
RUI DE CARVALHO - Compositor e Intérprete
A trajetória de Rui de Carvalho começa com a participação no coral da Pró-Arte no Rio de Janeiro.
1982 - Grava o LP “ENFIEIRA” nos estúdios da Transamérica no Rio de Janeiro com músicos consagrados como: Ruy Quaresma, Rildo Hora, Zeca do Trombone, Chiquinho do Acordeon, Tereza Quaresma, Luizão, Jorge Degas, Hélio Schiavo, Giancarlo Pareschi, Alzir Geller, Paschoal Perrota, José Alves, Arlindo Penteado, Alceu Reis e a participação especial de Fátima Flor e do Vocal Céu da Boca. Foi destaque entre os melhores discos pelo crítico José Domingos Raffaelli do Jornal do Brasil. Indicado para o troféu Chiquinha Gonzaga e convidado por Antonio Adolfo para fazer parte da Diretoria da Associação de Discos Independentes do Rio de Janeiro. E realizou shows nos teatros Amazonas, Carlos Gomes, Ipanema, entre outros.
1992 - Participa do RIO/92, cantando músicas do “ENFIEIRA” com a banda “Radicais Livres” com arranjos de Ronaldo Miragaya. MPB misturado ao som de ROCK.
2002 - Participa do festival “Fábrica do Samba” com três músicas e participa do CD “SAMBA NA UFRJ” junto com Dona Ivone Lara e Monarco, entre outros e entra na coletânea do CD “O TOM DO LEBLON” lançado no Bar do Tom e no Mistura Fina. Participaram do CD e do show: Macalé, Dulce Quental, Elza Maria, Dalmo Castello, Renato Piau, Alfredo Karam, Tavinho Paes, Chico Caruso, Arnaldo Brandão, Arthur Poerner, Walter Queiroz, entre outros.
2003 - Lança o CD “DE BAR EM BAR”, no Salão Nobre do Tijuca Tênis Clube
dividindo o show com Dóris Monteiro.
2004 - Rui de Carvalho canta Noel e João Nogueira no Espaço Cultural da Lapa.
2005 - Lança seu terceiro CD autoral NÃO É PECADO SAMBAR e participa como produtor e compositor do CD de Márcia Richards que canta na Europa.
2006 - As músicas "Enfieira" e "Lenda do Pirajurú" entram no musical ECO SHOW – O CANTO DAS CRIATURAS - Direção de Ciro Barcelos nos teatros Villa Lobos e Carlos Gomes no Rio de Janeiro – Direção musical de Ronaldo Miragaya.
2007 - Participa do CD “CAMINHO DAS ÁGUAS” lançado pela a Fundação Roberto Marinho junto com Gilberto Gil, Guilherme Arantes, Sá & Guarabira, Xangai, Renato Teixeira, Pena Branca e Xavantinho, Teresa Cristina e Grupo Semente e Márcia Freitas.
2008 - Lança o CD “NOEL ROSA POR RUI DE CARVALHO que merece o seguinte comentário dos jornalistas Ubiratan Marques e Cadhu Cardoso:
UM CD A ALTURA DO MESTRE - “A real interpretação do samba, principalmente em se tratando de Noel Rosa, deve ser feita com muito suingue e muita manemolência e também deve ser capaz de passar a impressão do bom malandro ou boêmio, que na concepção carioca são sinônimos e Rui de Carvalho exibe com brilhantismo em um timbre de voz misto, entre João Nogueira e Agepê. É o que nos passa essa gostosa
impressão, Também a forma coloquial com que as músicas são apresentadas e a firme na interpretação mostram a grandeza do intérprete, capaz de exaltar com muita elegância toda a graça que há por trás de músicas como: “Gago Apaixonado” e “Conversa de Botequim”; assim como mostra todo o romantismo sublime em faixas como: “Três Apitos” e “Fita amarela”. Rui ainda consegue um misto de alegria e tristeza na música “Feitio de Oração”, caracterizando bem a idéia de alegria numa triste melodia. Ou seja: "Coisa de gente grande!"
2008 – Masteriza com o músico e arranjador Flávio Pereira o LP “ENFIEIRA” para CD, colocando a voz atual e acrescentando novos instrumentos e regravando a faixa “Rio Negro”.
Obs: Músicas do CD “ENFIERA” farão parte de trilhas sonoras de filmes a serem produzidos e dirigidos pelo cineasta amazonense que reside na Suíça a vinte anos Edlucio de Castro.
– O coral dos meninos do Colégio São Bento e do Instituto Cultural Tocando em Você, acompanhados pela Orquestra Tocante, se apresentaram em outubro nos teatros do BNDES, Forte de Copacabana e Polícia Militar, cantando a música “ENFIEIRA” com projeções da tela do artista.
– Show no Centro Municipal de Referência da Música Carioca (25 de outubro), com o repertório impecável de Noel Rosa, João Gilberto e João Nogueira. Na Praça Saens Peña , no aniversário do Jornal Grande Tijuca.
2009 – Show no Bar Plural (14 de janeiro) e no Centro de Memórias do Rio na Lapa ( 20 de janeiro), com Zé Arnaldo Guima e o Grupo Samba na Cabeça.
Além de Compositor e Interprete, Rui de Carvalho é Artista Plástico e Designer Gráfico, autor de vários projetos importantes, com mais de 20 exposições individuais e 10 coletivas, com exposições realizadas no Brasil, Alemanha e Portugal.
Contatos:
Tel: (21) 2208-8139 - Cel: 9511-0420
*Obrigadão Rui de Carvalho amigão!!!
Bjs musicais do Portal Cultural da Zest.
12 comentários:
NOEL ROSA E JOÃO NOGUEIRA NA VOZ DE RUI DE CARVALHO É UM PRESENTE. PARABÉNS, RUI. SUCESSO!!!!!!
Sou suspeito rsrs sou seu fã desde o tempo de "Enfieira" e de nossa excussão ao nordeste com Jatobá ,parabéns por seu trabalho com a qualidade de sempre.
O Rui de Carvalho consegui retratar a Amazônia em suas canções do disco Enfierira. Agora ele mostra para juventude os sambas do Noel. Valeu, mano.
Esse caboquinho do Amazonas é bamba dos bons, fico besta ao ouvu-lo tocar Noel.
Quando é que o Rui de Carvalho vai fazer um show no teatro Amazonas? Estamos esperando por ti, jóia amazônica.
MÔ...Embora eu nunca tenha assistido a um show seu...eu posso imaginar o quanto é gostoso ouvir vc interpretar a nossa musica brasileira...e isso com certeza nos orgulha mt...Vc merece td e mt mais...tenho certeza que logo terei o prazer de vê-lo...rsrsr....Bj de quem o ama de uma forma toda especial!!!! Euzinha!!!
Voz das boas, homem do bem, cantor mara, pessoinha bacana, e mto mais,esse é o nosso Rui de Carvalho. Que o ano de 2009 seja o seu divisor de águas. Sucessão, vc merece!!! Bjinhos carinhosos,
Este amazonense do bairro da Cachoeirinha, em Manaus, canta Noel como poucos cariocas nascidos e criados em Vila Isabel. É ouvir pra conferir. Grande Rui!
Rui, você esteve ótimo no Bar Plural, parabéns!
Beijos Bella
Grande Encontro!
Excelente repertório!
Carisma incontestável!
Estamos juntos!!!
Labareda Cultural Produções Artísticas.
O Rui de Carvalho é um músico e tanto, alguém que nos faz apreciar cada vez mais nossa música em sua essência. Valeu, mestre!
Postar um comentário