Caminhando na Estrada Cultural

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Dissenso

DIS EXPERIMENTAL * A 1# Dis Experimental apresenta projetos de vanguarda nas áreas de imagem e som. Nos dias 5, 6, 12 e 13 de Fevereiro, a partir das 17h, a Casa Dissenso promove o 1# Dis Experimental. Em parceria com Barulho.org e Ibrasotope, e com apoio da Norópolis e de diversos artistas, este será o primeiro evento dedicado a música e vídeo reunindo oito projetos de destaque da cena experimental, em dois fins de semana. Além de apresentações musicais de N-1, -notyesus>, >interzona<, Pan&tone, National, F? R!, Duo Henrique Iwao-Mário Del Nunzio e Objeto Amarelo, o 1# Dis Experimental também contará com exibição de vídeos de vanguarda (de clássicos do grupo Fluxux e Duchamp a documentários sobre compositores contemporâneos e videos de bandas) selecionados por Agnaldo Mori (National), Paulo Beto (ZEROUM e Anvil FX), Guilherme Barrella (Peligro) e Márcio Black (Barulho.org), e com um debate sobre as perspectivas da cena experimental brasileira, no dia 12. A entrada é franca. E é facultativa a doação de água e alimentos não perecíveis destinados a Cruz Vermelha, para assistência das vitimas de enchente no Estado do Rio de Janeiro.

/// Programação /// Apresentação 1 (05/02) – 17h Seleção de vídeos experimentais: Agnaldo Mori (National) N-1 Duo formado por Alexandre Fenerich e Giuliano Obici explora performances audiovisuais, criando peças para ver-ouvir, improvisando com vitrolas, flautas, violão-relê, percussão, bateria eletrônica, laptop, tecladinhos baratos modificados, instrumentos eletrônicos caseiros, caixinhas de música, latas amplificadas, brinquedos e gadjets diversos. -notyesus> A música eletrônica extrema de Rafael Sarpa e J.-P. Caron surge do gosto por aspectos sonoros limite, e trabalha o impacto corporal de sonoridades intensas e imersivas na expansão da percepção temporal. >interzona< Egressos da cena experimental paulistana dos anos 80, músicos das bandas Akira S & As Garotas que Erraram, Voluntários da Pátria e Violeta de Outono se reúnem para revisitar seu repertório (e de seus artistas preferidos) com novos arranjos, dialogando com estéticas atuais como o pós-rock e o improviso contemporâneo. /// Apresentação 2 (06/02) – 17h Seleção de vídeos experimentais: Paulo Beto (ZEROUM e Anvil FX) Pan&tone Um dos principais expoentes brasileiros da música produzida com técnicas de Circuit Bending, o músico Cristiano Rosa recicla dispositivos eletrônicos em busca de uma sonoridade única e livre. National Cercados por sintetizadores, osciladores e filtros analógicos e digitais, Agnaldo Mori e Glauco Felix conduzem uma envolvente e agressiva sinfonia, repleta de desconstruções rítmicas e tonais, capaz de surpreender até os mais entusiastas do experimentalismo extremo. /// Apresentação 3 (12/02) – 17h Seleção de vídeos experimentais: Guilherme Barrella (Peligro) F? R! Barulhos delicados produzidos pelo artista Felipe Ribeiro que, inspirado pela filosofia da dança Butoh, procura captar através de sons a essência livre da expressão humana. Debate sobre a cena experimental com os participantes do projeto #1 Dis Experimental /// Apresentação 4 (13/02) – 17h Seleção de vídeos experimentais: Márcio Black (Barulho.org) Duo Henrique Iwao-Mário Del Nunzio Henrique Iwao e Mário Del Nunzio perseguem novos modos de se lidar com a eletrônica ao vivo, por meio de configurações pouco habituais, e com a performance envolvida na atuação musical. Já se apresentaram em diversos festivais e são os fundadores e diretores do núcelo de música experimental Ibrasotope. Objeto Amarelo Nos experimentalismos sonoros do músico e artista plástico Carlos Issa, o caos é a única constante, numa atmosfera construída com elementos de punk rock, breakbeat, noise, microfonias e ruídos claustrofóbicos. Confirme sua presença também no facebook.

DISSENSO INDICA Ano passado começamos uma nova seção no blog da Dissenso, compartilhando dicas de sons legais. Informamos aos nossos leitores que a seção retorna na primeira semana de Fevereiro, com muitas novas indicações! Toda quarta-feira, no blog e redes sociais da Dissenso.

Acompanhe: www.dissenso.com.br/blog/indica

Um grande abraço a todos,

Rua dos Pinheiros, 747

F.: 11. 2364-7774

C.: 11. 7755-9563

Nextel 100*59579

São Paulo / SP / Brasil

contato@dissenso.com.br

www.dissenso.com.br

Nenhum comentário: