Caminhando na Estrada Cultural

domingo, 9 de dezembro de 2012

Leva na Lembrança - Tiago Gasta (Prole Fera)


Mostra de Teatro do Oprimido em Maricá

Acontece no dia 11 de dezembro, terça-feira, as 14h, no Centro Educacional Municipal Joana Benecdita Rangel, a Mostra de Teatro do Oprimido em Maricá. A atividade marca o encerramento do Projeto Piloto Teatro do Oprimido em Maricá, parceria do Centro de Teatro do Oprimido (CTO) e a Prefeitura de Maricá, iniciado em setembro deste ano capacitando servidores municipais no método teatral. Entre os participantes estão funcionários das Secretarias de Participação Popular e Assistência Social, Educação, Cultura e Saúde.
Em quatro meses de trabalho, foram construídas cenas de Teatro-Fórum no Colégio Estadual Elisiário Matta com estudantes, realizadas Oficinas de Teatro do Oprimido na Associação de Moradores de Inoã com os moradores locais, e no Centro de Atenção Psicossocial de Maricá com usuários.

A Mostra é um apanhado dos produtos resultantes do trabalho. A Programação contará com a Exposição “Maricá dos Sonhos” de desenhos e pinturas criadas pelos participantes a partir da visão individual e coletiva do município, levando para as telas de tecido a realidade da cidade e as cores de uma Maricá dos sonhos.

Além da Exposição, a Mostra vai apresentar a cena de Teatro-Fórum “O casamento”, construída à partir de histórias reais de estudantes do 4º ano do ensino de formação de professores do C.E. Elisiário Matta.
 
SERVIÇO:
Mostra de Teatro do Oprimido de Maricá
Data: 11 de dezembro (terça-feira) | Horário: 14h
Local: Centro Educacional Municipal Joana Benedicta – Rua Nossa Senhora do Amparo, 240, Centro, Maricá
Informações: (21) 2637-2052 (C.E.M Joana Benedicta)| (21) 2215-0503 e 2232-5826 (CTO)
Programação:
  • Abertura da exposição “Maricá dos sonhos”
Obras feitas a partir das técnicas da Estética do Oprimido com estudantes do Colégio Elisiário Matta; com moradores de Inoã, através da Associação de Moradores; com os usuários do CAPS de Maricá; e com os Servidores da Saúde, Participação Popular e Assistência Social, Educação e Cultura.
  • Peça de Teatro-Fórum “O Casamento”
Construída à partir de histórias reais de estudante do 4º ano do ensino de formação de professores do C.E. Elisiário Matta, a peça aborda as opressões enfrentadas por uma mulher, que após se casar sofre violência doméstica de seu marido. Diante dessa situação de machismo, ela tenta dialogar com seu companheiro, mas o mesmo a proíbe de qualquer possibilidade de separação. Após a encenação a platéia é convidada a entrar em cena, substituindo a personagem oprimida, propondo novas alternativas.
 

RapRJ vol. 2 com ConeCrewDiretoria e convidados - 14.12 na Fundição Progresso