Caminhando na Estrada Cultural

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Museus dos Brinquedos

Museu dos Brinquedos e Museu de História Natural UFMG
celebram o meio ambiente
 
No mês de junho, comemora-se o Dia do Meio Ambiente. Sabemos que a preocupação com a sustentabilidade do planeta deve estar presente em nosso cotidiano e ainda ser norteadora de nossa postura diária. Contudo, estas datas comemorativas se configuram como uma oportunidade de reflexão, sensibilização e promoção de valores importantes para consolidar atos individuais e coletivos responsáveis e comprometidos com o meio ambiente.

Diante disso, o Museu dos Brinquedos, em parceria com o Museu de História Natural da UFMG, oferecerá uma programação de atividades para o próximo final de semana com os mesmos objetivos: fazer as pessoas pensarem juntas questões relacionadas ao meio ambiente, refletirem sobre o uso, descarte e reutilização de diversos materiais e ainda de se reconhecerem como protagonistas da construção de um futuro melhor para nosso planeta. 

Oficina do Gepeto 
Usando a MALA cheia de brinquedos feitos com materiais reciclados como suporte, o monitor do Museu irá propor uma dinâmica onde as crianças irão pensar no surgimento dos brinquedos e fazer um paralelo com a atualidade, quando podemos olhar a nosso redor e, a partir de materiais que seriam desprezados por nós, fazer brinquedos divertidos: boliche de garrafa pet, telefone sem fio de lata de molho de tomate, Cinco Marias de pedrinha, peteca de jornal, pião de tampinha, bola de meia, dominó de papelão, avião de pregador de roupa, carrinho de caixinha de fósforo. Em seguida, elas irão escolher um brinquedo entre estas tantas possibilidades divertidas e construí-lo.

A idéia é mostrar que não é necessária muita parafernália para se divertir e que podemos brincar usando elementos simples, encontrados na natureza e que na maioria das vezes são desprezados por nós. Vamos mostrar que a prova disso está no início das civilizações quando os recursos do homem para brincar estavam em seu próprio corpo, na interação com o outro, em elementos simples da natureza e, principalmente, na sua capacidade de imaginar. 
Realização: 10h30, 12h, 14h30, 16h e 16h30 
Duração: 30 minutos 

Cartão Ecológico
A diversidade biológica que caracteriza a natureza pode ser observada na grande variedade de formas, cores e tamanhos de sementes, frutos, folhas e flores. Essa diversidade pode ser vista na mata do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, onde podem ser encontrados frutos em forma de saca-rolha, sementes com asas, folhas aveludadas, flores coloridas e muito mais. A proposta desta oficina é integrar arte e meio ambiente. Crianças e adultos poderão conhecer algumas das espécies vegetais do MHNJB e sua diversidade e ainda poderão utilizar elementos dessas espécies para compor desenhos em uma base de papel reciclado.
Realização: 11h e 15h
Duração: 60 minutos
 
Árvore da Diversidade
De forma simbólica e lúdica, os monitores usarão diversificadas folhas representantes da coleção de plantas vivas do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG e “plantarão” uma frondosa árvore ” no Museu dos Brinquedos. A idéia desta atividade é fazer com que crianças e adultos explorem texturas, cheiros, cores, conheça mais um pouco do mundo vegetal e de sua diversidade, bem como sua importância para a vida no planeta. 
Realização: 10h e 14h 
Duração: 40 minutos
 
Celebração do dia do Meio Ambiente no Museu dos Brinquedos
Data: 11 de junho de 2011
Horário: 10 às 17h
Valor: R$ 8,00
Local: Museu dos Brinquedos
Av. Afonso Pena, 2564 - Funcionários – BH/MG
31 - 3261 3992
 
 
 
Museu dos Brinquedos 
Av. Afonso Pena, 2564 :: Funcionários
Belo Horizonte :: Minas Gerais
31 - 3261 3992

Nenhum comentário: