Caminhando na Estrada Cultural

domingo, 7 de dezembro de 2014

Fundação Cultural Badesc de 08 a 12 de dezembro de 2014

Agenda semanal FCBadesc de 08 a 12 de dezembro de 2014
ENTRADA GRATUITA
 
 
LANÇAMENTO
Guia Rápido de Mobilidade Urbana
11 de dezembro, às 19h
Prestigiado pelas mais reconhecidas instituições voltadas ao turismo em Florianópolis, o Guia chega a sua 6ª edição como importante ferramenta de informações de apoio para turistas e moradores aproveitarem ao máximo o verão na capital catarinense.
Completo e prático, a publicação apresenta dicas de transporte público, serviços de táxi, transporte aéreo e de locação de automóveis, motos e bicicletas, além de referências auxiliares sobre as principais atrações e passeios de Florianópolis e região.
Desenvolvido a partir do banco de dados do portal MObfloripa, o Guia aponta as melhores opções de deslocamento na cidade tanto em termos de serviço público quanto privado.
 
 
EXPOSIÇÃO
Espaço Fernando Beck
Metamórficas, de Javier Di Benedictis
Visitação até 16 de janeiro, de segunda à sexta-feira, das 12h às 19h
Os vídeos do artista se constituem em dispositivos que instigam a percepção, demandando imaginação e memória, devolvendo às imagens a condição de mistério e distância. Nesta exposição sua obra é vista em dois ambientes, um de vídeos e outro de fotogramas. As pequenas unidades fílmicas são organizadas em folhas de impressão onde sofrem intervenções plásticas para logo em seguida serem digitalizadas e recompostas em sequência.
O processo, semelhante ao found footage, conhecido em português como filme perdido, faz referência à metamorfose, conceituando algo que foi extraviado sendo alterado posteriormente. 
 
 
ESPAÇO 2
Reminiscências Urbanas, de Maíra Ishida
Visitação até 16 de janeiro, de segunda à sexta-feira, das 12h às 19h.
A artista sempre olhou as casas abandonadas com a sensação de experimentar perdas e os desafetos alheios. A mesma sensação é sentida com as fotografias esvanecidas de desconhecidos. Em 2013, ela recolheu imagens de casas desabitadas em Montevidéu e as interferiu com retratos femininos encontrados em feiras de antiguidades, fazendo desta junção uma série de novas imagens onde as personagens anônimas voltam a habitar aqueles espaços vazios.
Reminiscências Urbanas pode se referir aos progressos de transformação que as cidades sofrem ao longo de sua história, sobretudo aqueles nos quais os bairros entram em decadência ou se renovam, as casas se veem abandonadas e a memória arquitetônica vai se perdendo.
 
 
EDITAL
A inscrições para o edital de exposições do Espaço Fernando Beck e do Espaço 2, que vão selecionar 10 projetos para 2015, foram prorrogadas até 02 de fevereiro.
O regulamento pode ser obtido em www.fundacaoculturalbadesc.com ou no folder impresso, que pode ser retirado na Fundação, de segunda a sexta, das 12h às 19h.
 
 
CINECLUBE
Dia 08, segunda-feira, 19h, O filme que eu gostaria de ter feito
O país do silêncio e da escuridão
(Land des Schweigens und der Dunkelheit)
De Werner Herzog. Alemanha, 1971. 85min. 12 anos. Documentário.
O filme acompanha Fini Straubinger, que aos 16 perdeu a vista e dois anos mais tarde ficou completamente surda.
Convidada: Fernanda Micoski, graduada em História pela Universidade Federal do Paraná.
 
Dia 09, terça-feira, 19h, Mostra de Arquitetatura&Urbanismo
Medianeras
De Gustavo Taretto. Argentina/Espanha/Alemanha, 2011. 95min. Drama. 14 anos. Com Javier Drolas, Pilar López de Ayala, Inés Efron.
Dois jovens solitários vivem em prédios um em frente ao outro e a separação pode ser o mesmo que os une.
Convidado: Giovani Bonetti, arquiteto.
 
Dia 10, quarta-feira, 19h, Cine ART 7
A mulher faz o homem
(Mr Smith Goes to Washington) De Frank Capra. EUA, 1939. 129min. Drama. Livre. Com Claude Rains, James Stewart, Jean Arthur.
Homem do interior é levado a Washington por um grupo de políticos corruptos para se tornar senador.
 
Dia 11, quinta-feira, 19h, Estreia
O artista tá nas ruas
De Marcos Serafim e Thiago Bezerra Benites. Brasil, 2014. Documentário. Livre.
A observação documental da rua e de suas manifestações culturais e artísticas presente nas paisagens urbanas atuais de Joinville.
Convidados: Marcos Serafim e Thiago Bezerra Benites, diretores.
 
Dia 12, sexta-feira, Divã
Albergue espanhol
(L'Auberge espagnole) De Cédric Klapisch. França/Espanha, 2002. Comédia. 14 anos. Com Romain Duris, Judith Godrèche, Kelly Reilly.
Estudante francês se muda para Barcelona e vai morar com outros estrangeiros europeus e juntos aprendem a língua internacional do amor e da amizade.
 
Convidadas: Isabela Karina Santos, psicanalista e Sara Farias da Silva, doutoranda em Linguística pela UFSC e professora de francês.

Maiores Informações no site:
 

Nenhum comentário: