Caminhando na Estrada Cultural

terça-feira, 18 de outubro de 2011

V Mostra do Filme Etnográfico homenageará Aurélio Michiles

Cineasta Aurélio Michiles será homenageado na V Mostra Amazônica do Filme Etnográfico
(Foto: Divulgação)
A V Mostra Amazônica do Filme Etnográfico terá como grande homenageado o cineasta amazonense Aurélio Michiles, conhecido por retratar as principais características da região, principalmente com os povos indígenas. O evento, que acontece de 21 a 27 de outubro, será realizado simultaneamente no Teatro Gebes Monteiro e na Casa Ivete Ibiapina, ambos no Centro de Manaus.
A mostra exibirá diversas produções de Michiles, como "O Brasil Grande e os Índios Gigantes", "Davi Contra Golias", "A Árvore da Fortuna", "Guaraná", "Olho de Gente", "O Sangue da Terra", "Gráfica Utópica", "Que Viva Glauber!", "Lina Bo Bardi" e "Teatro Amazonas". O sucesso "O Cineasta da Selva", que aborda a vida de Silvino Santos, o pioneiro do cinema no Amazonas, também será relembrada na V Mostra Amazônica do Filme Etnográfico.
O cineasta
Nascido em Manaus, Michiles estudou a Montagem de Cinema com Gilberto Santeiro, no Rio de Janeiro, e Artes Cênicas na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. O cineasta inicou a vida artística participando de produções teatrais e cinematográficas, atuando como ator, como em “Ajuricaba”, de Oswaldo Caldeira, com filmagens em Manaus.
Ele integrou a equipe que criou o programa técnico-científico “Globo Ciência”. Michiles dirigiu e roteirizou ainda vários documentários para a televisão e o cinema. Com o docudrama “O Cineasta da Selva” foi agraciado com vários prêmios, destacando-se o Prêmio HBO de Cinema/97; Melhor Filme UNESCO/97; Melhor Filme de Diretor Estreante no Festival de Brasília/97; Melhor Filme Documentário CINEECO/99 e no Festival Viana do Castelo/2000, os dois em Portugal. Seu último trabalho, ainda inconcluso, é “Tudo Por Amor ao Cinema”, que deve ser lançado em 2012.

Fonte:

Nenhum comentário: