Caminhando na Estrada Cultural

sexta-feira, 19 de março de 2021

Instituto Mamirauá - Conheça as parteiras tradicionais da Amazônia

Foto divulgação

Ofício ancestral: as parteiras tradicionais da Amazônia

Mães de umbigo, mães velhas, comadres, rezadeiras, benzedeiras, curandeiras. Assim também são denominadas as várias parteiras nas comunidade onde atuam, no interior do Amazonas. O termo ‘Parteiras Tradicionais’ foi cunhado somente no ano 2000, como resultado de novas políticas de reconhecimento do ofício no Brasil.

As parteiras tradicionais da Amazônia desempenham um papel essencial na saúde coletiva, auxiliando as mulheres antes, durante e depois de sua gestação. Durante a pandemia, o trabalho das parteiras vem ganhando importância, já que as populações mais isoladas evitam ir à cidade devido ao alto risco de contaminação por covid-19.

O Instituto Mamirauá, através do seu programa Qualidade de Vida, dá suporte ao trabalho das parteiras tradicionais por meio de capacitações na área da saúde e da promoção de encontros anuais para fortalecer essa importante atuação.

Recentemente, lançamos o livro
Parteiras Tradicionais: conhecimentos compartilhados, práticas e cuidados com a saúde. Em 264 páginas, a obra apresenta relatos desse ofício milenar em pequenas comunidades rurais da região do Alto e Médio Solimões, na Amazônia, especialmente, na etnia Kambeba. 

A publicação é uma realização do Instituto Mamirauá em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, Universidade do Estado do Amazonas e Associação das Parteiras Tradicionais do Estado do Amazonas Algodão Roxo.

Baixe o livro gratuitamente aqui: https://editora.redeunida.org.br/project/parteiras-tradicionais-conhecimentos-compartilhados-praticas-e-cuidado-em-saude/

Continue contribuindo para que projetos que apoiam as parteiras tradicionais e a saúde coletiva dessas populações sigam existindo.

DOE AGORA

Maiores informações:

www.mamiraua.org.br