Caminhando na Estrada Cultural

quarta-feira, 20 de março de 2013

Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude

Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude
20 de Março de 2013
Mensagem de Yvette Hardie, Presidente da ASSITEJ Internacional
 
Qual o valor do teatro nas vidas das crianças e dos jovens?
 
Muito tem sido escrito sobre o valor das artes, e um importante trabalho tem sido feito em todo o mundo em pesquisas sobre os poderosos efeitos das artes na vida da criança, através de estudos nas áreas de neurociência, neuro educação, psicologia do desenvolvimento e áreas afins. Mas por mais que tentemos medir o impacto do que nós fazemos, há ainda um nível no qual o impacto da arte sobre seu público permanece misterioso e não- quantificável. É o profundo e incomparável encontro de uma peça teatral com o público, em um espaço e tempo específicos, que faz o teatro ser tão imprevisível e emocionante.
 
Recentemente alguém me lembrou de um provérbio: "Você pode contar as sementes em uma maçã, mas não pode contar as maçãs numa semente." O impacto da experiência teatral em crianças e jovens pode ser impossível de ser medido com precisão, mas eu acredito em sua potência por conter as sementes de um incontável número de maçãs.
 
Pieter-Dirk Uys, um célebre ator e escritor da África do Sul, que trabalha com crianças pobres num pequeno povoado chamado Darling, conta que uma vez levou um grupo de crianças para um passeio à cidade. Ele dirigia o ônibus morro acima na saída do povoado, quando percebeu que um menino no banco da frente, próximo a ele, estava ficando muito tenso. Ao chegarem ao topo do morro, quando o menino pode ver a estrada que se estendia a sua frente, e o mar ao longe, ele exclamou, com encantamento e alívio: "Tem mais!" Eu acredito que aqueles de nós que fazemos teatro para crianças e jovens estamos fazendo isso por esse exato motivo - para despertar em cada criança a compreensão de que há, de fato, "mais". E mais. E mais.
 
Portanto quando nós fazemos teatro para crianças e jovens nós estamos semeando uma imensurável potência e proporcionar a urgência da descoberta desse "mais" - mais alegria, mais risos, mais curiosidade, o entendimento imprevisto, a mudança de percepção, as lágrimas de empatia, a sensação de encantamento e de intensa concentração. Mais do que significa esta vivo.
 
Junte-se a nós na comemoração do Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude em 2013, através da campanha "Leve uma criança ao teatro hoje". Quem poderá contar as maçãs na semente que você estará plantando?


Atenciosamente

CBTIJ - Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude
(21) 2205.4483  8890.8839
http://www.cbtij.org.br/
cbtij@cbtij.org.br
De 2ª a 6ª feira das 13h às 18h

Nenhum comentário: