Caminhando na Estrada Cultural

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Este sábado: A Casa de Serralves vista por... Ana Tostões

Iniciado em maio de 2013, este programa regular de visitas guiadas à Casa de Serralves, orientadas por arquitetos conhecedores da sua história, dá a conhecer o processo de conceção e construção de um dos exemplos mais paradigmáticos e melhor preservados do estilo art déco em Portugal, recentemente classificado como monumento nacional.


Ana Tostões

Vive e trabalha em Lisboa e Barcelona onde é presidente do Docomomo Internacional (www.docomomo.com).
É arquiteta pela Escola de Belas-Artes de Lisboa (1982), mestre em História da Arte Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa com uma tese intitulada Os Verdes Anos na Arquitectura Portuguesa dos Anos 50 (FAUP Edições, 1997) e doutorada pelo Instituto Superior Técnico com uma tese sobre cultura e tecnologia na arquiteta moderna portuguesa. É professora associada com agregação no Técnico, Universidade de Lisboa onde é responsável pelo programa de doutoramento em Arquitetura e pela área disciplinar da cultura arquitetónica.
Editora do DOCOMOMO Journal, o seu tema de pesquisa é a história da arquitetura e da cidade do século XX desenvolvendo uma visão operativa apostada na reabilitação da arquitetura do movimento moderno com um enfoque dirigido para a produ ção do pós 2ª guerra e para as relações entre a modernidade Europeia, Americana e Africana. Neste tópico realizou conferências, foi comissária científica de exposições em Portugal e no estrangeiro, publicou livros e artigos científicos.
Tem realizado conferências em Universidades Europeias, Americanas e Africanas e participou em júris e comités científicos e tem sido convidada como especialista em vários prémios. Foi vice-Presidente da AICA e da Ordem dos Arquitectos. É comendadora da Ordem do Infante D. Henrique (2006).
Acesso : mediante aquisição de bilhete Museu e Parque
Lotação : 25 pessoas
Ponto de encontro : Casa de Serralves

Nenhum comentário: