Caminhando na Estrada Cultural

quinta-feira, 9 de abril de 2015

VIII Festival da Mantiqueira

A Tenda Cassiano Ricardo, espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) reservado aos escritores joseenses, terá uma programação especial e gratuita no Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura. O evento começa nesta sexta-feira (10) e segue até domingo (12) em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos.
Na tenda, que funcionará no sábado (11), das 9h às 21h, e domingo (12), das 9h às 18h, o público poderá participar de seis palestras, com os escritores Jorge Pessoto, Fernando Lopes, JB Magalhães, Alcimar de Souza Lima e Oswaldo Almeida Jr, além de sete lançamentos de livros, exposição e comercialização de 60 livros de 33 autores selecionados em edital. Confira aqui a lista com o nome dos escolhidos.
Os lançamentos de livros ocorrerão durante a tarde de sábado (11), com os escritores Paulo Barja, Paulo Maia, L.F. Santos e Diego Peixoto, e na manhã de domingo (12), com as escritoras Sandra Regina G. Araújo e Sandra Lúcia de Vasconcelos Borges. Além de autografar as obras, os autores vão compartilhar histórias e o processo de escrita.
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo dedica um momento para a Academia Joseense de Letras, com um bate-papo na Tenda Cassiano Ricardo entre Wilson R. e Paulo Barja e uma oficina de trovas com Mirtes Mazieiro e Christina Hernandes no Núcleo de Ação Cultural de São Francisco Xavier, onde ocorrerá o lançamento da coletânea de contos e poesias pelo Prêmio SFX de Literatura.
Na noite de sábado (11), o diálogo entre a literatura e a música ganhará as ruas do distrito joseense com os shows "Eu Tenho Meu Sonho", apresentado por Deo Lopes e Banda, às 21h30, e "Serenata", realizado pelo grupo Seresteiros do Vale, às 23h,  O show interpretado pelo compositor e cantor Deo Lopes é produto da pesquisa de Moacyr Pinto, autor do livro homônimo ao título do show.
A abertura do Festival da Mantiqueira será nesta sexta-feira (10), a partir das 19h30, na Tenda Literária, com a participação do escritor Affonso Romano de Sant’Anna e do show de Renato Teixeira. Os escritores Mário Prata, Marçal Aquino, Edney Silvestre, Fabrício Carpinejar também estarão no evento.
A programação da 8ª edição do festival pretende dialogar e debater assuntos que se entrelaçam até atingir o tema central: “Todos os Cantos”, escolhido pelo curador Luiz Rufatto para trazer à tona a pluralidade da produção nacional.
O Festival da Mantiqueira é realizado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Turismo de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo. A execução é da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte).

Nenhum comentário: