Caminhando na Estrada Cultural

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Concerto do oboísta Harold Emert e Orquestra Sinfônica na Série Clássicos Pró-Música


  O concerto do oboísta Harold Emert e Orquestra Sinfônica Pró-Música/UFJF, sob regência da maestrina Nerisa Aldrighi, é a atração deste mês do Clássicos Pró-Música. No programa, destaque para o concerto nº 2 de Ludwig August Lebrun. O oboísta é considerado um dos maiores nomes da música de concerto no país. 
  “Sempre ouvimos os mesmos concertos, normalmente de Mozart, Strauss e Haydn para oboé e orquestra. Quero mostrar que nosso querido oboé tem muito mais repertório.” Assim como Lebrun, Emert é oboísta e compositor com grande interesse pela ópera. “Lebrun mostrou, nos seus sete concertos, muitos temas que parecem óperas”, explica.
   O oboísta já se apresentou em Juiz de Fora com a Orquestra Sinfônica no projeto “Grandes Solistas”, então sob regência do maestro Nelson Nilo Hack, falecido no ano passado. “Foi ótimo. A orquestra tem muitos talentos”, afirmou.
  Nascido em Nova Iorque, o oboísta e compositor estudou em Queens College, Manhattan School of Music e Hochschule fur Musik Freiburg na Alemanha. Participou das orquestras American Symphony e Radio City Orch, em Nova Iorque,
SABC Radio Orchestra, em Joanesburgo, Israel Philharmonic, em Tel Aviv, e Saarbrucken radio, na Alemanha. Primeiro oboé da Orquestra Sinfônica Brasileira (1973-1997), com o maestro Isaac Karabtchevsky, participou, ainda, das orquestras Teatro Municipal (2000 -2003), Sinfônica de Porto Alegre (1999) e Sinfônica Nacional (2004-2013). Atualmente, é o primeiro oboé da Orquestra Rio Camerata, tendo Israel Menezes como regente.
 
Quando: Dia 22 de maio, às 20h
Onde: Teatro Pró-Música/UFJF
Quanto Custa: Entrada franca
 
Assessoria Pró-Música
Lilian Pace  (9112-5581)
Fabíola Costa (9982-2422)

Nenhum comentário: