Caminhando na Estrada Cultural

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Maysa "Chuvas de Verão"

Blog Concursos Literários: 31.08.2017 - Prémio Literário Santos Stockler

Blog Concursos Literários: 31.08.2017 - Prémio Literário Santos Stockler: Informações: a) Aberto a todos os interessados b) Contos c) Com tema Premiação: I) Prêmio em dinheiro II) Publicação da obra Prazo:...

Programação Badesc: Schwanke, habitar os incorporais, Edital de Exposições 2017, Cinema e CineClube na Fundação Cultural Badesc

Schwanke, habitar os incorporais
Visitação até 16 de março de 2017, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

Luiz Henrique Schwanke (Joinville, SC 1951 – 1992) depura diferentes referências artísticas em sua produção. Entretanto, não se trata de um procedimento polarizado, mas de uma travessia incessante, uma vez que, aquilo que deveria ser despersonalizado e banido de emoção pelo recurso de materiais industriais, cria constantes tangências com o universo orgânico, o erotismo e a densidade trágica.
Os estóicos chamavam de incorporal tudo aquilo que não podia ser medido ou pesado, quantificado ou que ocupasse lugar. Na mais imensa vastidão do espaço e no mais diminuto instante, no mais íntimo e na mais obscura exterioridade, no mais pulsante e renitente, no que sempre volta e no que sempre escapa, era lá que ele estava.
Tal entendimento se reafirma num texto em que Schwanke considera: Não quero nada com a visualidade, quero o exercício dos sentidos com a imaginação. Nesta dimensão não apenas insere suas investigações e experimentações, mas também se reconhece como parte de uma unidade móvel capaz de acionar um fluxo entre o pensamento e o artista, o artista e a obra, a obra e o espectador, o espectador e o pensamento.
Essa exposição é uma parceria entre Fundação Cultural Badesc e Instituto MAC Schwanke, sob curadoria de Rosângela Cherem.

EDITAL de exposições 2017
Inscrições até 10 de fevereiro de 2017.
Estão abertas as inscrições para o edital de exposições do Espaço Fernando Beck e do Espaço 2, que vão selecionar projetos para 2017. O regulamento pode ser obtido em www.fundacaoculturalbadesc.com ou retirado na Casa.

CINEMA
Mostra Vida de Artista
Inspirada pela ideia de que a arte seria capaz de redimir ou transformar a vida daqueles impactados por ela, a Mostra busca refletir sobre essas possibilidades pelo outro lado: o dos artistas. Para quem vive da sua expressão artística, seria esta uma forma de aproximação ou afastamento da vida? É a arte capaz de expressar tudo o que a vida abrange? Pode um artista ser redimido pela sua obra? Estas são algumas questões levantadas pelos filmes que mostram a vida de artistas de diversas áreas.

Sessão Catarina - O Mundo da Nóia e Redução é a Chibata
Dois documentários da Cia Boanova de Cinema Regional tratam de questões profundas e urgentes sobre as minorias e a juventude brasileira: O Mundo da Nóia aborda a situação do vício em crack a partir de depoimentos de funcionários públicos, familiares e viciados; Redução é a Chibata reflete sobre a redução da maioridade penal como prática que insere no sujeito uma problemática de ordem social
 
CINECLUBE
Dia 30, segunda-feira, 19h, Vida de Artista
Um Filme Para Nick
(Lightning Over Water) de Nicholas Ray, Wim Wenders. Suécia, Alemanha Ocidental. 1980. 91 min. Documentário. 12 anos. Com  Gerry Bamman, Ronee Blakley e Pierre Cottrell.
Nicholas Ray, grande diretor americano, deseja fazer um último filme antes de morrer. Acompanhamos o planejamento para as filmagens durante seus dias finais de vida.
Comentaristas: André Barcellos, Lucian Chaussard, Thiago Santana e Vitor Vianna, integrantes do podcast de cinema A Conversação - http://aconversacao.tumblr.com.

Dia 31, terça-feira, 19h, Sessão Catarina
O Mundo da Nóia - por trás da pedra a realidade que ninguém vê
de Vinícius Billy e Luiz F. F. Machado. Brasil. 2016. 37 min. Documentário. Sem classificação.
A o consumo de crack no município de Laguna é o ponto de partida para abordar essa problemática com depoimentos de profissionais, familiares e viciados.
Redução é a Chibata - uma reflexão sobre a redução da maioridade penal no Brasil
De Luiz F. F. Machado. Brasil. 2016. 28 min. Documentário. Sem classificação.
Analisa a possibilidade da redução da maioridade penal, projeto de Emenda Constitucional que tramita no Senado.

Dia 1, quarta-feira, 19h, Art 7 

Boa Noite e Boa Sorte

(Good Night, and Good Luck) de George Clooney. EUA. 2006. 93min. Drama, Histórico. Sem classificação. Com David Strathairn, George Clooney e Robert Downey Jr. Ciclo: Imprensa

Âncora de TV, em plena era do macarthismo, revela as táticas e mentiras usadas por Joseph McCarthy em sua caça aos supostos comunistas.

Dia 2, quinta-feira, 19h, Cine Aliança Francesa
Bodybuilder
de Roschdy Zem. França. 2014. 100 min. Drama. Livre. Com Marina Foïs, Vincent Rottiers e Yolin François Gauvin.
Jovem envolvido em pequenas gangues é obrigado a fugir para a casa de seu pai, um fisiculturista com quem não tem contato há muitos anos.

Dia 3, sexta-feira, 19h,
Meu amigo Totoro
(Tonari no Totoro) de Hayao Miyazaki. Japão. 1988. Animação. Livre. Com Hitoshi Takagi, Noriko Hidaka, Chika Sakamoto.
Quando duas irmãs se mudam para uma casa de campo com seu pai, a última coisa que esperavam era que a floresta em torno fosse habitada por criaturas mágicas.

Dia 6, segunda-feira, 19h, Vida de Artista
A Ponte das Artes
(Le Pont des Arts) de Eugène Green. França. 2004. 126 min. Drama. Sem classificação. Com Adrien Michaux, Natacha Régnier e Alexis Loret.
 
A vida de dois personagens se cruza de maneira enviesada: uma cantora lírica talentosa que entra em crise e um estudante de filosofia que perde cada vez mais o interesse pelo seu objeto de estudo.
Informações:

Sábado Musical com Quinteto de Sopros "Novos Ventos" no Centro Cultural Aúthos Pagano

Informações:

MCB convida para abertura da mostra Carrilho da Graça: Lisboa

Informações:

Exposição: Poema sem Rosto de Ivana Lima no Museu Alfredo Andersen

Informações: