Caminhando na Estrada Cultural

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Marianna Leporace e Sheila Zagury apresentam o show "São Bonitas as Canções" no Teatro Solar de Botafogo.


Domingo Especial no Midrash


Orquestras e Coral Pró-Música/UFJF se unem em Concerto de Natal

Orquestras e Coral Pró-Música/UFJF se unem em Concerto de Natal
   Mantendo a tradição, os instrumentistas e os cantores do Centro Cultural Pró-Música/UFJF se unem em um só acorde no tradicional – e esperado– Concerto de Natal. Mais uma vez, a Igreja da Glória empresta a sua acústica e sedia em seu altar o encontro das Orquestras e do Coral da instituição. A regência ficará por conta da mestrina Nerisa Aldrighi e do maestro Guilherme Oliveira. No programa, destaque para o tradicional Oratório "Messiah", de Handel, além da seleção de Natal com arranjo de Roberto Tibiriçá (ver quadro). 
  Mais de 40 instrumentistas do Pró-Música/UFJF, integrantes das orquestras Sinfônica e de Câmara Pró-Música/UFJF, se unem neste concerto comemorativo. As orquestras são formadas por alunos da Escola de Artes Pró-Música/UFJF que se destacaram nos cursos e foram convidados a integrar um trabalho conjunto. As orquestras, que já se apresentaram nas principais salas de concerto do país, são um dos estágios no processo de formação de músicos. A maioria dos instrumentistas é beneficiada pelo Projeto Ação Social Através da Música, programa de bolsa de estudos com empréstimo de instrumentos realizado há décadas em Juiz de Fora.  
  Já o Coral Pró-Música/UFJF tem participado da vida da cidade, em eventos culturais e sociais, não se afastando um ano sequer de suas atividades em seus mais de 35 anos de existência. Ao lado das orquestras Pró-Música/UFJF, vem realizando importantes obras do repertório clássico, bem como obras “à capella”. Conta com sete CDs gravados durante os Festivais de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. Desde a sua criação, fez centenas de apresentações em Juiz de Fora e região, assim como em importantes salas de concerto do país, como a Sala Cecília Meirelles, no Rio de Janeiro.
  A apresentação de final de ano do Pró-Música/UFJF celebra, ainda, o encerramento das atividades da instituição em 2014. Este ano, o público pôde conferir a ampla programação em cinco projetos fixos: exposições na Galeria Renato de Almeida, shows no Terças Musicais, concertos na Série Clássicos Pró-Música, exibição comentada no Hoje é dia de Ópera, além de apresentações de grupos da instituição no Música nas Igrejas.
  Este ano, o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga chegou à 25ª edição. O Pró-Música/UFJF realizou o 18º Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrella e garantiu a retomada do Pró-Jazz Festival. Ao longo do ano, o público também pôde participar de concertos especiais, como o de Páscoa e, agora, o de Natal. 
Programa
Orquestras e Coral Pró-Música/UFJF
Regência: Nerisa Aldrighi e Guilherme Oliveira

DENES AGAY         Uma Bênção Antiga

G.WEISS E B.THIELE        What a wonderful world 

GEORG FRIEDRICH HÄNDEL     Oratório "Messiah"

                                                                But Who May Abide the Day of His Coming?
                                                                Pedro Couri (contratenor)

                                                                The Trumpet Shall Sound
                                                                Guilherme de Oliveira (baixo)

                                                                Hallelujah

TRADICIONAL                 Seleção de Natal (arr. Roberto Tibiriçá)
 
Quando: Dia 21 de dezembro, às 20h
Onde: Igreja da Glória
Quanto Custa: Entrada franca
 
Assessoria Pró-Música (3216-4787)
Lilian Pace (9112-5581)
Fabíola Costa (982-2422)