Caminhando na Estrada Cultural

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Naldo no Lapa 40 Graus!


José Barros e Navegante Trio - 4 janeiro - Palmela de PALMELA

Compre já o bilhete e receba um CD no ato da compra!
Ofereça Cultura!
 
 

Auguri di Buone Feste dall' Istituto Italiano di Cultura


A Aldeias Infantis SOS deseja Boas Festas a todos!


Católicas pelo Direito de Decidir nos desejam Boas Festas!

Boas Festas!
Neste final de ano, em que usualmente fazemos o balanço do que passou e cultivamos os sonhos para o tempo que virá, desejamos:
  • que os desafios encontrados e as dificuldades superadas em 2012 renovem nossas energias para continuarmos, em 2013, buscando um mundo justo e igualitário;
  • que juntas/os possamos celebrar a vida que queremos para todas as pessoas: digna, justa, com fartura, sem opressão e sem discriminação;
  • que a vida se encha de paz e todas/os vivamos sem medo e sem violência;
  • que a vida das mulheres tenha valor e que a gente possa celebrar a eqüidade que colocará em movimento todos os nossos sonhos.
Feliz Natal e um ano novo repleto de realizações maravilhosas!
Equipe de Católicas pelo Direito de Decidir

Boas Festas/Horário de Funcionamento Grupo Cadenas

Amigos, Clientes, Colaboradores e Parceiros!
Comunicamos que faremos uma breve pausa em nossas atividades nos dias 22 e 24/12, assim como 29 e 31/12.
Nos dias 26, 27 e 28/12 o expediente será normal.
Aproveitamos para desejar boas festas e um 2013 e muito sucesso e harmonia!
 
 

Noite FdE #VaiFimdoMundo acontece dia 20/12

Na véspera das mudanças mundiais anunciadas pelo calendário maia, o Corrente Cultural apresenta mais uma edição da Noite Fora do Eixo, mostrando o trabalho independente de Poços e região.

Acontece no próximo dia 20, quinta-feira, a Noite Fora do Eixo Poços de Caldas, que consolida-se pela sua 30ª edição. A Noite FdE #VaiFimdoMundo se apropria do conceito de uma possível mudança global, conhecida pela recente interpretação do calendário maia, e na véspera do tão aguardado “fim do mundo” reafirma a qualidade artística do sul de Minas trazendo as bandas Cuíca Elétrica e Beatrice, além da convidada Legalê, de Bauru-SP.
De Alfenas-MG, o trio Cuíca Elétrica deve energizar o público com melodias de pura brasilidade, fundidas ao rock e a ritmos interioranos. Já os poçoscaldenses da Beatrice voltam a se apresentar depois do aplaudido show no Festival #VaiSuldeMinas, em novembro deste ano. A banda que volta aos palcos depois de um hiato entre o lançamento do disco ‘Xilepah’ e projetos individuais dos integrantes, traz um som vigoroso ao mesmo tempo que dançante, que se apoia no emblemático rock britânico.
A Legalê vem do interior paulista para uma inédita apresentação no palco da Noite FdE Poços. A banda traz uma sonoridade carregada de suingue e calcada em elementos do funk e ska que se misturam ao rock, e promete ser uma ótima atração pra quem quer um fim de mundo em alto astral.
E que assim o mundo acabe em risos também: pela segunda vez o ator e comediante Valber Rodrigues sobe ao palco da Noite FdE com a proposta do gênero Stand Up Comedy. A calorosa estreia na edição de outubro, o faz voltar para relatar suas percepções hilárias de um dos piores momentos - senão o pior - do relacionamento: a separação.
Na exposição #VaraldaArte, mais trabalhos de sul-mineiros. De Poços de Caldas-MG, Renato Gaiga apresenta seus registros fotográficos da Herpetofauna brasileira, com imagens surpreendentes de anfíbios e répteis da Amazônia. Soma-se a estes a literatura coletiva do Guisado, projeto de Alfenas-MG que trabalha as letras como forma de expressão sociocultural.
Outro destaque para os amantes das artes visuais é o projeto Envelope, que distribui poemas de diversos autores independentes reunidos pela paulistana Maitê Andorra, e estará presente na Banquinha FdE, ponto de distribuição de artigos culturais dentro da Noite Fora do Eixo.
A Noite FdE #VaiFimdoMundo acontece à partir das 22h00 no New York Pub. Mais informações pelos links www.correntecultural.com, www.facebook.com/coletivocorrentecultural e www.twitter.com/cccultural.

Serviço:
Noite Fora do Eixo de dezembro
Quando? 20 de dezembro (quinta-feira)
Que horas? 22h00
Onde? New York Pub
Rua Rio de Janeiro, 243, Centro - Poços de Caldas-MG
Quanto? R$10,00 (* as primeiras 100 pessoas)

ARTMIX desejam Feliz Natal e um Excelente 2013!


FÉRIAS COM MAIS CULTURA - PROGRAMAÇÃO / JANEIRO 20...

Cultura de Todos: FÉRIAS COM MAIS CULTURA PROGRAMAÇÃO / JANEIRO 20...: Dia: 12/01/2013 sábado, às 17 horas Local: Teatro Paulo Alcides Jorge Espetáculo: SESC - “A bailarina e o palhaço” - Teatro Infantil D...

Oficina de Livros nos deseja Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

Um Grande abraço da equipe Oficina de Livros
Comunicamos que entraremos em recesso a partir do dia 19/12 e retornaremos dia 02/01. 

Casa Poema Carta aberta ao meu primo Joaquim bendito - (parte um)

Gente, nossa dama, a Dona Poesia continua com tudo em cima com seus versos cativantes ecoando por todos os cômodos no aconchego da Casa Poema. Este ano foi intenso. Nossa casa completou quatro aninhos com a presença do querido Zeca Baleiro no mais recente Poesia do Encontro. Jonathan Silva, cantor e compositor capixaba, baixou no palco do Teatro Possível com um belíssimo show do CD “Benedito”, com canções que aliviam e encantam alma. Foi lindo! Dona Elisa Lucinda montou no tambor e congo, já que ela é madrinha da Banda de Congo da Barra do Jucu no Espirito Santo, e mandou ver. Mas não lamente quem não veio. Vamos repetir a dose mais adiante. Também fizemos várias apresentações com temas diversos, tanto das turmas do Curso Livre quanto das turmas das Oficinas que realizamos mensalmente com duração de quatro dias. Essa Oficina de dezembro agora acolheu gente até da Bahia e de Minas Gerais. Muito em breve postaremos o vídeo dos depoimentos de cada um dos participantes, para que vocês possam vir correndo participar da próxima que acontecerá em JANEIRO, do dia 21 ao 25 (segunda à sexta). As inscrições já estão abertas. O relato dos alunos é comovente. Vocês verão, ainda neste verão! Aqui na escola temos alunos que já fazem parte deste processo de “Aprender a dizer poesia sem ser chato” há doze anos, dez anos, outros há oito, e outros há alguns meses; mas há também aqueles que, por algum motivo, precisam se afastar em um determinado momento, e que acabam voltando para a boa mãe Casa Poema.
ATENÇÃO para não perder:
Na próxima quarta-feira, dia 19 de dezembro às 20h, apresentaremos o recital “Mãos Dadas” com poemas do poeta amado Carlos Drummond de Andrade no ano em que comemoramos seu aniversário de 110 anos. Convidamos os amantes e simpatizantes da poesia, para apreciar nossos alunos e professores no palco do Teatro Possível, finalizando este ano de mãos dadas!
 
 
A casa Poema deseja a todos um ano bom, farto, genial, criativo e corajoso. Fiquem agora com a crônica da nossa Elisa Lucinda, como mensagem de novos tempos.
Abraços poéticos,
Raquel Corbetta
e
Equipe Casa Poema
(21)2286-5976 / 2286-5977 / 9804-1613
 
Carta aberta ao meu primo Joaquim bendito - (parte um),
Meu querido primo Joaquim , não vou me valer aqui do fato de ser sua parente, meu supremo primo, mas há coisas que não posso deixar de dizer e o assunto é vasto. Como eu disse à sua mãe, a tia Benedita, sua posse é o acontecimento cívico ao qual muito me maltratou faltar. Infelizmente não pude. Mas, creia-me, sou convidada para sua festa antes de você existir. Lá no meu sonho, na sala nobre da esperança, apelidada por tantos de utopia, você já existia, meu nêgo. Esse é o destino dos justos quando conseguem alcançar seus merecidos patamares. Estou muito feliz por esse novo Brasil que tem hoje esse negão como símbolo.
Vivo tentando identificar meus preconceitos para não cair na incoerência de, ao lutar contra as discriminações, ser, sem querer, em alguma instância, racista também, preconceituosa também. Mas, para além dessas doenças conceituais, há os times, desde as ancestrais arenas. O que estou dizendo é que, até ao escolher amigos, temos uma espécie de critério, uma cartilha ética invisível cujos quesitos habilitam ou não aquele ser a ingressar na turma de gente nossa. Neste sentido, para muitos, você, Joaquim, é o nosso herói de agora, um herói preto, coerente e possível. Sua vitória é a nossa vitória, primo. Por incrível que possa parecer a muitos, é um negão que agora representa o time dos honrados, dos sonhadores, os de bom caráter, os que acreditaram nos artigos e parágrafos da Constituição, os que pagam seus impostos confiantes de que cada dividendo desse é um tijolo na construção do progresso do seu país. Não sou daquelas que acha que se um cidadão cometeu um erro, ele é errado em tudo. Mas fiz uma hipótese: e se cada um dos réus, um dos condenados, por acaso, fosse também racista? Será que de noite, no escuro do confortável travesseiro, antes da cadeia, depois de ouvir a sentença, esse indivíduo condenado não terá pensado na calada da noite, com seus brancos botões: “Mas não é que aquele macaco me condenou? O gorila fdp conseguiu me botar na cadeia, não tô acreditando! Pior é que eu não posso nem falar uma coisa dessa, porque agora eles estão com essa palhaçada de que racismo é crime, e é capaz de eu me complicar ainda mais e agravar minha pena, por causa daquele chimpanzé!”. Ai ai. Eu sei que é preciso ser muito macho para fazer o que você fez, Joaquim! E mais que isso, é preciso ser independente, não ter rabo preso, para poder manter a cabeça erguida e a voz valiosa. Por isso a presidência do Supremo que você inaugura, como o primeiro negro a ocupá-la, inaugura também um novo tempo. Queiram ou não, a democracia avançou. Há os que têm saudade da escravidão, há os que ao ouvirem a dosimetria, mesmo tendo estes sido flagrados roubando o dinheiro público, ou seja, dinheiro nosso, insistem em se perguntar: “onde está o tronco uma hora dessa e a chibata pra botar esse nego pra cantar?”. Parece exagero meu, mas ainda há um Brasil sórdido, atrasado, corrupto ao qual você com sua coragem vem confrontar. Ao desestabilizar as estúpidas convicções com seu puro entendimento da lei, você interferiu no rumo de nossa história. Você, meu querido Supremo Ministro do Tribunal da Justiça Federal, ressignificou o mito do Zumbi, deu valência ao esforços de tantos homens de bem que lutam para que a sociedade seja plena de homens da sua linhagem, que poucas vezes se veem tão bem representados. Hoje o Brasil comemora uma fatia muito importante do sonho político de uma sociedade que tanto sofre com os desmandos, corrupção e traição contumazes de seus representantes. Obrigada excelentíssimo primo Joaquim, nossa juventude agradece a sua presença e comemora: a coisa agora tá preta! E muito boa!
Elisa Lucinda.
Ps: Você quer acessar a parte dois dessa carta? Entre no meu blog http://www.escolalucinda.com.br/alira/ e na minha página no facebook: https://www.facebook.com/elisalucinda, a partir de terça feira que vem, dia 18, para ler a continuação desta missiva. Beijos

Pré Réveillon Casuarina e Banga - 30.12 na Fundição Progresso - Vendas Abertas


Pé ante pé... descobre o que a vila é! - Um guia para descobrir o Centro Histórico da Vila de Palmela

Clique aqui para ver o guia

Curatoría Forense nos deseja Felices Fiestas

 
Queremos compartir con ustedes nuestra alegría de terminar el 2012 con muchos proyectos realizados y nuevas iniciativas en desarrollo para el año que está por comenzar.
Queremos compartir con ustedes nuestro profundo agradecimiento a todos quienes colaboraron con la gestión del seminario [Multiple Choice]; con la gira europea [Link & Exchange], con la gira de presentación del [Mapa de Residencias] y con la producción de las residencias de arte contemporáneo [And so on, and so forth]; [Social Summer Camp III] y [De Uso público]; así como a todos aquellos que participaron en cada una de estas actividades.
También, queremos agradecer especialmente a quienes nos invitaron a participar y colaborar en sus iniciativas de 2012.
Otro agradecimiento especial a todos con quienes hemos sostenido conversaciones (y también ricas discusiones) sobre escenas locales y producción artística latinoamericana y a quienes nos abrieron generosamente las puertas de sus casas para recibirnos de la mejor manera.
Queremos agradecer -y mucho- a todos quienes ayudaron a desarrollar y concretar la Red de Gestiones Autónomas de Arte Contemporáneo :: Latinoamérica y el Acuerdo de Relaciones entre Personas e Instituciones de Arte Contemporáneo.
Finalmente, nuestro agradecimiento es también para los lectores de Curatoría Forense y todos quienes construyen la red social de la que somos parte.
Todo lo que hemos hecho conjuntamente nos pone a prueba y nos plantea nuevos desafíos.
¡Muy feliz 2013!
Un abrazo,
 
Jorge Sepúlveda T.
Curador Independiente
Curatoría Forense
 
Ilze Petroni
Investigadora de Arte Contemporáneo
Curatoría Forense
 

TRABAJADORES DE ARTE - Felices Fiestas

Queremos celebrar con ustedes que este año -y con la colaboración inestimable de muchos- hemos redactado el Acuerdo de Relaciones entre Personas e Instituciones de Arte Contemporáneo.
Esta iniciativa es fruto de una larga investigación y debate con artistas, curadores, galeristas, investigadores e historiadores de arte contemporáneo en Centro y Sudamérica y tiene el objetivo de establecer condiciones mínimas para el reconocimiento efectivo de la noción de Trabajador de Arte Contemporáneo; de la necesidad de la justa retribución del trabajo y el establecimiento de condiciones de trabajo explícitas entre personas, gestiones institucionales y gestiones autónomas.
Sabemos que queda mucho por hacer. Pero también sabemos que es preciso dar el primer paso.
Por eso estamos redactando -en colaboración- nuevas versiones del Acuerdo para los países de Centro y Sudamérica; y así difundirlos y poder hacerlos efectivos en las diferentes relaciones profesionales que establecemos.
Estamos convencidos que es nuestra manera de colaborar en el establecimiento de buenas prácticas en arte contemporáneo. Estamos convencidos de que es a partir de la asociación y articulación colectivas que vamos cumplir con nuestros deberes y nuestros derechos.
No hace falta decir que contamos con ustedes para hacer el deseo realidad.
Un abrazo
Equipo de Trabajo
Trabajadores de Arte Contemporáneo
http://www.trabajadoresdearte.org

Trabajadores de Arte - 2012 / contacto@trabajadoresdearte.org

Festa Deixa Se Envolver com Melanina Carioca e Parada Samba Fest com Grupo Balacobaco!


TribOz Programação de encerramento de 2012!

Caros amigos,
Essa é nossa última semana de funcionamento em 2012. Agradecemos o apoio fundamental de vocês durante todo ano.
Voltamos em 10 de janeiro com muita música e criatividade.
Feliz 2013!
Equipe TribOz


QUINTA, 20 DE DEZEMBRO


Happy Hour & Jazz com Sebastián Zinola
Pianista, vocalista, compositor e arranjador uruguaio, Sebastián Zinola tem formação sólida em jazz e piano clássico, incluindo performances com os lendários jazzistas de seu país, Ruben Rada e Hugo Fattoruso. O músico mostra todo seu talento percorrendo uma impressionante diversidade de estilos musicais: dos standards do jazz, cool jazz e bossa, passando pelo clássico e ainda música popular - um repertório perfeito para relaxar em um final de dia no Rio.

Horário: 18h às 20h30
Couvert artístico: R$ 5,00


Zazá Desiderio convida Camille Thouvenot
Atualmente residindo na França, o baterista carioca Zazá Desiderio vem participando de grandes festivais de jazz pela Europa. De passagem pelo Brasil, ele convida o pianista francês Camille Thouvenot, jovem talento de destaque nas cenas jazzisticas europeias. Eles apresentam uma viagem pelas releituras de canções francesas, standard de jazz, arranjos da música erudita e composições próprias; um jazz moderno, com swing brasileiro.

Camille Thouvenot - piano, Zazá Desiderio - bateria, Audray Prodrini - violoncelo, Bruno Aguilar - baixo.

Apresentação: 21h à 1h
Couvert artístico: R$ 20,00



SEXTA, 21 DE DEZEMBRO

Happy Hour
Happy hour diferente, em um ambiente de informalidade e sofisticação. No telão, vídeos de jazz e bossa nova. O cardápio tem comidinhas originais, vinhos australianos e deliciosos drinks - dose dupla de caipirinha das 18h às 20h! Uma excelente opção para o fim de tarde.

Horário: 18h às 20h30
Entrada franca


Cliff Korman Trio
O novaiorquino Cliff Korman é pianista, compositor e pesquisador reconhecido, com 25 anos de imersão no universo musical do Brasil. Estudou com nomes como Ron Carter e Kenny Barron, e toca freqüentemente em Birdland e no Lincoln Center (EUA). Acompanhado por Augusto Mattoso e Rafael Barata, Korman interpreta "Speak no evil" (Wayne Shorter), "Mulatas etc. e tal" (Paulo Moura), e composições próprias, como Saudade do Paulo e Brasilified.

Cliff Korman - piano, Augusto Mattoso - baixo, Rafael Barata - bateria.
Apresentação: 21h à 1h
Couvert artístico: R$ 20,00



SÁBADO, 22 DE DEZEMBRO

Hot Jazz - convidados especiais: Alma Thomas e Julio Merlino
Na última noite de funcionamento do TribOz em 2012, o quarteto residente faz, com convidados, uma apresentação especial de muito improviso e criatividade. No repertório, standards de jazz como "All blues" (Miles Davis), "'Round Midnight" (Thelonious Monk) e "Caravan" (Duke Ellington), e composições próprias, como "Blue blue blues".

Tomás Improta - piano, Mike Ryan - trompete e flugel, Rodrigo Ferreira- contrabaixo, Paulo Diniz - bateria. Convidados especiais: Alma Thomas - voz, Julio Merlino - sax.

Abertura da casa: 20h
Apresentação: 21h à 1h
Couvert artístico: R$ 20,00



TribOz - Centro Cultural Brasil-Austrália
Rua Conde de Lages, 19 - Lapa
Informações / Reservas (abertas a partir da véspera de cada apresentação, somente por telefone): (21) 2210 0366 / 9291 5942