Caminhando na Estrada Cultural

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

II Concurso Nacional de Pesquisa sobre Cultura Afro-Brasileira - Prêmio Palmares 2012

Maiores informações no portal www.palmares.gov.br

Kadu Mauad lança seu primeiro disco

Kadu Mauad lança seu primeiro disco “Avatar” no Terças Musicais
No Terças Musicais deste mês, o artista Kadu Mauad segue com o lançamento do seu primeiro CD “Avatar”. Na apresentação, o artista divide o palco com três músicos convidados: Rafael Gonçalves (guitarra), Fred Fonseca (contrabaixo) e Gladston Simas (bateria).
De acordo com Mauad, o show, estritamente autoral, é inédito com esta formação. Segundo ele, “Avatar” é um disco “pop-lírico-minimalista-contemporâneo”, consonante com a sua música brasileira contemporânea. O álbum foi realizado com incentivo da Lei Murilo Mendes.
Compositor e violonista, Kadu Mauad iniciou seus estudos por teoria musical com César Tabet e violão erudito com Paulo Murilo, na Scala Escola de Música. Estudou harmonia funcional com Dudu Lima e realizou oficina de choro na Sala Funarte Sidney Miller, no Rio de Janeiro. Compositor de Música Popular Brasileira desde 2002, contabiliza mais de cem canções solo ou em parceria com nomes, como Hermínio Bello de Carvalho, Roger Resende e Lucas Soares.

Contato para entrevistas: Kadu Mauad (3212-6402/8839-9035)

Quando: Dia 9 de outubro, às 20h
Onde: Teatro Pró-Música/UFJF
Quanto Custa: Entrada franca
Assessoria Pró-Música (3216-4787)
Fabíola Costa (9982-2422)
Gracielle Nocelli (9115-5432)

NOVA EXPOSIÇÃO NA GALERIA DE ARTE HELENA CALIL


Festival do Vento Leste

O Cine-teatro Marques Duque, em Mértola, recebe a 7 de outubro, às 15h00, o Festival do Vento Leste.
 

Inscrições abertas para o Festival Estudantil Manancial


O Manancial – Festival Estudantil de Música Independente está com inscrições abertas para trabalhos musicais de alunos dos Ensinos Fundamental e Médio.
Estão abertas as inscrições para a terceira edição do maior festival estudantil de música do sul de Minas Gerais, o Manancial, que promete trazer à tona a produção musical da juventude poçoscaldense. O evento é uma realização conjunta da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Poços de Caldas e do Coletivo Corrente Cultural, em parceria com o Sesc Poços de Caldas.
Assim como nos anos anteriores, podem se inscrever alunos dos Ensinos Fundamental e Médio que tenham composições próprias, gravadas ou não, sem restrições quanto ao gênero e requisitos técnicos ou estéticos. O regulamento e formulário para a inscrição estão disponíveis na internet e podem ser acessados no website do festival – www.correntecultural.com/manancial – até o dia 16 de outubro, data de encerramento das inscrições.
Uma das diretrizes do festival é não gerar entre as bandas qualquer tipo de instinto competitivo, e sim promover o formato de Mostra, onde os artistas têm liberdade de mostrar as composições de acordo com sua escolha. “O intuito maior do festival é o de reunir trabalhos autorais da cidade para a abertura de novos espaços e fortalecimento da cena independente regional” – conta Diego Ávila, Coordenador de Planejamento do Corrente Cultural.
Manancial 2012
O festival Manancial chega a sua terceira edição consecutiva após dois anos de sucesso. Através de atividades envolvendo alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, o Manancial já se tornou referência a jovens compositores de Poços de Caldas, possibilitando o escoamento da produção autoral, a ocupação de espaços e a formação de público. Cerca de 25 artistas (solo ou grupo) já se apresentaram nas edições anteriores – destacando 05 destes que tiveram vaga garantida no festival #VaiSuldeMinas, devido ao seu desempenho. A programação de capacitação também é um ponto alto: Workshops, Oficinas e Debates reúnem gratuitamente adolescentes e adultos interessados, profissionais e amadores, pautando temas como “Música e as Mídias Sociais&r dquo;, “Aspectos do Trabalho Autoral”, entre outros assuntos inerentes à arte da juventude no Século XXI. Em 2012, o Manancial terá algumas novidades, entre elas o acréscimo de visitas às escolas da rede pública (em 2011 foram 06 pocket-shows de artistas poçoscaldenses já conhecidos do público) e a diversificação das atividades em torno dessas visitas. O projeto #VaraldaArte, iniciativa do Corrente Cultural que já ganhou território nacional com a rede de coletivos Fora do Eixo, abrirá um edital especial para a participação de jovens escritores da cidade, que terão seus escritos, fotos e ilustrações expostos nas escolas escolhidas e nos dias de apresentações.

Receção à Comunidade Educativa - Programa de PALMELA - Câmara Municipal

A vez do Bululu Infantil - 6 de outubro - sábado - 16h00 no Teatro Micaelense