Caminhando na Estrada Cultural

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Cássia Eller Mudaram as Estações

Blog Concursos Literários: 10.10.2015 - Prêmio Literário Pescaria

Blog Concursos Literários: 10.10.2015 - Prêmio Literário Pescaria: Informações: a) Internacional b) Poesia, Conto e Crônica c) Inscrição pela internet (conforme regulamento) Premiação: I) Publicação e...

FCBadesc de 24 a 29 de agosto de 2015

Agenda semanal FCBadesc de 24 a 29 de agosto de 2015
ENTRADA GRATUITA
 
JAM SESSION
27 de agosto, quinta-feira, às 19h
O termo Jam Session nasceu nos anos 1920 nos clubes de jazz norte-americanos, quando músicos brancos e negros se reuniam para tocar juntos e improvisar após seus shows. Para o encerramento do mês do jazz na Fundação será promovida uma Jam Session aberta ao público amante do estilo musical. Para participar, basta trazer seus discos de vinil.
 
6ª Entremostras
29 de agosto, sábado, das 11 às 17h
Mercado livre de obras de artes visuais, moda, música, performances, vídeo e literatura. Feira que proporciona espaço para o comércio e contato entre artistas e público.
 
 
EXPOSIÇÃO
ESPAÇO 2
Sob o preço da carne, de Jenny Granado
Visitação até 11 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.
Sob o preço da Carne é a primeira exposição individual de Jenny Granado. Porém, seguindo o movimento de seus projetos anteriores, o trabalho apresentado nessa ocasião não deixa de ser colaborativo em sua essência. Quase toda a configuração do espaço expositivo toma forma depois de prolongadas conversas com amigxs ou desconhecidxs. Quando não de maneira direta, esses personagens interferem emprestando objetos recorrentes de seus cotidianos para dar forma a performance-instalação.  Como diz a artista, “A ideia e abstração geral para essa exposição veio da observação diária na maneira  como qual a cultura visual apresenta-se a nós, principalmente por via de jornais,  noticiários televisivos e meios de comunicação em massa, e de como geram ‘informação’. Esses meios parecem adotar uma postura que seria ao mesmo tempo de exploração e espetacularização dos acontecimentos da vida cotidiana. Na minha cabeça, seria reposicionar assim o espectador como sendo um terceiro publico,  ou melhor, como um júri do momento politico corrente, como que se quem estivesse no sofá vendo seu programa não tivesse a ver com tudo o que acontece fora dele, direcionando assim, um caráter passivo frente à ação”.
Jenny nasceu em Uruana-Goiás, em 1990. É formada em artes visuais pela Udesc e atualmente vive e trabalha na Cidade do México.
 
 
ESPAÇO FERNANDO BECK
Epifânicas, de Clara Fernandes
Visitação até 27 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h
Apresenta uma série de objetos e tramas, cujo alcance só ocorre pela compreensão do tempo em que coexistem efêmero e perene, presença e vestígio como atributos paradoxais. O sentido da verticalidade, leveza e flutuação permite que uma presença divinal ou proximidade celeste se insinue. Proveniente de um conjunto de leituras e reelaborações sobre textos bíblicos e de mitologia, a artista referencia plástica e metaforicamente a presença de deuses e santos, musas e anjos. Num tempo movido a insignificâncias hipervalorizadas, vulgaridades e banalidades midiáticas, a revelação epifânica não poderia ser pensada também como uma projeção do desejo que nos leva para longe de nossas garantias? E não seria esse, afinal, o encontro que espera o espectador diante das obras desta artista?
Clara Fernandes nasceu em 1955, em São Paulo. Vive e trabalha em Florianópolis.
 
CINECLUBE
Dia 24, segunda-feira, 19h, Cine Francês Aliança Francesa
Maestro
De Léa Fazer. França. 2013. 85min. Comédia dramática. Sem classificação. Com Déborah François e Pio Marmai.
Henri, um jovem ator, acaba conseguindo trabalhar em um filme de Cédric Ròvere, mestre supremo do Cinema Autoral. O rapaz é positivamente afetado pelo charme e a benevolência do diretor, enquanto Rovère é conquistado pelo charme juvenil do ator.
 
Dia 25, terça-feira, 19h, Cine Alemão Mostra Wim Wenders
O Estado das coisas
(Der Stand der Dinge) de Wim Wenders. Alemanha. 1982. 121min. Drama. 14 anos. Com Isabelle Weingarten e Rebecca Pauly.
Durante as gravações do filme "The Survivors", em Portugal, uma equipe de cinema passa por uma série de dificuldades, dentre elas a película e o orçamento que se esgotam antes mesmo de concluírem as filmagens.
 
Dia 26, quarta-feira, 19h, ART 7
Canção da esperança
(Too Late Blues) de John Cassavetes. EUA. 1961. 96min. Drama. Sem classificação. Com Bobby Darin, Stella Stevens e Everett Chambers. Tema: Música e drama
Líder de uma big banda de jazz se envolve com a vocalista da banda e põe em risco o sucesso do grupo.
 
Dia 27, quinta-feira, 19h, Cine Catarina
Cinco Estações no Casulo do Tempo: um filme para Dica
De Matias Dala Stella. Brasil. 2015. 37min. Documentário. Sem classificação.
As memórias e reflexões de uma senhora de idade, natural de Tijucas-SC, são vistas e capturadas pela câmera de seu neto adotivo, através das estações pelas quais ela evoca, locais por onde viveu e trabalhou.
 
Dia 28, sexta-feira, 19h, Cinema, Chá e Cultura
Ao mestre com carinho
(To sir with love) de James Clavell. Reino Unido. 1967. 105min. Drama. Com Sidney Poitier, Christian Roberts e Judy Geeson. Mark Thackeray é engenheiro, mas ficou desempregado e resolveu dar aulas em Londres. Ele começa a ensinar alunos majoritariamente brancos, indisciplinados e desordeiros, que estão determinados a destruir suas aulas.
Convidada: Professora Dra. Viviane Heberle, da UFSC.

Informações:
 

Camerata Blas Galindo - Noche de Museos - INBA

Informações:

Música no MCB: Coral Zanzalá com MPB e canto Spiritual

Informações:

Coleção Macunaíma no Palco - Macunaíma 41 Anos

Informações: