Caminhando na Estrada Cultural

terça-feira, 28 de abril de 2015

José Miguel Wisnik ao vivo no café filosófico cpfl‏

Informações:

Carlos Navas reverencia Mario Reis no Projeto Samba de Bamba

CARLOS NAVAS PARTICIPA DO PROJETO “SAMBA DE BAMBA” E FAZ HOMENAGEM A MARIO REI

O artista paulistano revive o elogiado CD“Quando o Samba Acabou”
– Dedicado a Mario Reis, que reverencia este inovador da canção brasileira.
Apresentação acontece no dia 5 de Maio, às 20 hs, no Teatro da Caixa Cultural, em Curitiba, com ingressos entre R$ 5 e 10,00.

        Há exatos 19 anos, o cantor Carlos Navas vem sendo saudado como uma voz especial e singular no panorama da canção brasileira contemporânea. Acumulando surpresas e despindo-se de vestes que ele próprio toma de empréstimo, lançou o CD  Quando o Samba Acabou” - Dedicado a Mario Reis em 2007, recebido com elogios unânimes da crítica especializada. Trata se da única homenagem em disco ao cantor Mario Reis - justamente no centenário de seu nascimento (1907 – 1981) - que, sem apelar para a imitação – como oportunamente frisou Hermínio Bello de Carvalho na contracapa do álbum – mostra os caminhos sinuosos pelos quais o canto de Mario segue influenciando um cantar moderno. Em sua forma mais bonita, um conjunto de dez canções aparece na voz de Navas. Ele se apropria delas como se nunca antes tivessem sido cantadas: de um lado, com frescor, sem a reverência excessiva; de outro, dispensando a preocupação em atualizar o que não perde atualidade – como toda boa arte. No tributo a este que é considerado o primeiro inovador do canto no samba, conhecido por sua dicção particular, que aproximava o canto popular da fala espontânea, são mescladas canções conhecidas, como “Se Você Jurar” (Francisco Alves / Ismael Silva / Nilton Bastos) e “Jura” (Sinhô) com outras obras. É o caso da belíssima faixa título “Quando o Samba Acabou”, de Noel Rosa. “Joujoux e Balangandans”, de Lamartine Babo, já interpretada em duetos de Mario Reis com Mariah e de João Gilberto com Rita Lee, foi gravada no CD em duo com Tetê Espíndola. A lição de explorar os recursos oferecidos pelo microfone e pelas demais ferramentas de gravação elétrica é percebida em “Filosofia” (Noel Rosa/ André Filho) e “Dorinha, Meu Amor” (José Francisco de Freitas).“Sabiá” (Sinhô), uma das primeiras canções gravadas por Mario (1928) completa o repertório, junto com “Meu Barracão” (Noel Rosa), “Cansei” (Sinhô) e “Fui Louco” (Noel Rosa/ Bide). No show, ele revisita todas as faixas do álbum e inclui números que não estão nele, como “A Tua Vida é um Segredo” e “Rasguei a Minha Fantasia” (Lamartine Babo), além de duas canções celebrizadas por Mario, compostas por Custódio Mesquita, autor que Navas reverenciou em 2011, no também elogiado CD “Junte tudo que é Seu...” (2011): “Doutor em Samba” (1935), feita especialmente para Reis, e “Prazer em Conhecê lo” (1932), única parceria de Custódio e Noel.  Ele estará acompanhado por Evandro Gracelli (violão), Humberto Zigler (percussão) e Moisés Alves (piano)

“Carlos Navas teve a inteligência de homenagear o grande Mario Reis sem tentar imitar o que é inimitável. Ao estilo quase minimalista do Mestre, contrapôs sua personalidade ora romântica ora maliciosa, apoiado em arranjos de bom gosto e trazendo, como bônus, a adorável Tetê Espíndola para dividir com ele o Joujoux e Balangandans. Repertório para essa oportuníssima homenagem é que não falta, já que Mario se firmou como intérprete de extremo bom gosto e muito à frente do seu tempo. Gravou relativamente pouco, nosso Mario e muitas vezes em duo com  Chico Alves. Volta e meia, saia de cena e, quando voltava, que festa! Da última vez, veio ao lado de Tom Jobim e Chico Buarque, fazendo prova de que estava antenado ao tempo, esse mesmo que o Carlos Navas nos faz atravessar ao lado de um dos maiores estilistas da nossa canção, num repertório irretocável. Bela e oportuna homenagem prestada por um jovem intérprete a um dos ícones do canto popular.”

Herminio Bello de Carvalho 
2007

Vídeos:
 DORINHA MEU AMOR – AO VIVO NO SESC POMPÉIA
JURA – PROGRAMA ENSAIO

Assessoria Carlos Navas
Site Oficial: www.carlosnavas.com.br

Glaucia Nasser - Vambora (Clipe Oficial)

Glaucia Nasser: Workshop com a cantora Glaucia Nasser

Glaucia Nasser: Workshop com a cantora Glaucia Nasser: Bate-papo descontraído sobre início da carreira, divulgação, parcerias, trabalho autoral e processo de composição. Glaucia irá compartilhar ...

 

Mazzaropi Um caipira em Bariloche