Caminhando na Estrada Cultural

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Fundação Cultural Badesc de 12 a 16 de janeiro de 2015

Agenda semanal FCBadesc de 12 a 16 de janeiro de 2015
ENTRADA GRATUITA
 
 
EDITAL
A inscrições para o edital de exposições do Espaço Fernando Beck e do Espaço 2, que vão selecionar 10 projetos para 2015, foram prorrogadas até 02 de fevereiro.
O regulamento pode ser obtido em www.fundacaoculturalbadesc.com ou no folder impresso, que pode ser retirado na Fundação, de segunda a sexta, das 12h às 19h.
 
EXPOSIÇÃO
Espaço Fernando Beck
Metamórficas, de Javier Di Benedictis
Visitação até 16 de janeiro, de segunda à sexta-feira, das 12h às 19h
Os vídeos do artista se constituem em dispositivos que instigam a percepção, demandando imaginação e memória, devolvendo às imagens a condição de mistério e distância. Nesta exposição sua obra é vista em dois ambientes, um de vídeos e outro de fotogramas. As pequenas unidades fílmicas são organizadas em folhas de impressão onde sofrem intervenções plásticas para logo em seguida serem digitalizadas e recompostas em sequência.
O processo, semelhante ao found footage, conhecido em português como filme perdido, faz referência à metamorfose, conceituando algo que foi extraviado sendo alterado posteriormente. 
 
ESPAÇO 2
Reminiscências Urbanas, de Maíra Ishida
Visitação até 23 de janeiro, de segunda à sexta-feira, das 12h às 19h.
A artista sempre olhou as casas abandonadas com a sensação de experimentar perdas e os desafetos alheios. A mesma sensação é sentida com as fotografias esvanecidas de desconhecidos. Em 2013, ela recolheu imagens de casas desabitadas em Montevidéu e as interferiu com retratos femininos encontrados em feiras de antiguidades, fazendo desta junção uma série de novas imagens onde as personagens anônimas voltam a habitar aqueles espaços vazios.
Reminiscências Urbanas pode se referir aos progressos de transformação que as cidades sofrem ao longo de sua história, sobretudo aqueles nos quais os bairros entram em decadência ou se renovam, as casas se veem abandonadas e a memória arquitetônica vai se perdendo.
 
CINECLUBE
Dia 12, segunda-feira, 19h, Ciclo de Cinema Francês AF
O olho do astrônomo
(L'Oeil de l'astronome) De Stan Neumann. França, 2012. 90min. 14 anos. Com Denis Lavant, Elise Caron, Max Baissette de Malglaive.
O surgimento de um dos primeiros telescópios permite a um astrônomo enfim explorar o céu, vendo então coisas que jamais havia visto.
 
Dia 13, terça-feira, 19h, Ciclo de Cinema Francês AF
Hoje
(Aujourd’hui) de Alain Gomis. Senegal/França, 2012. 86min. Drama. 14 anos. Com Saul Williams, Aïssa Maïga, Anisia Uzeyman.
Acreditando ser o último dia de sua vida, homem decide voltar ao Senegal, sua terra natal e relembrar sua infância, suas histórias de família e seus amores.
Dia 14, quarta-feira, 19h, Cine Art 7 Musical
Sete noivas para sete irmãos
(Seven brides for seven brothers) de Stanley Donen. EUA, 1954. 102min. Musical. Com Jane Powell, Howard Keel, Jeff Richards.
Em um rancho, nas montanhas, quando o mais velho de sete irmãos solteiros arranja uma noiva, os demais também resolvem procurar uma companheira.
 
Dia 15, quinta-feira, 19h, Ciclo de Cinema Francês AF
Belle épine
De Rebecca Zlotowski. França, 2010. 80min. 14 anos. Com  Léa Seydoux, Anaïs Demoustier, Agathe Schlenker.
Garota solitária encontra grupo de motoqueiros rebeldes e tenta transformar a solidão em liberdade.
 
Dia 16, sexta-feira, 19h, Ciclo de Cinema Francês AF
O baile das atrizes
(Le Bal Des Actrices) de Maïwenn Le Besco. França, 2009. 105min. 14 anos. Com  Jeanne Balibar, Romane Bohringer, Julie Depardieu.
 
Enquanto filma documentário sobre vários tipos de atrizes, o diretor se apaixona por uma delas.

Nenhum comentário: