Queridos colegas.
Ontem participei de um jantar na casa de Eduardo Barata, presidente da APTR, a associação dos produtores teatrais do Rio de Janeiro com a presença de vários integrantes de nossa classe como Marieta Severo, Aderbal Freire Filho, Ary Fontoura, Cacá Carvalho, Tonico Pereira, Maria Sima, Edwin Luisi entre outros valorosos artistas, dos presidentes das tres principais associações de estudantes do país além da deputada federal Jandira Feghali.
O objetivo foi nos colocar a par das lutas enfrentadas no Congresso Nacional para aprovar a PL da meia-entrada, que tem como objetivo regulamentar a questão da meia-entrada no país, além de padronizar as carteiras de estudantes em todo o território nacional e, assim, acabar de vez com a bagunça que se tornou essa questão.
Após longos cinco anos, foi aprovado o Estatuto do Jovem que logrou várias conquistas. A questão da meia-entrada, no entanto, configura apenas um dos muitos itens e precisa de uma lei específica para poder funcionar. Resumindo bastante, a proposta consiste em determinar 40% dos lugares nas salas de espetáculo para meia-entrada, deixando o restante das cadeiras destinadas ao pagamento do ingresso integral, ficando à critério do produtor a ampliação do universo dos ingressos que venham a ter desconto. Além disso, existe a possibilidade de uma padronização das carteiras de estudante, que serão confeccionadas utilizando a mais moderna tecnologia pra evitar as inúmeras fraudes e acabar com o comercio ilegal e criminoso das falsificações.
Essa é uma matéria importantíssima que trata não só da revitalização do nosso Teatro enquanto negócio(a despeito das perdas enfrentadas pelos nossos produtores, uma vez implementada essa lei, é a natural que o preço do ingresso caia, atraindo ainda mais espectadores às salas), mas também da inclusão dos jovens, proporcionando à população acesso facilidado ao consumo da cultura de nosso país(a proposta também prevê meia entrada para quem tem baixa-renda).
Terça-feira próxima haverá uma primeira votação para a aprovação dessa lei no Congresso Nacional(pra quem não sabe o caminho é longo, com muitas indas e vindas entre a Camara dos Deputados e o Senado Federal), mas especificamente na Comissão de Constituição e Justiça.
Pela experiência dos bravos guerreiros que tem se desdobrado ao longo de anos, é FUNDAMENTAL A PRESENÇA DE ARTISTAS PARA PRESSIONAR OS DEPUTADOS. Existem dez passagens aéreas disponíveis para aqueles que puderem colaborar em um momento tão importante. Infelizmente alguns não poderão ir por causa do trabalho. Esses gravaram depoimentos que serão exibidos em um ato que acompanhará o processo.
Quem puder fazer parte dessa força-tarefa, favor compartilhar esse e-mail.
Vamos unidos.
Ósculos e amplexos,
Bruno Garcia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário