Caminhando na Estrada Cultural

terça-feira, 1 de março de 2011

Coletivo Leila Diniz saúda março com celebração


Em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, o Coletivo Leila Diniz (CLD) oferecerá a Natal um show “Pela Liberdade das mulheres”, no dia 1º de março, às 16h, na Praça Vermelha. Com clima de carnaval, o evento será aberto às 16h, com cortejo puxado pelo Pau e Lata, que desembocará na Praça, onde o palco será comandado por cantoras como Maristela Marsicano, Fátima Aguiar, Dani Negro, Edja Alves e Nevinha Bandeira. A programação também inclui intervenção artística e montagem para grafite.

Durante o mês de março, atos políticos estarão acontecendo em vários estados do país, coordenados pelos Fóruns e agrupamentos de mulheres estaduais e com apoio de organizações feministas integrantes da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB). Em Natal, conta com a parceria do Fórum de Mulheres do RN / AMB, Fundo Elas, BrazilFoundantion e Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – SPM/Governo Federal. “Como o 8 de março cairá na terça-feira de carnaval, decidimos realizar um ato político cultural. Esse evento celebra as conquistas do movimento de mulheres e marca publicamente os muitos desafios ainda a serem ultrapassados na sociedade”, declarou a coordenadora do CLD, Analba Brazão.

Programação

Quando?
Dia 1º de março.

Onde?
Praça Vermelha.

Que
horas? 16h.

Quanto?
Gratuito.

8 de março

O sentido do 8 de março tem sido colocado na sociedade como uma data comercial, mas o feminismo lembra que sua origem é política, quando em 8 de março de 1957, mulheres tecelãs de uma fábrica em Nova York foram queimadas vivas por protestarem melhores condições de trabalho. Por isso, o movimento feminista referência o dia abordando os problemas da desigualdade entre os homens e mulheres no Brasil.

Nenhum comentário: