Caminhando na Estrada Cultural

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Entre Mechas e Reflexos

Por Maria Fernanda Gurgel

Entre Mechas e Reflexos de "Maria Fernanda Gurgel"

07 de janeiro a 27 de fevereiro de 2011

No dia 07 de janeiro de 2011, estreia no teatro Ipanema, às 21h30, a nova comédia da jornalista Maria Fernanda Gurgel, “Entre Mechas e Reflexos”, com direção de Myrian Pérsia, cujo último papel em teatro foi na peça Eqqus, em 2004, no teatro Villa Lobos. Agora Myrian está voltando ao teatro, estreando como diretora.

A peça fica em cartaz, sextas e sábados às 21:30h e domingo, às 20 horas, até 27 de fevereiro.

A comédia se passa em um salão granfino das socialites, o “Ciro Fashion Coiffer”. Ciro, é fashion, alto astral, deslumbrado com seu salão. Tenta harmonizar as brigas e fofocas que acontecem entre as clientes. Ele adora e frequenta o high society do Rio de Janeiro, por isso tem várias clientes do society carioca. “Entre Mechas e Reflexos” mostra as neuroses, as fraquezas de cada pessoa dentro de um contexto cômico. Elas fazem de Ciro um psicanalista. Todos os personagens são marcantes e surpreendentes. No final aparece um conde que vai mudar todo o percurso da história. “Entre Mechas e Reflexos”, além de divertir muito a plateia, fará com que se veja que o convívio entre as pessoas acaba mostrando suas verdadeiras caras.

A montagem de “Entre Mechas e Reflexos” traz à tona uma dramaturgia questionadora sintonizada com as questões de nossa época, levando à cena um texto que revela em seus personagens traços com os quais o público facilmente vai se identificar. O espectador é, assim, transportado para uma densa, porém divertida viagem teatral, deixando-se levar pela ironia e pela ternura presentes no texto.

O ator e produtor, Tuthy Expedito, pediu uma peça para Maria Fernanda com este tema. Assim que leu o texto começou a produzir.

Em Junho de 2010,“Tuthy me ligou pedindo um texto, deu um tema e me deu dois meses para escrever a peça, pois já queria entrar 2011, com a peça montada. Escrevi para ele atuar com a Myrian Pérsia, no entanto, ela leu o texto, e quis dirigir”.

No elenco estão: Tuthy Expedito, Sonia Barbosa, Stefânia Lopes, Rachel Mayyer, Bianca Montanas, Malu Lopes, André Rodrigues, Marcelo Moreira e Marcos Reck.

O cenário e figurino são assinados por Luiz Cláudio Julianelli, a trilha sonora e música tema por Thereza Tinoco e a luz é de Ligia Ferreira.

É uma comédia para todos aqueles que querem rir muito com qualidade. Enfim, todos que podem identificar-se com a vivência de situações interpessoais.

A Autora

Maria Fernanda Gurgel é jornalista por formação. Tem dez peças escritas, duas editadas. Em 2008, montou "Sempre Vale a Pena", uma comédia de relacionamentos, com direção de Márcio Vieira, no teatro Ipanema, sua primeira montagem profissional. Em março de 2009, ela reestreou no mesmo teatro, fazendo uma temporada de dois meses e em novembro de 2009, fez a terceira temporada no teatro Gláucio Gil. Maria Fernanda sempre teve uma veia forte para dramas e peças infantis, mas foi com "Sempre Vale a Pena", que ela descobriu a comédia. “Entre Mechas e Reflexos" será seu segundo espetáculo teatral de comédia montado no Rio de Janeiro no espaço de um ano. Os produtores e atores estão encomendando textos para ela.

A Diretora

Myriam Pérsia é atriz de teatro, televisão e cinema. Destacou-se como grande protagonista das novelas da Rede Globo, no início da emissora, no fim dos anos 60 e início dos anos 70. Entre os vários sucessos em telenovelas, destacam-se "Sangue e Areia" (1968), "A Grande Mentira" (1968), "Rosa Rebelde" (1969), "Véu de Noiva" (1969), "Irmãos Coragem" (1970), "O Espigão" (1974), "Plumas & Paetês" (1980), "Sétimo Sentido" (1982) e "O Sexo dos Anjos" (1989). Em 2008, destaca-se como a Mariana Mayer de “Os Mutantes - Caminhos do Coração”, seu destaque foi dado pela personagem contar muitas histórias sobre Reptilianos, Atlântida, Lemúria e Agartha. Recentemente participou da série “As cariocas” como mãe da Adriana Esteves. Com este trabalho na direção, Myriam procura colocar em prática suas referências de comédia como Artur Azevedo, dito por ela como o “Shakespeare brasileiro” fazendo de “Entre Mechas e Reflexos” uma comédia leve, divertida e agradável aos olhos de qualquer espectador seja atuante na área cênica ou não.

Ficha Técnica

Dramaturgia: Maria Fernanda Gurgel

Direção: Myrian Pérsia

Elenco: Thutty Expedito, Sonia Barbosa, Malu Lopes, Stefânia Ferreira, Bianca Montanas,

Rachel Mayyer, André Rodrigues, Marcelo Moreira e Marcos Reck.

Serviço

Entre Mechas e Reflexos

Local: Teatro Ipanema (260 lugares).

Endereço: Rua Prudente de Moraes, 824 - Ipanema-RJ. Tel. (21) 2523-9794

Horário(s): sextas e sábados, às 21h30 e domingos, às 20h

Datas(s): estreia dia 07 de janeiro a 27 de fevereiro de 2011

Ingresso(s): R$40,00 (inteira) e R$20,00 ( meia).

Classificação: 12 anos

Duração: 80 Minutos

Maria Fernanda Gurgel – Assessora de Imprensa

Fonte: www.nossadica.com/entre-mechas-e-reflexos.php

Um comentário:

Sonia Barbosa disse...

Peça excelente! As atrizes arrazam.