Caminhando na Estrada Cultural

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Bandas El Efecto, K2 e Seu Bené

O Grito Rock 2013 levou 14 bandas, durante o carnaval, a se apresentarem em quatro noites de shows no New York Pub, além de uma etapa em praça pública, que aconteceu na Praça do Leãozinho. O evento foi um sucesso, mas, ainda não acabou. Na próxima quinta-feira (21), acontece a Noite Fora do Eixo (NFdE) especial #GritoRock Poços de Caldas, com a participação da Banda K2, de Poços de Caldas-MG, El Efecto, do Rio de Janeiro-RJ e Seu Bené, de São Paulo-SP. Tanto a NFdE como o Grito Rock, são eventos focados na música autoral, e têm a organização do Coletivo Corrente Cultural e Fora do Eixo.
As três bandas estão circulando nas edições do Grito Rock no Sul de Minas, a K2 participa nos eventos de Poços e Varginha, El Efecto e Seu Bené participam em Poços, Itajubá e Santa Rita do Sapucaí.
O assessor de imprensa do Coletivo Corrente Cultural, Renan Moreira, destaca o tamanho e a importância de um evento como o Grito Rock. “Essa Noite FdE é parte da programação do Grito Rock, um festival que une 30 países e 300 cidades, e não poderia ter uma representatividade diferente: serão 3 estados, ambos da região sudeste – Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Três dos maiores representantes da música independente desses estados, que somados dão mais de 30 anos de carreira artística. E tudo isso é exposto a Poços cogitando-se uma troca, isso propicia ao público a ideia de uma nova música brasileira, com seus novos mestres, suas novas rotas, seus novos palcos, fazendo do expectador participante e mantenedor dessa cadeia produtiva”, explica Renan.
K2
Completando 15 anos de estrada em 2013, a K2 é uma das bandas mais bem sucedidas da história de Poços. Atualmente, o trio, formado por Pedrinho (guitarra e vocal), Diego (baixo e vocal) e Douglas (bateria), prepara o quarto álbum, defendendo seu rock honesto, de questionamento, que procura dialogar ainda mais com o público e contribuir para a evolução na música popular do país.
Nesse 15 anos, a banda esteve no Altas Horas, fez show de abertura pro Gilberto Gil (turnê Kaya n’gan Daya), fez parte de trilha de novela (Malhação), ultrapassou 10 mil cópias vendidas independentemente, venceu disputados festivais nacionais como o Som Submarino (site Submarino) e o Coração de Estudante (Globo/UNE), ambos introduziram o então recente formato “votação pela internet”. Em Belo Horizonte, a banda gravou o disco Locomotiva, sob a produção de Marcos Gauguin, e ganhou projeção nacional com as músicas Mudanças e Menina Doida. Após morar dois anos na capital mineira, o K2 mudou-se para São Paulo e obtém destaque, abrindo shows de O Rappa, Marcelo D2, Charlie Brown Jr, além de diversas apresentações pelo interior e centros culturais da metrópole. Hoje a banda é destaque da cena independente t endo participado recentemente de festivais como o Festival Fora do Eixo, #VaiSuldeMinas, Grito Rock, Domingo na Casa (Casa FdE SP), e mesmo já tendo vivido tanta coisa, o trio mostra a cada dia que ainda tem muito a fazer.
El Efecto
A banda El Efecto foi criada em 2002, no Rio de Janeiro, a partir da vontade de compor músicas com as mais diversas influências e do interesse em participar do debate sobre os conflitos da vida em sociedade. Por ter como base de execução guitarras, baixo e bateria, a estética musical da banda é basicamente de rock. Porém, a utilização de elementos como cavaquinho, trompete, flautas, percussões e bases pré-gravadas sintetizam a tentativa de fugir dos caminhos comuns. Como resultado da combinação entre a linguagem do rock, da música popular e erudita, as composições são marcadas pela variedade de climas, a convivência entre o peso e a sutileza, os vocais gritados e a abertura melódica das três vozes. As letras apresentam uma interpretação crítica sobre as posturas individuais e coletivas, transitando entre a angúst ia das constatações e a esperança nas transformações. Assim, o discurso do El Efecto passa por temas políticos, comportamentais e existenciais. Em Poços, a banda se apresenta pela terceira vez, tendo em seu histórico os excelentes shows no Grito Rock Poços de Caldas e Festival #VaiSuldeMinas 2012.
Seu Bené
A banda Seu bené é formada por sete jovens paulistanos que tinha o desejo de ir para a California. Em 2009, seus caminhos se cruzaram. A paixão pela música, snowboard, skate, gatas, sol e aventuras uniram suas vidas pra sempre e desse casamento nasceu a banda. Pra oficializar a união, entraram em estúdio no início de 2011 com o Produtor David Corcos, e colocaram no caldeirão muito funk, rock, reggae, ska e punk, o que resultou no primeiro disco da banda batizado de: “Seu Bené”. A Noite FdE Especial #GritoRock Poços de Caldas será o palco da primeira apresentação do grupo na cidade.

#VaraldaArte
Jenys Bueno - Fotos (Poços de Caldas - MG)
Turma do Pirata, alunos da Criativa Idade - desenhos (Poços de Caldas-MG)
#BanquinhaFdE

Serviço:
Noite Fora do Eixo de fevereiro - Especial #GritoRock 2013
Quando? 21 de fevereiro (quinta-feira)
Que horas? 22h00
Onde? New York Pub
Rua Rio de Janeiro, 243, Centro - Poços de Caldas-MG
Quanto? R$10,00 (* as primeiras 100 pessoas)

Todas as informações do festival Grito Rock Poços de Caldas 2013 podem ser acessadas na fanpage facebook.com/GritoPocos.
Mais informações no site www.correntecultural.com, e pelas mídias sociais do Corrente Cultural - twitter.com/cccultural e facebook.com/coletivocorrentecultural.

Nenhum comentário: