Caminhando na Estrada Cultural

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Funarte Rio inaugura exposição nessa terça-feira

Interação entre espaço arquitetônico, vidros, espelhos e painéis de ferro inaugura a exposição de Eduardo Coimbra na Funarte do Rio.

“Projeto para o Palácio Capanema” é um dos contemplados com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2010 Ocupação dos Espaços.

A inauguração da exposição Projeto para o Palácio Capanema do artista plástico Eduardo Coimbra será na terça-feira, 9 de novembro, às 18h, no mezanino do Palácio Gustavo Capanema, no Centro do Rio. A obra ficará aberta ao público até 7 de janeiro de 2011, de segunda a sexta, de 9h às 18h, com entrada franca.

A instalação foi desenvolvida para o próprio espaço do mezanino e, segundo o artista, tem como objetivo estabelecer uma relação direta entre a arquitetura, por meio de seus elementos constituintes, e a percepção do espectador em seu percurso pelo espaço. Os elementos estruturais (as colunas) e a interface com o exterior (o desenho das esquadrias das janelas) são os únicos elementos visuais que fazem parte do projeto. A proposta da intervenção é realçar as qualidades do espaço arquitetônico, suas dimensões, simetria e transparência, através da ação investigativa do espectador, numa experiência onde a arquitetura é o elemento a ser percebido e vivenciado.

Os quatro painéis de ferro (estruturas em metalon), com vidros e espelhos, reproduzem o desenho das janelas laterais do mezanino em seu tamanho real, e foram instalados entre os quatro pares de colunas no centro do espaço, ocupando o vão, do chão ao teto, numa posição transversal ao alinhamento das janelas. Em desenhos diferentes, esses painéis criam situações de transparência e reflexo.

Eduardo Coimbra iniciou sua carreira no começo dos anos 1990. Nos últimos anos, tem notabilizado seu trabalho por meio de obras de grande escala realizando instalações públicas. Sua arte propõe uma reflexão sobre a paisagem e sua representação, e sobre a relação entre paisagem naturalista e paisagem imaginária. O artista carioca possui trabalhos em importantes coleções particulares no Brasil e no exterior, e em instituições como Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu do Açude, Museu de Arte Contemporânea do Paraná e Pinacoteca do Estado de São Paulo. Em setembro deste ano, Eduardo Coimbra participou da Bienal de Arte de São Paulo com o trabalho intitulado “Luz natural”.

 

Projeto para o Palácio Capanema

Edital Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2010 – Ocupação dos Espaços Funarte

Inauguração: 9 de novembro, terça-feira, de 18h às 20h

Local: Mezanino do Palácio Gustavo Capanema

Rua da Imprensa, 16, Centro — Rio de Janeiro (RJ).

Visitação: até 7 de janeiro de 2011, de segunda a sexta, de 9h às 18h

Nenhum comentário: