Caminhando na Estrada Cultural

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Fundação Cultural Badesc de 27 a 31 de julho de 2015

Agenda semanal FC Badesc de 27 a 31 de julho de 2015
ENTRADA GRATUITA
 
EXPOSIÇÃO
ESPAÇO FERNANDO BECK
Epifânicas, de Clara Fernandes
Visitação até 27 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h
Apresenta uma série de objetos e tramas, cujo alcance só ocorre pela compreensão do tempo em que coexistem efêmero e perene, presença e vestígio como atributos paradoxais. O sentido da verticalidade, leveza e flutuação permite que uma presença divinal ou proximidade celeste se insinue. Proveniente de um conjunto de leituras e reelaborações sobre textos bíblicos e de mitologia, a artista referencia plástica e metaforicamente a presença de deuses e santos, musas e anjos. Num tempo movido a insignificâncias hipervalorizadas, vulgaridades e banalidades midiáticas, a revelação epifânica não poderia ser pensada também como uma projeção do desejo que nos leva para longe de nossas garantias? E não seria esse, afinal, o encontro que espera o espectador diante das obras desta artista?
Clara Fernandes nasceu em 1955, em São Paulo. Vive e trabalha em Florianópolis.
 
 
ESPAÇO 2
PARAGENS, de Manuela CostaLima
Visitação até 31 de julho, de segunda a sexta-feira, das 12 às 19h.
Paragens é resultado de um caminho real pela orla da ilha de Santa Catarina onde a artista coleta pedras marinhas. Junto às pedras dispostas no chão está Geopantone - uma escala de cores obtidas através das imagens do Google Street View. Nesse caminho virtual pelo computador o olhar se concentra na linha do horizonte, lugar de repouso, paragem do olhar. A partir de aproximações máximas dessas imagens obtêm-se os planos de cor que compõem a sequência. Pela sobreposição dessas duas experiências de caminho pela ilha, a artista partilha com o público locais onde se deteve, ora fisicamente, ora pelo olhar, locais que, por meio desses momentos de atenção ganharam novos significados e tornaram-se lugares: Paragens.
Manuela CostaLima vive e trabalha em São Paulo. Arquiteta formada pela FAUUSP, a artista tem participado de exposições desde 2012.
 
6ª Entremostras – Inscrições
13 de julho à 10 de agosto
A Fundação abre as inscrições para artistas que pretendem participar da 6ª Entremostras de 29 de agosto, feira que recebe trabalhos de artes visuais, literatura, música, moda, performance, entre outros, e funciona como mercado livre, onde os artistas comercializam suas obras e conversam sobre o processo de criação.
Através do e-mail: fundacaoculturalbadesc@gmail.com
 
 
OFICINA
Uma breve história do jazz, com Carlos Holbein
Quintas-feiras de agosto, das 17h às 18h30
A oficina vai oferecer um panorama sobre as origens, os estilos e os grandes ícones do jazz, dentro e fora dos Estados Unidos. Autor do livro de crônicas Jazz, Cinema & Utopia, Carlos é produtor musical e cronista.
Interessados devem encaminhar e-mail para fundacaoculturalbadesc@gmail.com, com “Oficina Jazz” no assunto e nome completo, e-mail, telefone no corpo da mensagem. Número de vagas limitado.
O prazo de inscrição é de 20 de julho a 03 de agosto através do e-mail fundacaoculturalbadesc@gmail.com.
 
 
CINECLUBE
Dia 27, segunda-feira, às 19h, Cine Francês Aliança Francesa
Belle epine
(Belle epine) de Rebecca Zlotowski. França. 2010. 80min. Drama social. Sem classificação. Com Anaïs Demoustier e Léa Seydoux.
Prudência tem 17 anos e perdeu a mãe já poucos dias. Sozinha no apartamento da família, ela encontra Maryline, rebelde da escola, que lhe faz descobrir o circuito selvagem de Rungis.
 
Dia 28, terça-feira, às 19h, Cine Sesc especial Ditadura
A memória que me contam
De Lucia Murat. Brasil. 2012. 95min. Drama. 14 anos.
A ex-guerrilhera, Ana, ícone do movimento de esquerda, é o último elo entre um grupo de amigos que resistiu à ditadura militar no Brasil.
 
Dia 29, quarta-feira, às 19h, Cine Art 7
Os que chegam com a noite
(The nightcomers) de Michael Winner. Inglaterra. 1971. 96min. Drama, suspense. Sem classificação. Com Marlon Brando, Stephanie Beacham e Thora Hird. Tema: Ídolos – Marlon Brando.
Com a morte dos pais, um casal de crianças fica sob a guarda da governanta. Eles são fascinados pelo jardineiro da casa, que lhes apresenta o mundo dos adultos.
 
Dia 30, quinta-feira, às 19h, Cine Catarina
Epílogo
De Simone Bastos. Brasil. 2013. Drama. 10min. 10 anos. Com Lorenna Mesquita, Claudio Marinho e Gabrielly Alencar.
Outonos na alma
De Simone Bastos. Brasil. 2013. Drama. 8min. 12 anos. Com Viviane Bernard, Gerald Machado e Walmir Puccini.
 
Dia 31, sexta-feira, às 19h, Estreia
Quase samba
De Ricardo Targino. Brasil. 2015. Drama. 82min. 16 anos. Mariene de Castro, João Baldasserini, Otto e Cadu Fávero.
Tereza é uma cantora de rádio que está grávida e dividida entre qual dos homens é o pai da criança: um hacker e um miliciano.

Convidado: Alexander Siqueira (cineasta).

Mostra O cinema visto pelo cinema

Informações:
Auditório Brasílio Itibirê
(41) 3321-4729
Entrada Franca

Oficina Vocal Musical - SESIMINAS

Informações:
Inscrições abertas e vagas limitadas
Fones: (31) 3241-7177 / 7175