Caminhando na Estrada Cultural

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Encontros Para Além da História - Inscrições

Entre os dias 13 e 15 de dezembro, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães acolhe os Encontros Para Além da História, um momento de debate crítico em torno não só da configuração da exposição, como de obras específicas ou questões nela abordadas, nomeadamente a da história enquanto teoria das exceções por oposição a uma conceção teleológica.
Estes Encontros reúnem um conjunto de convidados, entre artistas e teóricos, cujo pensamento se carateriza por uma liberdade discursiva que convoca permanentemente diversos campos do conhecimento. As sessões de leitura, num total de cinco, serão organizadas em formato de seminário, com análise de textos, obras e imagens, de que será realizada uma síntese e cujo ponto culminante será um debate conjunto entre convidados e participantes.
Duas conferências, realizadas respetivamente por Philippe-Alain Michaud, curador de cinema do Centro Pompidou e autor de um ensaio no catálogo da exposição, e Ulrich Loock, curador independente e ex-diretor adjunto do Museu de Serralves, marcarão o final de dia de trabalho.
A sessão final dos Encontros, em forma de celebração, será constituída pela projeção de dois cintilantes filmes em mostra na exposição "Para Além da História": Les Statues Meurent Aussi de Alain Resnais e Chris Marker e Jaime de António Reis.
PROGRAMA
13 DEZEMBRO
10h00 às 13h00 Leitura #1 Daniel Barroca, O importante é ligar a cabeça à mão
14h30 às 17h30 Leitura #2 Manuel Santos Maia, Alheava_o passado colonial e pós colonial português na obra de Manuel Santos Maia
19h00 Conferência Philippe Alain-Michaud, Fantoches, espectros, peluches, zombies: sobre o animismo e a figurabilidade (em língua inglesa)
14 DEZEMBRO
10h00 às 13h00 Leitura #3 João Sousa Cardoso
14h30 às 17h30 Leitura #4 Paulo Luís Almeida, Desenhar entre o arquivo e o repertório
19h00 Conferência Ulrich Loock, Porque será que a arte contemporânea tem de ser académica? (em língua inglesa)
15 DEZEMBRO
10h00 às 13h00 Leitura #5 Joaquim Moreno, Diagnóstico ritual
14h30 às 17h30 Sessão conjunta de trabalho entre grupos de leitura Síntese e moderação por Eglantina Monteiro e Nuno Faria
21h00 Projeção Les Statues Meurent Aussi de Alain Resnais e Chris Marker, Jaime de António Reis
 Atividade gratuita sujeita a inscrição até 12 de dezembro que poderá ser efetuada no Centro Cultural Vila Flor ou através do preenchimento do formulário disponível online em www.ccvf.pt. As sessões de leitura estão limitadas a 30 participantes por sessão. Os participantes nas sessões de leitura têm lugar assegurado na conferência/projeção do respetivo dia.
Para mais informações contactar o Serviço Educativo através do e-mail servicoeducativo@aoficina.pt

Nenhum comentário: