Caminhando na Estrada Cultural

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

O Carnaval começa com Amigos do Pagode 90 no Lapa 40 Graus!

Informações:

Inscrições abertas - 15ª Mostra de Cinema Infantil Nacional e Internacional

Mostra de Cinema Infantil celebra 15 anos
e abre inscrições a filmes de todo o mundo
Estão abertas até 19 de março as inscrições para a 15ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que ocorre no Teatro Governador Pedro Ivo Campos, de 2 a 10 de julho. Pela primeira vez, a mostra competitiva vai ter também uma categoria internacional. Podem participar da seleção produções nacionais e estrangeiras de todos os gêneros e formatos de curta-metragem.
Usted puede leer este artículo en español aquí
Para as produções nacionais, em parceria com a TV Brasil, o festival concederá quatro prêmios. Melhor Animação e Melhor Ficção, escolhidos pelo Júri Oficial; Prêmio Júri Popular, concedido pelo voto do público; e o Prêmio Especial, apontado por um júri formado por crianças. Todos receberão o prêmio aquisição da TV Brasil no valor de R$ 5 mil. Os seis melhores filmes estrangeiros recebem troféu da Mostra e serão exibidos em sessões especiais, com dublagem ao vivo.
Os regulamentos e a fichas de inscrição estão disponíveis em www.mostradecinemainfantil.com.br/inscricoes. Todo o processo é online, incluindo o envio dos filmes. A relação das obras selecionadas será divulgada no início de abril. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail inscricoes@mostradecinemainfantil.com.br ou pelo telefone (48) 3065-5058.
Além das janelas competitivas, o festival de Florianópolis apresenta sessões de filmes de curta e longa-metragem de todo mundo, destacando diretores e também realizando um fórum político. Realizada há 15 anos, a Mostra já fez mais de 500 mil espectadores e foi definitiva para desencadear políticas nacionais para o cinema infantil.

Orquestra OSESP - Concertos a Preço Popular

Informações:

CAE - Celebração do Ano Novo Chinês 2016, com o Grupo Artístico de Chongqing

Informações:

Blog Concursos Literários: 31.05.2016 - Prémio LeYa

Blog Concursos Literários: 31.05.2016 - Prémio LeYa: Informações: a) Aberto a todos os interessados b) Livros Inéditos - Romance Premiação: I) Prêmio em Dinheiro II) Publicação da obra ...

GEP / SEC e Museu Paranaense convidam para o Lançamento do livro: A Arte Guarani-Mbya de Guaraqueçaba


Agenda semanal Fundação Cultural Badesc de 01 a 05 de fevereiro de 2016

Exposição
Em todos os espaços da casa
IMPOSSIBILIAS: ARQUIVO E MEMÓRIA EM PAULO GAIAD
Visitação até 26 de fevereiro de 2016, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.
Paulo Gaiad (1953, Piracicaba, São Paulo/ vive e trabalha em Florianópolis) é um artista que utiliza diversos materiais e procedimentos, combinando constantemente os registros do visual e do dizível, a partir do lance biográfico. Em seus objetos, desenhos, colagens e pinturas incidem rasuras e avarias, ajustes e camadas, disfarces e revelações. O conjunto de sua obra se caracteriza por um fluxo onde a imagem e a linguagem se rebatem por meio de certas lembranças e apagamentos que acabam por explicitar diferentes gradações de sua subjetividade. Os trabalhos apresentados nesta exposição compreendem diferentes momentos e vão desde o início da carreira do artista nos anos 80, até trabalhos mais recentes. Não há aqui séries completas, mas casos exemplares, onde é possível observar três temas reincidentes: carne (materialidade corporal), passagem (reflexão plástica sobre espaço, lugares, paisagens, viagens), cifra (pequenos segredos biográficos colhidos de diferentes universos e contingências). Importante destacar que muitas vezes estes temas estão embaralhados, disfarçados ou simplesmente recombinados. O fio que liga todos os blocos, impossibilia, é uma figura de linguagem em que são articuladas duas proposições incompatíveis ou contraditórias, fazendo com que o insuspeito, o improvável e o inesperado se encontrem e produzam uma abertura para infinitas combinações.
Aviso
Retificamos que a data de encerramento da mostra Impossibilias: Arquivo e Memória em Paulo Gaiad é 26 de fevereiro.
Edital
Até o dia 29 de fevereiro, estão abertas as inscrições para o edital de exposições do Espaço Fernando Beck e do Espaço 2, que vão selecionar 8 projetos para 2016. O regulamento pode ser obtido em www.fundacaoculturalbadesc.com ou retirado na Casa.
Cineclube
Todas as segundas-feiras (exceto feriados) a Mostra Ficção Científica apresentará diversas abordagens deste gênero, trazendo filmes de diferentes épocas e países. Às quintas-feiras, com o apoio do Institut Français Cinéma e do SESC/SC, o Cineclube também traz filmes onde o ator de teatro e cinema Denis Lavant atua em produções do diretor francês Leos Carax. O grupo ART 7 traz o tema “Western Psicológico” nas sessões de quarta-feira. Nestes filmes, a ação é dosada com questões morais, e os duelos se passam nas mentes dos próprios indivíduos.
 
Dia 01, segunda-feira, 19h, Mostra Ficção Científica
Guerra nas Estrelas
(Star Wars) de George Lucas. EUA. 1977. 121min. Ficção Científica. Livre. Com Carrie Fisher, Mark Hamill e Harrison Ford.
Luke Skywalker sonha em ir para a Academia como seus amigos, mas se vê envolvido em uma guerra intergalática quando seu tio compra dois robôs e, com eles, encontra uma mensagem da princesa Leia Organa para o jedi Obi-Wan Kenobi.
 
Dia 02, terça-feira, 19h, Retrato Brasil
Comer o quê?
de Leonardo Brant. Brasil. 2015. 59min. Documentário. Livre.
Um time de chefs consagrados, produtores rurais, especialistas em nutrição, economia e gastronomia, como Alex Atala, Bela Gil e Helena Rizzo, abordam temas como agronegócio, a comida como forma de sociabilidade, a incorporação de paisagens brasileiras à mesa, alimentos orgânicos, saúde e outros. Convidada: Giseli Ramos da Rosa, nutricionista, mestre em Saúde Coletiva.
 
Dia 03, quarta-feira, 19h, ART 7
Consciências Mortas
(The Ox-Bow Incident) de William A. Wellman. EUA. 1943. 75min. Western. Sem classificação. Com Henry Fonda, Dana Andrews e Mary Beth Hughes. Tema: Western Psicológico.
Supostos ladrões de gado são linchados e enforcados sem provas. Um dos únicos homens contrários ao fato é um forasteiro.
 
Dia 04, quinta-feira, 19h, Mostra Leos Carax e Denis Lavant
Merde
de Leos Carax. 2008. 38 min. Sem classificação. Com Denis Lavant.
Uma criatura surge do esgoto de Tóquio para semear o pânico nas ruas. Inicialmente roubando cigarros e assediando garotas, Merde passa a destruir a cidade com bombas e granadas.  A imprensa acompanha suas ações e a população se revolta.
 
Dia 05, sexta-feira, 19h, Cine Alemão
Gigantes Absolutos
(Absolute Giganten) de Sebastian Schipper. Alemanha. 1999. 80min. Drama. Sem classificação. Com Frank Giering, Florian Lukas e Antoine Monot Jr.
 
Floyd decide deixar o país em busca de uma visão mais ampla do mundo. Ao anunciar a notícia aos amigos Ricco e Walter, que não conseguem compreendê-lo, os três decidem passar uma última noite juntos em busca de diversão e, sem perceber, em busca de si mesmos.

Informações:

Escolinha Midrash volta com toda força! Esperamos vocês!

Informações: