Caminhando na Estrada Cultural

quarta-feira, 2 de março de 2011

Março, Mês do Teatro e da Poesia em Peniche


Março, Mês do Teatro e da Poesia em Peniche
Durante o presente mês de Março, a Câmara Municipal de Peniche irá dinamizar um conjunto de eventos e actividades versando as temáticas do teatro e da poesia.


Dando continuidade ao projecto "A Poesia anda por aí", iniciativa que, tendo como palco diversos locais do concelho, tem como objectivos a promoção da leitura e a divulgação do texto poético, terão lugar nos dias 4 e 21 de Março, pelas 21h30, duas sessões, na Escola E.B. 1 de Serra d`El-Rei e na Escola Secundária de Peniche, respectivamente, esta última assinalando o Dia Mundial da Poesia.

No seguimento da anterior evocação de reconhecidos vultos e instituições do panorama teatral português, como Amália Rodrigues (2006), Artistas Unidos (2007), Isabel de Castro, Vasco Santana, Beatriz Costa (2008), Eunice Muñoz (2009) e Raul Solnado (2010), será relembrado o papel do Teatro Moderno de Lisboa na dignificação do espectáculo teatral, enquanto companhia que marcou indelevelmente a história do Teatro português, segundo as palavras de José Carlos Alvarez (Director do Museu Nacional do Teatro):
"A jovem ‘sociedade de actores’ que no fim de 1961 se constituiu adoptando o nome de ‘Teatro Moderno de Lisboa – TML’ é um dos casos mais sérios de companhias portuguesas, tanto pelos intuitos a que se propõe, como pelos elementos que dispõe”, podia ler-se na revista “Vértice” de Fevereiro de 1962. Esta “sociedade de actores”, coisa nova na nossa vida teatral de então, propunha, com efeito, uma séria renovação do teatro português, desde a forma (autónoma) de se constituírem como companhia, até à concepção total do espectáculo, com uma marcante intervenção de criadores de outras artes, e da escolha dos reportórios. Constituída por um excepcional grupo de jovens actores (Cármen Dolores, Rui de Carvalho, Rogério Paulo, Costa Ferreira, Armando Cortez, Fernando Gusmão, Morais e Castro, Armando Caldas, entre outros), quase todos vindos do Teatro Nacional Popular de Francisco Ribeiro, esta companhia assumiu-se claramente, desde o seu inicio, como um agrupamento verdadeiramente independente, sendo por todos considerada como a fundadora dessa forma de teatro em Portugal. A este propósito, lia-se ainda naquele número da revista “Vértice” que “os anseios do Autor, Actor e Espectador, formam”, nos espectáculos do TML,”um verdadeiro ‘triângulo de juventude’ que é interessante fixar para que se desenhe com verdade um característico aspecto de renovação do teatro em Portugal”. Nas sábias palavras de Cármen Dolores, o que de facto se passou nas idas e (infelizmente) curtas temporadas de 1961/61, 1962/63 e 1964/65 foi o “despertar de uma geração#.

Fazendo esta merecida evocação, terão lugar no dia 10 de Março, pelas 21h30, no auditório do Edifício Cultural, algumas Conversas soltas sobre… "O Teatro Moderno de Lisboa: 50 anos depois”, evento moderado por José Carlos Alvarez, contando com a presença dos actores Armando Caldas, Rui Mendes, Clara Joana e Ângela Ribeiro, ao qual se seguirá a abertura da Exposição "Teatro Moderno de Lisboa: 50 anos depois", que estará patente ao público na Sala de Exposições deste espaço cultural até 3 de Abril.
Ainda no domínio da actividade teatral terá lugar, nos dias 26 e 27 de Março, coincidindo com o Dia Mundial do Teatro, o Workshop "Técnicas de Interpretação Teatral", orientado por Luísa Ortigoso, actriz e directora de actores. Esta formação artística decorrerá no Auditório do Edifício Cultural, podendo as inscrições ser efectuadas na Biblioteca Municipal, até 21 de Março.

O programa “Março, Mês do Teatro e da Poesia” é organizado pela Câmara Municipal de Peniche, Museu Nacional do Teatro e Ministério da Cultura, contando com a colaboração da Junta de Freguesia de Serra d`El-Rei, Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia e Escola Secundária de Peniche.
> Programa Março, Mês do Teatro e da Poesia (pdf)

Para mais informações visite a Página Oficial do Município de Peniche no seguinte endereço:



Nenhum comentário: