Caminhando na Estrada Cultural

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Zéfiro - Casa do Fauno - Palestra e Curso sobre Druidismo com Philip Carr-Gomm - Lançamento e Palestra com Rémi Boyer


Próximas actividades:
27 Abr (6ªf), 21h30 – Inscrições Limitadas
Palestra: O DRUIDISMO COMO CAMINHO ESPIRITUALSabedoria Antiga no Mundo de Hoje
com PHILIP CARR-GOMM
Poderá parecer algo deslocado no tempo percorrer um Caminho que busca a sua inspiração nos antigos Druidas mas, na realidade, o Druidismo faz todo o sentido hoje, num mundo que se encontra devastado pela exploração abusiva dos seus recursos. Segundo Philip Carr-Gomm, o Druidismo constitui uma parte importante da grande Tradição de Mistérios do Ocidente, que honra a Sabedoria Perene ao mesmo tempo que é inspirado pela força vital do mundo natural e dos antigos contos. Este caminho espiritual conduz-nos, através da beleza e da riqueza do Mundo Natural, a uma comunhão com as árvores, os animais e a própria vida.
Os antigos ensinamentos dos Druidas constituem assim uma das fontes de inspiração da Tradição Ocidental. No passado, os Druidas e as Druidesas foram mágicos e poetas, conselheiros e curandeiros, xamãs e filósofos. Viviam em harmonia com a Terra e as suas estações do ano, e os seus mistérios eram inspirados pelas energias mágicas do mundo natural. Hoje em dia, e por todo o Mundo, a sabedoria e os ensinamentos dos Druidas continuam vivos, inspirando-nos, independentemente da nossa origem.
28 Abr (Sáb), 10h-19h – Inscrições Limitadas
Curso: O DRUIDISMO E O ORÁCULO ANIMAL DOS DRUIDASA Antiga Tradição Celta e a Sabedoria do Mundo Animal
com PHILIP CARR-GOMM
Neste encontro iremos mergulhar no mundo dos animais sagrados da tradição Celta e Druídica. Através da meditação, da visualização, de ensinamentos e da divinação, juntos aprofundaremos o conhecimento de nós próprios e do Outro Mundo. Os Druidas, assim como os Índios Nativos Americanos, reverenciavam os animais como guias, guardiães e protectores sagrados. Hoje em dia, essa sabedoria pode trazer-nos um maior auto-conhecimento, a cura e a obtenção de força através do seu conhecimento intuitivo.
A Tradição Druídica é antiga e representa uma das fontes de inspiração da Tradição Espiritual do Ocidente. Mas, embora seja antiga, é tão relevante e viva hoje como sempre foi. Todas as espiritualidades crescem e mudam – e o Druidismo também mudou – e vive agora um Renascimento. O Druidismo tornou-se uma espiritualidade vital e dinâmica baseada na Natureza, que está em florescimento por todo o mundo e que une o nosso amor à Terra com o nosso amor à criatividade e às Artes. E fluindo através de todos estes novos desenvolvimentos emocionantes está o poder de uma tradição antiga – o amor à terra, ao mar e ao céu – o amor à Terra, nossa casa.
2 Abr (Quarta-feira), 21h30 – Entrada Livre
Lançamento: HINÁRIO À DEUSA
com RÉMI BOYER
O Ocidente cristão é renitente em celebrar o Grande Real, o Absoluto, no seu aspecto Feminino, excepto para lhe despir a sua roupagem de Carne. O Hinário à Deusa não será suficiente para apagar dois milénios de ocultação do Feminino sagrado e secreto. Entreabrem-se, contudo, trinta e três portas, poéticas, mágicas e alquímicas para a Deusa Suprema na qual nós temos a Vida, o Movimento, a Alegria e o Ser, e sem a qual Deus não passaria de um cadáver.
Este hinário recorda-nos de forma simples que a Mulher é o Ser Iniciado e Iniciador por excelência; destina-se a uma prática operativa, real e concreta. Rémi Boyer oferece-nos aqui uma recolha de hinos que celebram o Sagrado Feminino em todos os seus aspectos: poéticos, iniciáticos, estéticos, incoeristas, mágicos, teúrgicos, eróticos, alquímicos,artísticos, vanguardistas, libertários, … (Co-Edição: Zéfiro & Arcano Zero)
Palestra: A TRADIÇÃO MAÇÓNICA E O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA
Depois de publicar diversas obras referentes às tradições esotéricas, literárias e filosóficas, Rémi Boyer escreve este ensaio dedicado “a todos os Demandadores”. “Mais um livro sobre Maçonaria!”, pensarão alguns leitores. No entanto, este cria uma ruptura profunda. Coloca os problemas da iniciação maçónica e define até a sua praxis. Este livro vem repor tudo em causa e suscitar o debate, pois, de facto, existem dois conceitos maçónicos que não se podem compreender um ao outro.
Para o autor, a Via maçónica é não apenas uma aprendizagem da liberdade, no sentido profundo do termo, mas, também, uma via para o Despertar. Citando Lautreámont: “O sono é uma recompensa para uns, um suplício par outros, para todos, uma sanção.” Decerto, é disso que se trata, sair do mundo do sono e do sonho, dessa “sanção”, e, sem dúvida, fazer sair o outro se a sua busca for semelhante. Tal como escreveu um filósofo existencialista contemporâneo: “Como posso eu ser livre se os outros não o são?”
A Zéfiro está presente na Feira do Livro de Lisboa. Visite-nos no stand D50!

Nenhum comentário: