Caminhando na Estrada Cultural

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Ellen de Lima

Estamos começando uma nova caminhada com o apoio do Jornal “A Voz de Maricá” e equipe confiando plenamente em nosso objetivo de divulgar nossa Cultura Nacional agradeço também a todos vocês que estão sempre ao meu lado nesta Luta constante. E vamos que vamos, afinal “Cultura é o melhor remédio contra todos os males do Mundo!”. Trago com o maior carinho a trajetória de nossa querida ELLEN DE LIMA.
Ellen de LimaNasceu Helenice Terezinha de Lima em Salvador, Bahia e veio para o Rio de Janeiro aos 2 anos de idade. Desde cedo mostrou pendores artísticos, principalmente para música.
Cantou no Programa do Guri (Rádio Mauá) “Papel Carbono” de Renato Murce, imitando “Heleninha Costa” e em vários programas de calouros como: ”Pescando Estrelas” (Rádio Clube do Brasil), a “Hora do Pato” (Rádio Nacional) e outros onde algumas vezes dividiu o prêmio com Carlos José, Marisa (Gatamansa) e Alaíde Costa. Enfim, a grande oportunidade surgiu no Programa César de Alencar (seu padrinho de formatura, padrinho radiofônico, padrinho de casamento e compadre, pois Ellen é madrinha de Mônica), que selecionava amadores para defender as músicas dos cantores que eventualmente não podiam fazê-lo na famosa “Parada dos Maiorais”.Foi contratada das “Organizações Victor Costa” que congregava as rádios: Mayrink Veiga, Rádio Nacional do Rio e de São Paulo, onde apresentava-se com freqüência. Quando se desfez o convênio Ellen ficou na Nacional do Rio, onde alcançou o auge da sua carreira, participando dos grandes musicais da emissora e vendo começar uma carreira promissora em discos.
Seu primeiro contrato foi com a gravadora Columbia (CBS e hoje Sony Music) e o bolero de Fernando César “Vício” foi seu 1o sucesso. Depois seguiram-se: RCA Victor, Chantecler, Odeon, Copacabana e Som Livre a mais recente.
Fez apresentação de programas nas rádios: Tupi, Guanabara, Rádio Rio de Janeiro e Nacional onde fez rádio teatro com Dayse Lucidi e Roberto Faissal.
Ellen foi premiada como “Revelação” ao apresentar-se no “Grande Teatro Tupi” ao lado de Fernanda Montenegro e Sérgio Brito.
Quando estavam formando o elenco da TV Globo foi contratada como cantora e atriz, tendo a honra de ser uma das primeiras imagens da telinha.
No Teatro Opinião atuou na peça “Carnaval para Principiantes” de Domingos de Oliveira, ao lado de Joana Fonn dirigida por Paulo José.
Era presença constante nos Programas de J. Silvestre, Flávio Cavalcanti, Aerton Perlingeiro e outros.
Participou dos grandes shows do Copacabana Palace sob a direção de Carlos Machado e Haroldo Costa, do 1o Festival Internacional da Canção da Rede Globo, “Dez Milhões por uma Canção”, onde classificou as 3 músicas que lhe foram confiadas, sendo uma delas em 1o Lugar “A lei do mais forte” e do Festival de Juiz de Fora e outros tantos sempre com destaque.
Rainha dos Músicos, “Medalha de Mérito Oswaldo Cruz” (Comendadora) por sua participação na Campanha da Meningite. Madrinha da Polícia Rodoviária Federal.Viaja por todo Brasil e exterior, com várias temporadas no “Casino Estoril” (Portugal), onde fez rádio, TV e shows.
Pela sua facilidade de aprender, ganhou prêmios nos programas no estilo “Qual é a música?”.
Em 1988 foi convidada para as comemorações dos 10 anos da Sala Funarte, num show que era a réplica de programas dos anos dourados do rádio, ao lado de Nora Ney, Carmélia Alves, Zezé Gonzaga, Rosita Gonzáles e Violeta Cavalcante.Daí surgiram “As Eternas Cantoras do Rádio” com tanto sucesso que até hoje recebem aplausos de um público fiel, como no recente “Estão voltando as flores” de Ricardo Cravo Albim.
É casada há 35 anos e tem 3 filhos: Rodrigo Almeida (El Moreno), um Showman que com Carlos Gustavo (jogador de futebol, compositor) vivem na Espanha e Portugal e ainda Isabella Christiane que é sua Assessora e a acompanha sempre.
Em março de 2005 foi congregada pela Academia Internacional de Cultura em Brasília, onde recebeu título de Membro Titular.
Material cedido gentilmente por Ellen de Lima e publicado por mim Marcia Martins no Jornal A voz de Maricá - Maricá - RJ.

Nenhum comentário: