia y expresión corporal” en la Licenciatura en Comunicación Social y como docente de post grado en la materia “Laboratorio de ideación de nuevos contenidos” en la Maestría en Gestión de Contenidos de la Universidad Austral. Es también docente de teatro para niños y adolescentes en “El Galpón” de la villa 31.
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