Caminhando na Estrada Cultural

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Festival de vídeos

Estão abertas, até o dia 30 de julho, as inscrições para a 5ª edição do Festival de Jovens Realizadores de Audiovisual do Mercosul. O Festival, que é produzido pelo Instituto Galpão, em parceria com a Aldeia – Agência de Audiovisual e o Instituto Marlin Azul, acontece entre os dias 22 e 26 de setembro, em Vitória/ES.
O Festival de Jovens Realizadores busca apresentar um panorama da produção audiovisual em vídeo e mídias digitais realizada por jovens cineastas com até 24 anos de idade. Os inscritos devem ser integrantes de projetos de organizações da sociedade civil voltados para a promoção da diversidade cultural e do direito dos jovens a ter acesso a conteúdos audiovisuais de qualidade. Com essa perspectiva, o Festival não é apenas uma mostra de filmes, mas também um espaço que agrega essas iniciativas e estimula a criação de novas redes.
Os interessados em participar da Mostra Competitiva podem escrever vídeos com duração máxima de 50 minutos. Essas produções podem ser finalizadas em qualquer formato, desde que realizadas entre os anos de 2007 e 2009, sempre por jovens de até 24 anos de países do Mercosul. A seleção e a premiação dos títulos inscritos para a Mostra Competitiva serão feitas por comissões julgadoras formadas por jovens realizadores, sob a responsabilidade da direção do Festival. Haverá quatro premiações e o vencedor do júri popular receberá o Troféu Caleidoscópio e prêmio adicional de R$ 1.500,00.
O FestivalCriado em 2004, o Festival busca promover o intercâmbio entre os jovens realizadores do Mercosul e instituições que trabalham com formação em audiovisual. Dessa forma, o evento dá visibilidade à produção jovem e promove uma reflexão acerca do conteúdo audiovisual produzido por eles, mas também a eles destinado.
O Festival vem crescendo desde sua primeira edição. Em 2004 foram exibidos 31 títulos. Na edição do ano passado, que aconteceu em Fortaleza, foram 65 filmes. Em quatro edições são quase 200 vídeos participantes da Mostra Competitiva, o que revela o potencial dessa produção e como ela tem se ampliado nos países do Mercosul.

Nenhum comentário: