Caminhando na Estrada Cultural

quarta-feira, 9 de julho de 2014

UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta - Curso «Falar da Vida: Abordagens Biográficas, de Memórias e Histórias de Vida»

Curso «Falar da Vida: Abordagens Biográficas, de Memórias e Histórias de Vida» a decorrer a nos dois próximos Sábados, dias 12 e 19 de Julho, das 10h00 às 17h30 no Centro de Cultura e Intervenção Feminista CCIF/UMAR, em Lisboa (Alcântara).

APRESENTAÇÃO do CURSO «Falar da Vida: Abordagens Biográficas, de Memórias e Histórias de Vida»:
Este curso apresenta uma perspectiva multifacetada para abordagens biográficas com recurso a testemunhos pessoais e coletivos, orais e escritos, documentais e iconográficos. Convoca as histórias de vida nas ciências sociais, especificidades de percursos e discursos, mas a par de mais registos. A tradição literária, diarística e auto/biográfica contribui igualmente para a reflexão sobre vidas e as suas narrativas, assim como metamorfoses em formas contemporâneas para falar da vida, do “eu” e de “nós” no ciberespaço e nos media – de écrans tradicionais e entrevistas jornalísticas, a narrativas digitais e mais usos dos novos suportes.
O curso decorre em dois módulos: o primeiro reúne coordenadas para o tema, referências e metodologias; o segundo foca narrativas, como se elaboram, estruturam, o que dizem e como. Os eixos da memória, identidade, subjetividade e reflexividade atravessam os módulos, havendo em cada um ilustrações com pesquisas e casos. Neste elenco, diversificado em termos sociais e culturais, também se considera a condição feminina e artística. Mulheres artistas de que se evocam algumas com marcas de singularidade na nossa história e atualidade (de Josefa d’Óbidos a Sarah Affonso e criadoras contemporâneas), entre outras figuras (Frida Kahlo e Sophie Calle, por exemplo).
Destinatárias/os:
Professoras/es, investigadoras/es e estudantes; profissionais de instituições e projectos associados à história oral, histórias de vida, condição feminina, arquivos e documentos pessoais; biógrafas/os, escritoras/es, jornalistas, editoras/es; autoras/es, artistas, programadoras/es e curadoras/es interessadas/os pela vertente biográfica; público em geral com o mesmo interesse.
Idalina Conde – Professora no ISCTE-IUL Instituto Universitário de Lisboa e investigadora do CIES – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. Tem um longo currículo nas áreas da sociologia da arte e da cultura, com diversas publicações sobre a abordagem biográfica e biografias de artistas. Foi fundadora, na sociologia portuguesa, da sociologia biográfica aplicada a percursos profissionais e singularidades da condição artística. Lecciona sobre abordagens biográficas no ISCTE-IUL.  Perfil em https://iscte-iul.academia.edu/idalinaconde 

PROGRAMA, HORÁRIO, PREÇO E PAGAMENTO:
O curso abrange 12 horas de formação, 6 para cada módulo.
Módulo I: Abordagens biográficas // Sáb, 12 de Julho, 10h-13h/ 14h30-17h30
- Perspetivas, diversidade e complementaridade
- A vida em dimensões, contextos, conteúdos e narrativas
- Modos de fazer: materiais, metodologias e análises
- Ilustrações com pesquisas e casos
Módulo II – Memórias e narrativas // Sáb, 19 de Julho, 10h-13h/ 14h30-17h30
- A vida como discurso e discurso sobre a vida
- Eixos da narrativa: self-telling e self-making
- Figuras, enredos, arquiteturas, evidências, registos
- Ilustrações com pesquisas e casos
- Funcionamento, local e inscrições
PREÇO:
- Módulo I – 30 euros
- Módulo II – 30 euros
- Inscrição para os Módulos I e II – 50 euros
INSCRIÇÃO E PAGAMENTO:
A ficha de inscrição (em anexo) deve ser remetida para write.iccultura@gmail.com
As inscrições só são válidas após pagamento por transferência bancária para: NIB 0010 0000 244 333 600 01 22
As/os participantes devem guardar o comprovativo da transferência. Contacto: 96 006 75 34 (Fernando Ribeiro).

* Recordamos que na próxima 5ª feira dia 10 de Julho às 18h30, no Centro de Cultura e Intervenção Feminista CCIF/UMAR será lançado o livro "Para espantar as minhas mágoas. Memórias de uma alentejana" de Augusta Geraldo por Elsa Sertório com a presença da autora. Entrada livre.
*Informamos que a exposição "Memória e Feminismos" com recolha de histórias de vida de mulheres do distrito de Setúbal pela equipa do projecto "Memória e Feminismos: novos olhares, outras vozes" desenvolvido pela UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta com o apoio da CIG, continuará esta semana em exibição no CCIF/UMAR de 2ª a 6ª feira das 10h00 às 18h00. Entrada livre.
Saudações feministas

Nenhum comentário: