Boa tarde. Quinta-Feira, 26 de Março de 2009 - 13h:57m
Notícias
Câmara resgata cultura das plantas medicinais
Os pesquisadores que apresentarem os melhores resultados de pesquisas com plantas medicinais no Município de Manaus, a partir da próxima edição da Semana de Plantas Medicinais, serão premiados. O anúncio foi feito no dia 26, na Câmara Municipal de Manaus, pelo presidente Leonel Feitoza (PSDB), durante a sessão solene de abertura da 1ª Semana de Plantas Medicinais.
O evento, bastante concorrido, foi considerado um resgate da cultura da medicina através das plantas, serviu também para a constatação de que o Estado do Amazonas, está a reboque dos demais estados brasileiro, no campo da fitoterapia, apesar do seu grande potencial em variedades e quantidades de plantas medicinais. A pesquisadora das plantas medicinais no Amazonas, farmacêutica Elizabeth Michiles, falecida recentemente foi homenageada e emprestará seu nome ao prêmio municipal.
Além da proposta de combater a discriminação à medicina natural, a instituição da Semana Municipal de Plantas Medicinais, na opinião do autor da do projeto de lei que aprovou sua criação, vereador Paulo Nasser (PSDB), tem como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre as plantas medicinais amazônicas e introduzir o tratamento fitoterápico na medicina convencional.
O coordenador do evento, Moacir Biondo, na sua fala se utilizou de uma transparência mostrando a situação da fitoterapia no Brasil, que atesta que o Amazonas não acompanha o desenvolvimento dos outros estados nesta questão, apesar de ter o maior potencial em variedades e quantidades de plantas medicinais que possui.
O deputado estadual Luiz Castro (PPS), considerou que são muitos os benefícios para a população a partir da associação do conhecimento das comunidades tradicionais com o avanço da ciência. O deputado observou que a sociedade precisa melhorar a sua relação com a natureza e, consequentemente, com as plantas medicinais. Já na avaliação da Secretária Municipal do Meio Ambiente, Luciana Valente, a Semana Municipal de Plantas Medicinais resgata a cultura da medicina praticada através das ervas medicinais. A irmã Maria Aguiar, da Igreja Católica da zona Leste, ao parabenizar a iniciativa falou de sua luta ao longo de 20 anos junto aos hospitais combatendo a discriminação contra a fitoterapia.
Após a homenagem feita à pesquisadora Elizabeth Michiles, o presidente da Casa, Leonel Feitoza, anunciou que através de projeto de Lei vai instituir premiação para os trabalhos de pesquisas com as plantas medicinais no Município de Manaus, que se destacarem.
Fonte: Antonio Rodrigues
Câmara Municipal de Manaus
Nenhum comentário:
Postar um comentário