Caminhando na Estrada Cultural

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Bloco carnavalesco feminista “DÁ LICENÇA, EU SOU PAI!”

Neste carnaval 2015, ​no dia 12/02, ​a partir das 17 horas, nosso bloco carnavalesco feminista desfilará pelas ruas do Recife antigo, com tema “Dá licença, seu sou pai!”. Este tema faz em alusão à nossa campanha que tem por objetivo é dialogar com a sociedade em geral e os/as legisladores/as, em particular, sobre a importância da ampliação da licença- paternidade, em nosso país, como estratégia para garantia da efetiva equidade de gênero na vida doméstica e no cuidado infantil.

Desde 1998, o Instituto PAPAI e o Gema/UFPE, levam para o carnaval pernambucano temas relacionados à promoção da igualdade de direitos entre homens e mulheres, a partir da divulgação de mensagens e imagens que buscam mobilizar também os homens em prol da equidade de gênero, a partir da perspectiva feminista.
O que diz a lei
No Brasil, todo pai tem direito à licença paternidade, sem prejuízo em seu salário. Pode ser pai biológico ou adotivo. Mas, essa licença é de apenas 5 dias, ou seja, é insuficiente para cuidar e acompanhar os primeiros passos de um filho.
A ampliação da licença paternidade é uma dívida antiga do estado brasileiro para com os homens e seus filhos. Desde a aprovação  da Constituição Federal em 1988 há a promessa de que a legislação seria revista e, até agora, nada!
Foco de nossa campanha
Podem não ser todos, mas há muitos pais que querem participar do cuidado e da educação dos filhos. Além disso, o pai pode ser solteiro. Há pais que se separam, mas o cuidado dos filhos continua sendo compartilhado. Há também casais de homens, onde ao invés de um,  existem dois pais.
Essa diferença tão grande entre a licença paternidade (5 dias) e a licença  maternidade (120 dias) acaba reforçando a ideia de que as mulheres seriam as únicas ou principais responsáveis pelo cuidado dos filhos. Assim, a ampliação da licença paternidade visa reconfigurar a divisão sexual do trabalho. É, portanto, uma pauta feminista por excelência.
É pelo direito de cuidar dos nossos filhos e por uma justa divisão sexual do trabalho doméstico, em nosso país, que reivindicamos a ampliação da licença paternidade.

Página no Face
Curta nossa página no facebook e se mantenha informado:

Marchinhas
Saindo do forno, as primeiras marchinhas do nosso bloco.
Vamos aprender, para fazer bonito nas ruas!!

​Cante uma delas e nos envie para postarmos.

Solte sua imaginação, CRIE A SUA e compartilhe conosco aqui ou por email (masculinidades@gmail.com)

Nenhum comentário: