Uma viagem mais agradável e educativa. Essa é a experiência que os usuários dos trens da Estação João Felipe podem vivenciar uma vez por mês graças ao projeto Plataforma da Leitura, desenvolvido desde janeiro pela unidade SESI Indústria do Conhecimento localizada no Metrofor. A iniciativa consiste em possibilitar aos passageiros o acesso à informação e à literatura mediante a leitura de poesias, contos, letras de música e fragmentos de textos de escritores brasileiros.
Na última semana de cada mês, a equipe do SESI/CE seleciona no acervo da Indústria do Conhecimento as poesias e textos que serão utilizados durante a viagem e se apropria de recursos da linguagem teatral, como elemento de atração para estimular a leitura. A ação consegue envolver os passageiros, que participam das atividades e se interessam em conhecer a unidade situada na Estação João Felipe.
A Indústria do Conhecimento consiste num centro de educação multimídia para promover a inclusão digital e o acesso da população à informação e ao conhecimento. A unidade da Estação João Felipe - que tem gestão compartilhada com o Metrofor - foi inaugurada em junho de 2008. O equipamento pode ser utilizado gratuitamente pelo público que passa pelo local, sendo um espaço de leitura, pesquisa e estudo. Possui computadores conectados à internet e acervo de cerca de 1.300 livros impressos e 10.000 títulos em mídia eletrônica, além de periódicos, DVDteca, Cdteca e gibiteca.
O projeto Indústria do Conhecimento é uma iniciativa do Departamento Nacional do SESI, em parceria com os Ministérios da Educação e das Comunicações, empresas públicas e privadas e governos estaduais e municipais. A ideia surgiu após a constatação de que o baixo índice de leitura no Brasil é reflexo da deficiência de acervo das bibliotecas escolares e públicas e da dificuldade de acesso à internet. No Ceará, também existem unidades da Indústria do Conhecimento em Juazeiro do Norte e Sobral.
Serviço Projeto Plataforma da Leitura - sempre na última semana de cada mês
Informações à imprensa: 3212-0460 (Indústria do Conhecimento no Metrofor); 3421-5435 (Assessoria de Comunicação SFIEC)
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário