Caminhando na Estrada Cultural

domingo, 3 de junho de 2012

Concerto de Música Barroca Italiana no Teatro Itaim

PSICOTERAPIA - Fernando Saint-Clair

Cult Carioca: PSICOTERAPIA - Fernando Saint-Clair: Era sempre assim, toda vez que estava me sentindo bem, e pensava nisso, acabava ficando mal. Senti falta da minha analista, mas, ao mes...

Atividades do Moitará em Junho e Julho

Queridos(as) amigos(as)
 
Grupo Moitará chegou recentemente de uma viagem que fez à Friburgo-RJ e Pará de Minas-MG, onde apresentou seu espetáculo "Quiprocó" para um público de aproximadamente mil pessoas.
Foi lindo!
 
Para que vc possa acompanhar de perto as atividades do Moitará, queremos infomar o que já temos agendado para os meses de junho e julho:
 
Oficina: Treinamento de Ator com a Linguagem da Máscara Teatral
Local: Cuiabá-MT
Data: 03 a 10/06
 
Espetáculo: Quiprocó
Projeto Viagem Teatral SESI
Local: Teatro SESI Centro, Rio de Janeiro-RJ
Endereço: Av. Graça Aranha, 01
Data: 19/06
Hora: 19:30
 
Espetáculo: Acorda Zé!
Projeto FITAFLORIPA
Local: Centro de Cultura e Eventos da UFSC - Florianópolis
Data: 25 e 26/06
Hora: 20hs.
 
Oficina: Treinamento de Ator com a Linguagem da Máscara Teatral
Local: Centro de Artes da UDESC - Florianopolis
Data: 25 a 29/07
Hora: 9 às 12h.
 
Espetáculo: Quiprocó
Projeto: Parque Criativo - FATE 2011
Local: Aterro do Flamengo ~próximo ao Teatro Carlos Werneck
Data: 01/07
Hora: 11hs.
 
Oficina: Treinamento de Ator com a Linguagem da Máscara Teatral
Local: Sede do Grupo Moitará - Rio de Janeiro
Data: 09 a 13/07
Hora: 09 às 12hs.
(As inscrições já estão abertas, os interessados poderão entrar em contato por telefone ou e-mail)
 
Se você estiver por perto, será um grande prazer te encontrar por lá.
 
Um forte abraço
 
Grupo Moitará
Rua Joaquim Silva, 56/3º andar-Lapa, Rio de Janeiro-RJ
Tels.: (55 - 21) 3852 0403 / 2221 7319
contato@grupomoitara.com.br
www.grupomoitara.com.br
Skype: grupo.moitara

Seec abre inscrições para o Salão Paranaense

Homenagem aos noventa anos de nascimento de Pier Paolo Pasolini no MIS

FERREIRA GULLAR - Presença de CLARICE

Cult Carioca: FERREIRA GULLAR - Presença de CLARICE: MEU primeiro encontro com Clarice Lispector foi numa tarde de domingo na casa da escultora Zélia Salgado, em Ipanema, creio que em 1956. ...

Pró-Música/UFJF abrem inscrições para Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga

23º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga
Inscrições abertas para evento que oferece 36 cursos de instrumentos antigos e modernos; promoção é do Centro Cultural Pró-Música/UFJF
O Centro Cultural Pró-Música/UFJF abre no dia 4 de junho inscrições para o 23º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga realizado em Juiz de Fora (MG) entre os dias 15 e 29 de julho. Serão aceitas cerca de 700 inscrições para 36 cursos nas áreas de cordas, sopros, orquestras, vozes e didática da musicalização ministrados por 48 conceituados professores brasileiros e estrangeiros. O evento, que tem o maior departamento de música antiga do país, oferece cursos de traverso, viola da gamba, violino, violoncelo, cravo, além de canto barroco. Entre as opções também estão os instrumentos modernos e as oficinas para crianças, como a de prática de orquestras. A formação de professores tem espaço com o curso de didática da musicalização infantil.
Em sua primeira edição depois da incorporação do Centro Cultural Pró-Música pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Festival amplia seu conteúdo teórico com a retomada do Encontro de Musicologia Histórica, a realização de master class internacional com integrantes do Ricercar Consort e palestras, ministradas por Paulo Bosísio, Homero Magalhães Filho, Rodolfo Valverde e César Villavicencio. O público também se beneficia com esta ampliação por meio do bate-papo sobre os concertos, toda noite, às 19h30, quando o professor Rodolfo Valverde fará comentários sobre as atrações e os programas dos recitais.
Na programação cultural, destaque para o alto nível de mais de 30 concertos vespertinos e noturnos, todos gratuitos, em teatros e nas ruas. Maior evento brasileiro inteiramente dedicado à música historicamente informada, o 23º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga reúne em Juiz de Fora (MG) grandes estrelas internacionais no ensino e na performance. Durante quinze dias, nomes como o Ricercar Consort (Bélgica), o More Hispano (Espanha), o pianista Arnaldo Cohen, o violonista Yamandu Costa e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais fazem concertos gratuitos em teatros e igrejas. Entre os pontos altos está a apresentação da Orquestra Barroca do Festival. Formada por músicos de consolidada carreira internacional, a orquestra faz mais um registro em CD da música barroca e colonial interpretada de forma historicamente correta.
As inscrições podem ser feitas pelo o site do Pró-Música (www.promusica.org.br) até a véspera do evento, dependendo da disponibilidade de vagas. Os cem primeiros inscritos têm direito a alojamento gratuito e os 200 primeiros recebem alimentação (almoço e jantar) sem custo. A taxa é de R$ 120 por curso em pagamento com cheque nominal ao Centro Cultural Pró-Música ou depósito no Banco do Brasil (agência 0024-8, conta 6745-8). No caso do depósito, o comprovante deve ser remetido junto com a ficha de inscrição por e-mail (promusica@terra.com.br) ou fax (32) 3216-4787.
O 23° Festival tem o patrocínio de Petrobras, UFJF, Cemig, Prefeitura de Juiz de Fora e ArcelorMittal; apoio de Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura, Funalfa, Tribuna de Minas, TV Integração, Rumos Empresa Júnior de Turismo, Embaixada da Espanha no Brasil e Quilombo Comunicação. Todas as informações, inclusive a ficha de inscrição, estão disponíveis no site www.promusica.org.br. Acompanhe o Festival e todas as atividades do Pró-Música no Twitter – @promusicajf
Prêmios
- Tombado como patrimônio imaterial pela Prefeitura de Juiz de Fora (2009)
- Trofeu Guarany do 9º Prêmio Carlos Gomes, concedido por Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e Alice Carta Produções (2004)
- Ordem do Mérito Cultural, insígna concedida pela Casa Civil da Presidência da República/Ministério da Cultura (2002)
- Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na categoria preservação de bens móveis e imóveis, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Ministério da Cultura (2000)
- Evento do calendário oficial Juiz de Fora, Prefeitura de Juiz de Fora (1997)
Assessoria Pró-Música (32) 3216-4787
Lilian Pace (32) 9112-5581
Fabiola Costa (32) 9982-2422

Inscrições abertas para o Curso de Economia Criativa e Empreendedorismo

Rio+20: Alana e parceiros promovem debate na programação oficial

Projeto Criança e Consumo - Instituto Alana
Rua Fradique Coutinho, 50, 11° andar - Pinheiros
CEP 05416-000 São Paulo - SP

Prorrogadas as inscrições para a Conta Cultura 2012

1º CURSO VIRTUAL LIVRE de 2012

A EAA-Editora ARARA AZUL Ltda apresenta o seu 1º CURSO VIRTUAL LIVRE de 2012: “ATUALIZAÇÃO DE EDUCADORES PARA USO DE MATERIAIS DIGITAIS BILÍNGUES (PORTUGUÊS/LIBRAS)”
Este será CURSO INDIVIDUALIZADO, com DURAÇÃO de 40 (quarenta) horas, desenvolvido em 05 (cinco) MÓDULOS, através de ESTUDO DIRIGIDO, sendo permitido o ingresso, no momento em que o PARTICIPANTE desejar, e permanência por 40 (quarenta) dias consecutivos.
Trabalharemos com os seguintes OBJETIVOS:
· Identificar técnicas que possibilitem o uso de materiais digitais bilíngues (Português/Libras) de modo eficiente, tanto no ambiente escolar como em outros espaços educativos (lares, bibliotecas, associações, etc).
· Reconhecer a importância da dedicação aos estudos para obtenção de êxito na realização de qualquer curso.
Nosso PÚBLICO ALVO são jovens e adultos pertencentes a diferentes grupos (familiares, estudantes, instrutores, auxiliares de ensino, professores, intérpretes, bibliotecários, etc), desde que exerçam funções educativas com pessoas surdas (crianças, jovens ou adultos) ou que pretendam ingressar nesta área.
Os CANDIDATOS deverão ter conhecimentos de Português escrito e de Libras que lhes possibilitem participar deste CURSO de modo eficiente, sem intermediação de intérpretes.
Para mais informações encaminhe e-mail: cursos@editora-arara-azul.com.br
Confira o texto em Libras: http://tvararaazul.blogspot.com.br/

Teatro da USP sorteia 5 pares de ingressos para a peça Travessias

O Teatro da USP irá sortear 5 pares de ingressos para a estreia do espetáculo Travessias.
Para participar você deverá curtir a nossa página no facebook (www.facebook.com/teatrodauspoficial), permitir o aplicativo do sorteie.me e clicar em quero participar.
O sorteio será realizado no dia 05 de junho, às 15h, e o resultado será divulgado no mesmo dia em nossa fan page.
Não perca tempo. Curta a nossa página e participe.
 
Teatro da Universidade de São Paulo - TUSP
Rua Maria Antônia, 294 - Consolação
t. 11 3123-5233

Café Piu Piu

IPAM na RIO+20

Vem aí o 3º CD da cantora Ana Costa

Vire notícia na Flip 2012