Caminhando na Estrada Cultural

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Teatro da USP

Jorge Andrade | 90 anos | (re)leituras
De 07.05 a 06.06 - gratuito
Nesta semana o Teatro da USP apresentará as leituras das peças O Telescópio, com o Grupo 59, e Senhora na Boca do Lixo, com o grupo português Teatro Meridional. Além das leituras teremos a terceira mesa do programa que irá debater sobre a experiência teledramatúrgica de Jorge Andrade.
Segue abaixo os detalhes:
22.05 O Telescópio, com Grupo 59 – 19h30
Primeira peça escrita pelo autor, em 1951, é a quarta na ordem do volume, ganhando a importante função, quando revista pelo autor para a publicação em livro, de relacionar as personagens das dez peças do ciclo. O enredo se passa em uma fazenda no interior de São Paulo, alguns anos após os acontecimentos de A Moratória.
Fundado oficialmente em março de 2011, resulta do encontro artístico de quinze atores formados na Escola de Arte Dramática da USP. Tem como foco de trabalho a investigação continuada de procedimentos como a criação coletiva, o treinamento técnico do ator e a musicalidade na cena.
Atualmente mantêm em repertório os espetáculos: Mockinpó – Estudo sobre um Homem Comum (direção de Cláudia Schapira); A Última História (direção de Tiche Vianna); e o infanto-juvenil O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, (direção de Cristiane Paoli Quito).
23.05 Senhora na Boca do Lixo, com Teatro Meridional – 19h30
Também finalizada em 1963, é a primeira peça urbana do ciclo, cujo enredo se passa, em sua maior parte, numa delegacia de polícia chamada de Boca do Lixo. A época da ação também é atual, isto é, na década de 1960.
Tendo trabalhado a passagem da aristocracia rural do campo para a cidade, e sua decadência como “donos do poder” em peças anteriores, a partir dessa peça o tema amplia-se para a dificuldade de adaptação dessa aristocracia decadente na cidade grande.
O grupo Teatro Meridional é uma companhia portuguesa vocacionada para a itinerância que procura nas suas montagens um estilo marcado pelo protagonismo do trabalho de interpretação do ator, fazendo da construção de cada objeto cênico uma aposta de pesquisa e experimentação.
As principais linhas de atuação artística do grupo prendem-se à encenação de textos novos e dramaturgias baseadas em fontes não teatrais, adaptações de textos maiores da dramaturgia mundial, e à criação de espetáculos em que a palavra não é a principal forma de comunicação cênica.
Fundada em 1992, realizou até a data 43 produções, tendo já apresentado seus trabalhos em dezenove países.
23.05, às 16h
Mesa 3: Experiência Teledramatúrgica
Mauro Alencar – A Obra Televisiva de Jorge Andrade
Maria Cristina Mungioli – J. Andrade Autor de Novelas
Coordenação: Elizabeth Azevedo
Mauro Alencar é autor do livro A Hollywood Brasileira – Panorama da Telenovela no Brasil, e é mestre e doutor em teledramaturgia brasileira e latino-americana pela Universidade de São Paulo. Trabalha há quinze anos na Rede Globo como consultor e pesquisador, além de ser professor de teledramaturgia da casa.
Maria Cristina Mungioli é professora profª. da ECA /USP
Elizabeth R. Azevedo é professora da ECA/USP
Clique no link e veja a programação completa
Serviço
Jorge Andrade – 90 anos – (re)leituras
Quando| De 07 de maio a 06 de junho.
Abertura | Segunda | 07.05 | 20h
Teatro | 98 lugares
Leituras das Peças | terças e quartas | 19h30
Teatro | 98 lugares
Mesas de Debates | quartas | 16h
Sala Experimental Plínio Marcos | 50 lugares
Classificação| Livre
Gratuito
A bilheteria abre 1 hora antes
O estacionamento Mariauto, no número 176, tem acordo com o teatro e cobra preço fixo de R$ 12,00, no período de 3 horas, mediante apresentação de carimbo (do TUSP) no comprovante de entrada.
Acontece no TUSP
Teatro da Universidade de São Paulo - TUSP
Rua Maria Antônia, 294 - Consolação
t. 11 3123-5233

Nenhum comentário: