Caminhando na Estrada Cultural

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

EDDIE E ORQUESTRA CONTEMPORÂNEA DE OLINDA JUNTAS NO PALCO

Olinda contemporânea quer mostrar que tem estilo próprio, facilmente identificável pela música, traços e imagens. No início da década de 90, nas ladeiras do Sítio Histórico, nasceram idéias, entoadas de criatividade, por uma galera que hoje está na faixa dos 35. Mostrando que o ciclo artístico olindense não parou - muito pelo contrário, está mais atuante e difundido pelos quatro cantos do País - os artistas que receberam influências lúdicas, carnavalescas e poéticas da cidade, querem reafirmar o título de patrimônio da cultura brasileira.

Olinda ganha, agora, impulso. Vontade e disposição de alguns músicos experientes e criativos que não querem ver a história de uma efervescência cultural morrer. Mais querem deixar escrito em livros do próximo século a própria história. Por isso, estão saindo para as ruas com um novo velho movimento, que reúne as duas bandas de maior destaque do cenário atual olindense a EDDIE e a ORQUESTRA CONTEMPORÂNEA DE OLINDA, juntas no palco.

Ao escutar o som do Eddie e da Orquestra, fica claro que há uma afinidade de pensamentos, ao tentar explicar uma coisa simples: os músicos são íntimos das ladeiras de Olinda, o que fez surgir um imaginário comum. Por uma vida inteira dividiram discos, livros, vozes e abraços em esquinas. Tomaram cerveja no bar da lendária Darcy e Budega do Véio. Tocaram pandeiro na Ribeira. Descobriram poetas como França e recitaram frases em fins de tarde do Alto da Sé. Compuseram belas canções e organizaram festas só para cantá-las. E o mais importante: sentaram em volta de Erasto Vasconcelos, que mostrou que uma sonoridade autêntica era possível. A banda Eddie, com 20 anos na estrada, carrega público cativo de canto a canto do país e tem no enredo muitas folhinhas do ‘livro-de-viagens’ carimbadas. Na mesma trilha, segue a Orquestra Contemporânea de Olinda, que em apenas dois anos já conquistou espaços importantes de reconhecimento, entre eles as indicações ao GRAMMY LATINO de 2009, ao atual Prêmio da Música Brasileira/08 e também pela crítica do NEW YORK TIMES. O show da Orquestra foi considerado pela crítica do Jornal O GLOBO, como um dos melhores shows de 2008, e foi considerada revelação de 2008 pela Crítica Local. Agora, juntam todas as influências em comum e definem um movimento. Original Olinda Style soando arte para o mundo, em alto e bom som.

CONVIDADOS ESPECIAIS:

LULA QUEIROGA

ROGERMAN - (Bonsucesso Sambaclube)

GABRIEL MELO - (Academia da Berlinda)

LOCAL: EUFRÁSIO BARBOSA - OLINDA/PE

DIA: 09/01/2010

INGRESSOS A VENDA:

GRAÇAS: AVESSO OLINDA: CREPERIA DE OLINDA CASA FORTE: PASSA DISCO

R$ 40,00 - INTEIRA R$ 20,00 - MEIA E ANTECIPADA

EDDIE E ORQUESTRA CONTEMPORÂNEA DE OLINDA JUNTAS NO PALCO.

www.myspace.com/ orquestracontemporaneadeolinda

www.myspace.com/bandaeddie

Nenhum comentário: