Caminhando na Estrada Cultural

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Maricá recebe 2ª etapa de capacitação em Teatro do Oprimido

 

Oficina de TO na Ass. Moradores de Inoã. Foto: Olivar Bendelak
O Teatro do Oprimido já é uma realidade em Maricá, cidade da Região metropolitana do Rio de Janeiro. Iniciado em setembro passado, o Projeto Piloto Teatro do Oprimido em Maricá, uma parceria entre a Prefeitura de Maricá e o Centro de Teatro do Oprimido (CTO), capacitou servidores do município no método teatral, envolvendo profissionais das secretarias de Assistência Social e Participação Popular, Cultura, Educação e Saúde.
Durante o mês de outubro, os servidores capacitados multiplicaram o que aprenderam em seus locais de trabalho e nos contextos sociais que vivem.
Em Inoã, distrito de Maricá que ocupa ambos os lados da Rodovia Amaral Peixoto, com a maior parte das ruas ainda de terra, um grupo de multiplicadores realizou Oficinas teatrais na Associação de Moradores para crianças, jovens e adolescentes da comunidade.
De 22 a 26 de outubro, Gabriela Lopes e Paulo Sérgio Gonçalves realizaram Oficina para jovens
Ensaio Teatro-Fórum no Colégio Elisiário Matta. Foto: Monique Rodrigues
estudantes do Colégio Elisiário Matta, com apresentação de duas cenas de Teatro-Fórum criadas por eles próprios, na semana em comemoração do aniversário do Colégio.
Ações pontuais com o método foram feitas ainda no único CAPS (Centro de atenção psicossocial) da cidade onde há outra equipe de profissionais da saúde que estão sendo formadas como multiplicadores do TO.
Nos próximos dias 8 e 9 de novembro acontece o Intensivão, um Curso intensivo voltado para os multiplicadores e participantes das Oficinas oferecidas pro eles, na Casa da Terceira Idade, Centro de Maricá.
Outras notícias sobre TO em Maricá no portal da prefeitura, no link
http://www.marica.rj.gov.br/?s=noticia&n=2376 .
 
Fonte: CTO

Nenhum comentário: