quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Obras infantis podem ser publicadas em Alagoas
Chamada para seleção de textos de ficção para o público infantil
I – Introdução
Este edital objetiva a produção de livros infantis inéditos, para crianças de até oito anos, com referências da cultura alagoana. As metas são: estimular os escritores alagoanos e contribuir para a inserção do público infantil no mundo literário, valorizando o imaginário regional, de forma a fortalecer o sentimento de identidade.
Para isto, a CEPAL/Imprensa Oficial Graciliano Ramos está selecionando cinco (05) textos de ficção que tenham como referências um ou mais dos seguintes temas: o folclore, mitos e lendas, a história e a cultura de Alagoas em geral, com, no máximo, mil e duzentas (1.200) palavras.
Os cinco (05) textos selecionados serão editados, impressos, ilustrados, publicados e comercializados pela CEPAL/Imprensa Oficial Graciliano Ramos, cabendo-lhe desenvolver o projeto editorial.
II – Da inscrição
1.0 – O período de inscrição de textos é de sessenta (60) dias, com o prazo começando a partir da data de publicação deste Edital.
2.0 – Para participar com seu trabalho, o autor deverá encaminhá-lo à presidência da CEPAL.
3.0 – A entrega deverá ser feita no Protocolo da Imprensa Oficial Graciliano Ramos/ CEPAL e, na oportunidade, serão declarados o dia e a hora do recebimento em documento a ser assinado pelo autor e por quem recebeu em nome da CEPAL. Serão aceitos também os trabalhos enviados por carta registrada, que deverão ser encaminhados ao setor de Protocolo da Empresa. Este documento deve explicitar o nome do autor, o título da obra, a existência de anexos ao ofício e encaminhamento dos originais em três vias.
4.0 - Os originais da obra deverão ser gravados em CD ou DVD e entregues na oportunidade da inscrição. A Imprensa Oficial Graciliano Ramos/ CEPAL não se responsabiliza por seu estado físico durante todo o processo de avaliação da obra. Caso haja problema com o meio em qualquer momento a CEPAL poderá fazer solicitação de novas unidades.
5.0 – O original não será encaminhado para apreciação do Conselho Editorial caso desobedeça às instruções deste Edital, o que acontecerá após exame realizado pela administração da Imprensa Oficial Graciliano Ramos/ CEPAL.
6.0 – Os originais devem obedecer aos seguintes requisitos, que, se não cumpridos, invalidarão, também, o encaminhamento ao Conselho Editorial:
a) Devem estar impressos em papel A4, tipo Garamond 12, espaço simples entre as linhas, tabulação de 1.5 cm, margens superior e inferior com 2,5 cm, margens direita e esquerda com 2,0 cm, páginas numeradas seqüencialmente, com a numeração colocada na parte inferior da página e à direita;
b) Cada página deverá estar rubricada pelo autor.
7.0 – A CEPAL/Imprensa Oficial Graciliano Ramos não se encarrega de devolver os originais. Os textos não aprovados serão incinerados.
III – Da avaliação
1.0 - O processo de avaliação começa da entrega do material até quarenta dias úteis decorridos o prazo final da inscrição. A seleção dos textos habilitados a serem contemplados pelo Edital de livros infantis da CEPAL/Imprensa Oficial Graciliano Ramos obedecerá aos seguintes critérios: qualidade artística, linguagem adequada à faixa etária determinada no Edital e a presença de elementos que identifiquem Alagoas.
2.0 - Os originais serão encaminhados ao Conselho Editorial da CEPAL/Imprensa Oficial Graciliano Ramos, que avaliará, selecionará e recomendará os cinco textos que serão publicados, podendo requisitar apoio de pareceristas.
3.0 - As obras aprovadas serão relacionadas para conhecimento do Conselho Editorial, que chancelará a ordem de publicação das mesmas, mediante as prioridades que estão estabelecidas neste Edital.
4.0 - A CEPAL/Imprensa Oficial Graciliano Ramos ressalva seu direito de encaminhar as obras para a impressão, de acordo com o cronograma que elaborará e ponderando suas disponibilidades financeiras.
IV- Dos direitos autorais
1.0 – Deverão ser concedidos, à CEPAL/Imprensa Oficial Graciliano Ramos, os direitos autorais sobre o texto escolhido, para produção de até três edições do livro infantil.
2.0 – Os direitos autorais sobre a forma e ilustrações do livro pertencerão definitivamente à CEPAL/Imprensa Oficial Graciliano Ramos.
3.0 – O autor do texto receberá, em livros, 10% da tiragem de cada edição.
V – Dos lançamentos
1.0 – Os eventos de lançamento das obras serão patrocinados pela CEPAL/Imprensa Oficial Graciliano Ramos com a necessária divulgação pela imprensa, devendo o autor comparecer aos compromissos que forem firmados neste sentido.
Maiores informações: http://www.cepal-al.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário