Caminhando na Estrada Cultural

quarta-feira, 4 de março de 2015

Regina Dias - "Marrento" de Clarisse Grova e Felipe Radicetti

Duo Backer - Vão (álbum CANTIGA)

Show do Duo Backer no Teatro do Sesc em Joinville

Duo Backer apresenta o Show Cantigas no Teatro do Sesc em Joinville
 Concerto será dia 12 de março (quinta), às 20 horas, e a entrada é franca.

O Show CANTIGA apresenta as composições do primeiro disco do Duo Backer, dia 12 de março, às 20 horas, no Teatro do Sesc em Joinville.  A apresentação terá participação especial dos músicos Cláudio Moraes e Thales Nunes. O conceito do disco foi norteado pelas pesquisas acadêmicas das integrantes do duo, somado à apropriação da diversidade dos ritmos da música popular brasileira.
O álbum e concerto compõem-se de nove peças, sendo duas um prelúdio e um interlúdio, que alinhavados a última composição conceituam o concerto CANTIGA, e cercam as demais peças através da reapresentação de um motivo principal. Partindo da estruturação das cantigas populares brasileiras, as peças são de curta duração, e seus temas inspirados nos aspectos da vida e cotidiano daquele que canta sua realidade, emoções e sonhos.
O Duo Backer é formado pela violonista Marcela Backer Gonzalez e pela cantora Rafaela Backer Gonzalez, ambas bacharelas em Música pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Desde 2009 atuam no cenário musical catarinense. Em 2011 abriram o Show de Arnaldo Antunes (SP), no 14º Festival de Música de Itajaí. Em 2014, após cursarem aperfeiçoamentos acadêmicos e de práticas instrumentais, gravaram o primeiro disco do duo – Cantigas, lançado em novembro, no Teatro Municipal Bruno Nitz, em Balneário Camboriú.

Cantigas
O disco CANTIGA originou-se das pesquisas acadêmicas desenvolvidas durante a graduação e aperfeiçoamento em Música das integrantes do DUO BACKER. Em seus estudos, Marcela Backer abordou o acompanhamento de violão com sonoridade solista, através de análises de peças em que o arranjo violonístico remete à estrutura de obras concebidas para violão solo, onde o plano melódico do arranjo apresenta-se como uma voz verdadeiramente contrapontística em relação à melodia da voz que acompanha, além de suprir as funções dos planos básicos de um acompanhamento.
Rafaela Backer aprofundou seus estudos em recursos de expressividade fundamentados nas nuances timbrísticas da voz, possíveis através de ajustes fisiológicos e pautados pelos elementos musicais, especialmente na canção. Partindo das percepções obtidas de tais pesquisas, o duo dedicou-se a elaboração de composições e arranjos abordando as estéticas, e técnicas interpretativas e estruturais que lhes instigaram.
Sendo a formação de um duo de violão e voz, as musicistas apropriaram-se da diversidade dos ritmos da música popular para contrastar uma peça de outra, gerando uma escuta diferente a cada execução. Desta forma, o disco contempla o jazz, o choro, o frevo, o baião e a valsa. Contudo, a forma tradicional de tais estruturas e da canção não se aplicaram aos arranjos. O projeto foi concebido em parceria com o compositor e músico violonista Thales Nunes, responsável pela maior parte das composições.
Intitulado CANTIGA, o álbum apresenta músicas de curta duração, visto que, na cultura popular brasileira, as cantigas de roda geralmente possuem uma pequena poesia que pode ser repetida e cantarolada diversas vezes. No mesmo contexto também foram inspirados os temas das composições, tratando de aspectos da vida e cotidiano daquele que canta sua realidade, emoções e sonhos.
O disco Cantigas foi produzido por Alegre Corrêa, gravado e masterizado no Estúdio Café Maestro - Itajaí/SC, e contou com participações dos músicos: Thales Nunes, Bruno Moritz e Nailor Azevedo (Proveta).

Marcela Backer
Iniciou seus estudos musicais em violão na cidade de Joinville (SC) aos 13 anos no Conservatório Bellas Artes. Estudou música, violão popular, violão erudito, e harmonia com professores particulares como Ricardo Pauletti (SC), Marcus Llerena (SC) e no Conservatório Musical Rogério Koury (SP). Formou-se Bacharel em Música – Violão pela UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) em 2012, onde trabalhou como musicista do Setor de Arte e Cultura.
Participou de oficinas e workshops com diversos músicos, dentre eles, Zé Paulo Becker (RJ), Guinga (RJ), Conrado Paulino (SP), Daniel Wolff (RS), Marcus Tardelli (RJ), Duo Siqueira Lima, Alexandre Ribeiro (SP) e Sérgio Freitas (SC), tendo sido monitora dos dois últimos nos Festivais de Música de Itajaí (SC). Integrou a organização do projeto JAZZ UNVERSITÁRIO (SC) e lecionou em escolas particulares de música em Santa Catarina e no Conservatório Souza Lima & Berklee (SP) como professora de violão popular.
Estudou na Faculdade Souza Lima e Berklee com o professor Jarbas Barbosa, e cursou aperfeiçoamento em violão popular com o violonista Alessandro Penezzi (SP). Cursou como aluna especial do Mestrado em Música da USP (Universidade de São Paulo) a matéria Música e Mídia da Professora Heloísa Valente.
Direciona suas pesquisas para o estudo do acompanhamento do violão de seis cordas que remete à sonoridade de violão solo. É associada à ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música), tendo apresentado trabalho no congresso de 2013, bem como artigo publicado nos anais do mesmo. Como professora atua principalmente no ensino do violão popular brasileiro para crianças.
Em 2009 formou o Duo Backer com sua irmã, a cantora Rafaela Backer Gonzalez. No ano de 2014 gravou e lançou o primeiro disco do Duo Backer - Cantiga. Como violonista solo realizou concerto de abertura do VI Seminário de Violão de Itajaí (SC).

Rafaela Backer
Iniciou seus estudos musicais em canto na cidade de Joinville (SC) aos 14 anos no Conservatório Bellas Artes. Estudou música, técnica vocal, piano e solfejo com professores particulares e no Conservatório Musical Rogério Koury (SP). Formou-se Bacharel em Música – Canto pela UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) em 2012, onde trabalhou como musicista do Setor de Arte e Cultura e professora de Canto no curso de Extensão.
Participou de oficinas e workshops com diversos músicos, dentre eles, Tatiana Parra (SP), Agnes Schmeling (RS), Tutti Baê (SP) e Arismar do Espírito Santo (SP), tendo sido monitora dos dois últimos nos Festivais de Música de Itajaí (SC). Integrou a organização do projeto JAZZ UNVERSITÁRIO (SC) e lecionou em escolas particulares de música em Santa Catarina e no Conservatório Souza Lima & Berklee (SP) como professora de canto, além de ter ministrado workshops de canto popular.
Estudou Improvisação com a professora Cindy Borgani na Faculdade Souza Lima e Berklee (SP), e cursou o aperfeiçoamento FIV (Formação Integrada em Voz) no Centro de Estudos da Voz (SP) com a fonoaudióloga Dra. Mara Behlau. É mestranda em Música – Sonologia na Universidade de São Paulo – USP, sob orientação da Prof.ª. Dr. Heloísa Valente.
Direciona suas pesquisas para o estudo dos recursos interpretativos em timbre vocal e canção popular. É associada à ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música), tendo apresentado trabalho no congresso de 2013, bem como artigo publicado nos anais do mesmo. Em 2009 formou o Duo Backer com sua irmã, a violonista Marcela Backer Gonzalez. No ano de 2014 gravou e lançou o primeiro disco do Duo Backer - Cantiga.

Site:

Fan Page:

Link das música no youtube:

Serviço:
Show Cantigas – Duo Backer
Dia 12/03 – Quinta-feira
Às 20 horas
No Teatro do Sesc em Joinville
(Rua Itaiópolis, 470 – Bairro América – Joinville – SC)
Entrada Franca (Retirada do ingresso uma hora antes da apresentação, no local.)
Realização: Sesc Joinville



Mais Informações:
Mirian Arins: (47) 9965-4637
Marcela Backer: (47) 9957-8346
Rafaela Backer (47) 9957-8320
Jornalista responsável: Mirian Arins (DRT SC 01762 JP)
Fotos: Gabriel Silveira
Mirian Arins
Jornalista e Produtora Cultural
Universo Paralelo Produções Artísticas
(47) 9965-4637
 

UBC - Assembleia Geral Ordinária - Reserve esta data: 18/03!

Maiores detalhes no site:

El Buscón, de Quevedo en el Fernán Gómez. Centro cultural de Villa

Informações:

A ilha (Djavan) - Andrea Dutra

Alma Thomas e Tiago Trajano, Rodica Weitzman com Julio Bittencourt Trio e Marco Tommaso, Tomás Improta e Ivan Azevedo homenageiam Tom Jobim, Daniela Spielmann Quarteto, Andrea Dutra Quarteto e muito + na TribOz

QUINTA, 5 DE MARÇO

1º show: Alma Thomas e Thiago Trajano
A cantora norteamericana Alma Thomas e guitarrista Thiago Trajano continuam o projeto em que homenageiam suas grandes inspirações, Ella Fitzgerald e Joe Pass, e também os clássicos do jazz norteamericano que emocionam os ouvintes de jazz há décadas. O repertório renovado inclui "April in Paris", "I got it bad", "It don't mean a thing" e "When I fall in love".
Alma Thomas - voz, Thiago Trajano - guitarra.
Abertura da casa: 18h
Apresentação: 18h30 à 20h
Couvert artístico: R$ 15,00

2º show: Rodica Weitzman com Julio Bittencourt Trio e Marco Tommaso
Original de Boston (EUA), Rodica Weitzman é uma estudiosa da música popular norteamericana, e tem se destacado no cenário musical também por sua originalidade como intérprete de voz inconfundível. Acompanhada pelo Julio Bittencourt Trio e do pianista Marco Tommaso, ela apresenta as várias vertentes do jazz e  do blues, interpretando clássicos como "Fever", "The man I love", "What's going on" e "Summertime".
Rodica Weitzman - voz, Julio Bittencourt - bateria, Luciano Bittencourt - guitarra e violão, BJ Bentes - baixo acústico e elétrico. Participação especial: Marco Tommaso - piano.
Apresentação: 21h
Couvert artístico: R$ 30,00


SEXTA, 6 DE MARÇO

1º show: Tomás Improta e Ivan Azevedo homenageiam Tom Jobim
O pianista Tomás Improta e o cantor Ivan Azevedo apresentam músicas do maestro Tom Jobim, por ocasião do ano em que se completam 20 anos de seu falecimento. No repertório, "Luiza", "Olha Maria", "Eu te amo" e "Dindi".
Tomás Improta - piano, Ivan Azevedo - voz.
Abertura da casa: 18h
Apresentação: 18h30 às 20h
Couvert artístico: R$ 15,00

2º show: Daniela Spielmann Quarteto
A saxofonista Daniela Spielmann é nome obrigatório entre os craques de seu instrumento. Ela alia a força de sua interpretação com a criatividade de suas composições e arranjos, em uma abordagem livre e espontânea com influências jazzísticas. No repertório, "Cabaceira, mon amour" (Sivuca), "Surfboard" (Tom Jobim), "Benny Goodman no choro" (Garoto e Benny Goodman) e "Retrato em branco e preto" (Tom Jobim e Chico Buarque).
Daniela Spielmann - saxofones e flauta, Domingos Teixeira - violão, Rodrigo Villa - contrabaixo, Xande Figueiredo - bateria. 
Apresentação: 21h
Couvert artístico: R$ 30,00


SÁBADO, 7 DE MARÇO

Andrea Dutra Quarteto
A cantora e compositora carioca, integrante do Arranco de Varsóvia, já cantou ao lado de Danilo Caymmi, Arlindo Cruz, Sandra de Sá e Martinho da Vila. Há cinco anos é residente mensal no TribOz, onde canta música brasileira e e jazz, misturando Toninho Horta, Cartola, Gershwin e Cole Porter.
Andrea Dutra - voz, Paulo Malaguti Pauleira - piano, Alex Rocha - baixo, Ricardo Costa  - bateria.
Abertura da casa: 20h
Apresentação: 21h
Couvert artístico: R$ 30,00

Agência de Notícias Brasil-Árabe

Agência de Notícias Brasil-Árabe

Mostra de Cinema Japonês - Parte 1

Informações: