Caminhando na Estrada Cultural

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Abertas inscrições para Simpósios Temáticos do Simpósio Internacional "Fazendo Gênero"

Simpósio Temático "Controvérsias do óbvio: impasses, desafios e possibilidades sobre os processos (re)produtivos"

Já estão abertas as inscrições para os Simpósios Temáticos do Seminário Internacional Fazendo Gênero 10. Este evento será realizado em Florianópolis, no campus da Universidade Federal de Santa Catarina, entre 16 e 20 de setembro de 2013.
Um dos simpósios tem como titulo "Controvérsias do óbvio: impasses, desafios e possibilidades sobre os processos (re)produtivos"

Os coordenadoras/es são Profa Dra. Claudia Fonseca (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Prof. Dr. Jorge Lyra (Universidade Federal de Pernambuco/ Instituto PAPAI)

Resumo: A proposta desse Simpósio Temático é ser um espaço de apresentação de ensaios de reflexão critica e análises e de troca de experiências e não apenas um espaço de apresentação e descrição de resultados de estudos e pesquisas. A ideia é podermos discutir sobre as controvérsias que envolvem os processos (re)produtivos em suas várias expressões dos antigos e atuais impasses, desafios e possibilidades teóricas, conceituais e políticas que as experiências vividas pelas pessoas nos provocam. Passados mais de trinta anos de estudos, pesquisas e ativismo sobre as questões das práticas (re)produtivas, do campo dos direitos sexuais e direitos reprodutivos, do debate sobre paternidade(s), maternidade(s), família(s), sexualidade(s), políticas públicas entre outros nosso objetivo nesse espaço de discussão é pensar o que efetivamente estamos conseguindo com o que fizemos nesses últimos anos? Que acumulo teórico-conceitual conseguimos sistematizar e compartilhar? Que outras palavras, outros sentidos conseguimos colocar no campo? Conseguimos "disputar semanticamente" esses sentidos no campo político? O que efetivamente defendemos e conquistamos no campo dos direitos? E das políticas públicas? E na vida cotidiana das pessoas? Algumas "controvérsias óbvias" que temos interesse em discutir são, por exemplo: aos pedidos na justiça feito por homens para cuidar de seus filhos, seja de guarda, seja de licença paternidade, mas ao mesmo tempo esse homem não aceita que a mulher/mãe faça um aborto (quais são os limites no campo dos direitos?); um corpo de mulher que se transforma em homem (em masculino) e tem um filho "natural", amamenta, mas não pode ser representante de uma articulação de apoio a amamentação por ser homem! (o que mexemos efetivamente no sistema sexo/gênero?); dois homens gays de classe média alta que querem ter filhos e recorrem a todos os processos da ciência, da medicina, da tecnologia para terem esse filho... (velhos/ novos dilemas natureza versus cultura), impasses institucionais de realização do desejo/ possibilidade de se ter filhos de casais soropositivos (ou sorodiscordantes) (barreiras culturais e institucionais?), ou seja, debater o que estamos de fato transformando, ou não, nessa cultura machista, patriarcal, seja nos campos dos saberes seja no campo dos fazeres...

 

Nenhum comentário: