Caminhando na Estrada Cultural

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Marcelo Borges

Marcelo Borges trata da relação entre escrita e espaço em exposição fotográfica no Pró-Música

“As palavras e a cidade” é a exposição inédita que o artista plástico Marcelo Borges inaugura na Galeria Renato de Almeida do Centro Cultural Pró-Música. Quem prestigiar a mostra poderá conferir cerca de 30 obras com a sua técnica preferida: fotografia digital e revelação em papel. A proposta é instigante: tratar da relação entre as mensagens e as superfícies que as veiculam, a interação entre a escrita e o espaço.

“As fotos tratam de signos, em sua maioria alfabéticos, encontrados no ambiente urbano, como avisos, sinalizações ou anúncios e suas relações com as superfícies em que estão inscritos.” Segundo Borges, é um registro da escrita que tenta se valer mais do que ela tem de visual do que de legível. “É como se os olhos, por alguns instantes, tentassem deixar em suspensão a nossa propensão automática de ou ler ou ver as coisas, para tentar enxergar tudo – palavra, parede, letra, muro, madeira – como um contínuo.” Imagem e escrita ao mesmo tempo e em um mesmo universo, define.

Mestre em artes visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marcelo Borges é também bacharel em desenho industrial, com habilitação em programação visual. O mineiro de Caratinga, atualmente mora em Belo Horizonte , e está ansioso pela estreia nas galerias juiz-foranas. “Fico muito feliz que meu trabalho tenha sido selecionado pelo Pró-Música e mais ainda em um lugar que tradicionalmente dá valor à cultura, como Juiz de Fora. É uma responsabilidade a mais para o trabalho e, ao mesmo tempo, um prazer.” A exposição é promovida pelo Pró-Música, em parceria com a TV Alterosa. 

Quando: Inauguração dia 13 de junho, às 20h. Em cartaz até o dia 30 de junho.
Onde: Galeria Renato de Almeida do Centro Cultural Pró-Música.
Quanto Custa: Entrada franca.

Contato para entrevistas: Marcelo Borges (31) 9968-0093

Assessoria Pró-Música (3216-4787)
Lilian  Pace (9112-5581)
Fabíola Costa (9982-2422)
Fabiana  Furtado (8831-8616)

Nenhum comentário: