Caminhando na Estrada Cultural

terça-feira, 6 de março de 2012

Banda Seu Chico

Banda Seu Chico
 
Data: 10 de Março @ 23hrs
Local: Espaço EMMA - (Liberty Mall, Setor Comercial Norte).

Atrações:
Seu Chico
Capital Black
Quintas de Fevereiro


Informações:
3306-1425 / 3327-1486
Mais detalhes: clique aqui!

Lapa 40 Graus

Cult Carioca: ARNALDO JABOR - Seja Feliz e pronto!

Cult Carioca: ARNALDO JABOR - Seja Feliz e pronto!: A alegria é vital para a felicidade. Gente chata essa que quer ser séria, profunda e visceral sempre. A vida já é um caos, por que fazermos ...

Dia Internacional da Mulher de PALMELA - Câmara Municipal

UMAR - 8 de Março - Braga, Coimbra, Funchal, Lisboa e Sines

Caras/os amigas/os,

Divulgamos as iniciativas da UMAR de comemoração do Dia Internacional das Mulheres, 8 de Março.
Coimbra
A partir das 16h:

- ocupação simbólica da Praça 8 de Maio com a substituição temporária da placa e do nome da praça que nesse dia irá se chamar:Praça 8 de Março (Dia Internacional das Mulheres).

- Distribuição de informação

-Instalações: Histórias de Mulheres Estendidas 
                   A Origem do Pecado

- PerformancesAdaptação da peça de teatro "Carne, Capitalismo e Patriarcado" da companhia de Teatro Kiwi
                        "A Colher, o Marido e a Mulher".

- Flash Mob às 18h30m "O aborto é um direito." Este flash mob está a ser convocado pela UMAR e irá ser feito também em Lisboa e consistirá num happening em que as pessoas que quiserem participar empunharam um cartaz com a frase: "O Aborto é um Direito".


Lisboa
Em Lisboa, o 8 de Março celebra-se com uma flash mob "O ABORTO É UM DIREITO" em frente à Residência oficial do Primeiro-Ministro, às 18.30h (ver mapa), e a 9 de Março, com a FESTA FEMINISTA - O lado F da crise (mais informações, aqui), em conjunto com vários colectivos.


Funchal
Na Madeira, a UMAR celebra o 8 de Março com um jantar/ tertúlia de homenagem ao dia das Mulheres, pelas 19.30horas, no restaurante Pizaria "La Carbonara". Podem inscrever-se através do mail umarmadeira@gmail.com ou para o  número de telemóvel 962981792.
A 7 de Março, o núcleo realiza uma acção pública no largo do Chafariz pelas 16.30 horas.


Sines
De manhã, no Largo dos Galegos e Mercado Municipal: Colaboração com a Biblioteca Municipal e a Escola das Artes de Sines na iniciativa “Vozes no Feminino”. Dramatização emblemática, na perspectiva de género, sobre mulheres que marcaram a história. Às 15h30, na Tenda no Parque Desportivo Municipal João Martins (ex-IOS): Enquadramento histórico-político do dia 8 de Março. Participação no lanche-convívio promovido pela CMS e recolha de testemunhos de mulheres do concelho. Iniciativas no âmbito da Semana da Igualdade de Género em Sines, do Projecto BIIG - Biblioteca Itinerante pela Igualdade de Género.


Braga
Em Braga, a UMAR participa na performance "ObjeSSão", às 16h do dia 10 de Março, frente à esplanada da Brasileira/Casa dos Crivos (mais informações, no facebook).


Convidamos a juntarem-se às celebrações do 8 de Março e a continuar, todos os dias, a luta pelos direitos das mulheres e a luta feminista.

Saudações feministas da UMAR

Curso de Teatro na Cia. de Teatro Contemporâneo

Que tal começar um curso de teatro??
 
Aqui temos o único curso profissionalizante de ator do Rio com ESTÁGIO GARANTIDO durante todo o curso!

Também vamos começar curso para ADULTOS NÃO - ATORES,  CRIANÇAS, ADOLESCENTES.

E para quem é profissional TEMOS O CURSO COM REGIANA ANTONINI sobre teatro fisico!!!!


Dá uma olhada no site:

http://www.ciadeteatrocontemporaneo.com.br

Parada da Lapa

Aliança pela Infância - 43º Fórum: O brincar e a palavra habitada

Aliança pela Infância convida a todos a participarem do primeiro encontro do ciclo dos fóruns 2012

A palestra marcará o início dos encontros deste ano, que têm como fio condutor “A palavra e o brincar”































































Clube Caiubi de Compositores - Festa, prêmio, 10 anos - A hora de todos que puderem ajudar

Onde a música nova se encontra

Uma mensagem a todos os Caiubistas de Clube Caiubi de Compositores

Gente boa,
Faz 10 anos que estamos operando nos caraminguás que arrecadamos nas noites autorais e na nossa lateral VIP.
Pros 10 anos do Caiubi, gostaríamos de fazer uma festa mais bem organizada, num lugar legal.
Gostaríamos de dar um incentivo pro livro "Doido,eu?" gestado aqui. Convocar umas ações de mídia expontânea, documentar através de um documentário bem feito etc.
Tudo isso depende de dinheiro, não temos incentivo oficial.
Por isso lançamos um projeto de incentivo via Crowdfunding. O que é?
É uma maneira de financiamento coletivo. A pessoa ajuda expontaneamente com o que pode e recebe recompensas pela ajuda. Temos um objetivo claro e muito trabalho pela frente.
Peço que conheçam o projeto http://10anos.clubecaiubi.com.br e não tenham receio de cooperar, porque o que isso pode render a todos artisticamente e em satisfação é muito maior.
Durante a campanha, contamos com a cooperação de todos no sentido de divulgarmos ao máximo a ação e conquistarmos o objetivo!
Abraço
povo do Caiubi
Visite Clube Caiubi de Compositores em:
 

caiubi10anos2.mp4

Favela Point

Carlos Correia Santos

Peça celebra 125 anos de Villa Lobos contando história de brilhante aluna do maestro

Espetáculo traz para o palco a trajetória de Margarida Schivasappa, artista que difundiu na Amazônia o legado do lendário músico brasileiro.

Nos idos de 1945, pela primeira vez, o Conservatório Nacional de Canto Orfeônico, dirigido, no Rio de Janeiro, por Heitor Villa Lobos recebia uma aluna vinda da misteriosa Amazônia. Uma brilhante musicista com nome de flor. Margarida Schivasappa foi uma das mais destacadas pupilas do criador das Bachianas. A trajetória da artista, sua relação com o maestro e seu decisivo papel na difusão do canto orfeônico na região Norte compõem o enredo do musical ACORDE MARGARIDA, que terá sua primeira temporada em Belém, de 15 a 18 de março. A peça é mais uma produção do premiado dramaturgo paraense Carlos Correia Santos. Realização da Companhia Teatral Nós Outros, o trabalho tem direção geral de Hudson Andrade, direção musical de Reginaldo Viana, assistência de direção de Luciana Porto e assistência de direção musical de Zé Neto. No elenco, Maíra Monteiro, Tiago de Pinho, Fernanda Barreto, Juliana Porto e Leoci Medeiros. As coreografias são de Waldete Brito. A cenografia e figurino foram concebidos por Néder Charone e a luz é criação de Sônia Lopes.

Elogiada por ícones da cultura nacional, como Bibi Ferreira, Henriette Morineau e Pschoal Carlos Magno, Margarida protagonizou um histórico notável junto a Villa Lobos. Recebeu do mestre grau máximo em execução musical, técnica vocal, solfejo, ritmo e assumiu com coragem e ousadia a missão de popularizar em terras amazônicas o ideal educacional defendido ferrenhamente pelo maestro e pelo então Presidente Getúlio Vargas. "A luta que Villa Lobos empreendeu para tornar o canto orfeônico uma ferramenta pedagógica motivou a primeira grande revolução educacional do Brasil. A técnica se tornou um disciplina curricular e trouxe o estudo musical para dentro da sala de aula de forma pioneira. As apresentações de canto orfeônico eram atos cívicos que reuniam verdadeiramente milhares de alunos em grandes espaços públicos. Villa Lobos regeu eventos desse segmento que se tornaram memoráveis. Margarida trouxe essa técnica para Amazônia e, assim, contribuiu para a formação de gerações e gerações de musicistas", explica Carlos.

A dramaturgia de Correia despertou atenção nacional. A peça está sendo lançada em livro pela Giostri Editora, de São Paulo. Para a construção do texto, o dramaturgo usou como livre fonte de inspiração o acervo do pesquisador nortista Antônio Pantoja que, ao longo de duas décadas, reuniu um precioso manancial de documentos sobre as relações que Schivasappa travou com Villa Lobos, Getúlio Vargas e outras grandes personalidades.

NA INTERNET

Grande homenagem à memória de uma época fundamental para os rumos da cultura brasileira, o projeto do musical ACORDE MARGARIDA mantêm um Blog com textos sobre Villa Lobos, canto orfeônico e demais temas ligados ao universo de Schivasappa. A produção usa também o Facebook, o Twitter e o Youtube como estratégias de difusão e divulgação "A ideia é mostrar que as mídias sociais, mecanismos tão contemporâneos, podem também funcionar como disseminadores de informações sobre outros períodos histórico-culturais relevantes, como aquele em que viveram Margarida e seu famoso professor. No ano em que o maestro completaria 125 anos, estamos fazendo com que as novas gerações ligadas na internet conheçam melhor seu legado". (Os links estão abaixo)

ACORE MARGARIDA tem incentivo da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves onde se encontra um teatro batizado com o nome de Margarida Schivasappa. Uma das mais importantes da região Norte, a casa de espetáculos comemora 25 anos de fundação em 2012. O musical de Carlos Correia Santos conta ainda com apoio cultural do Grupo RBA, EKO Estratégias em Comunicação, Espaço Experimental de Dança, Giostri Editora, Gráfica D´Avila, INCRA e A Casa da Atriz. Quem assina a assessoria de comunicação e a criação de conteúdo do projeto é a Parla Página.

OS ENDEREÇOS ELETRÔNICOS:



Twitter: @acordmargarida

Vídeos no youtube:

 



Serviço: A primeira temporada de ACORDE MARGARIDA acontece de 15 a 18 de março, no teatro Cláudio Barradas, com sessões sempre às 20h

--
MAIS SOBRE CARLOS CORREIA SANTOSPoeta, dramaturgo, romancista
MSN: cacopoeta@hotmail.com
TWITTER: @cacopoeta
BLOG 01: http://nadasantostudoalma.blogspot.com
Com perfis no Orkut e Facebook

Teatro Micaelense

CEAO - Centro de Estudos Afro-Orientais

Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO/UFBA)

Curso de Idiomas para Iniciantes - 2012.1


Árabe

Início:
20.03.2012

Duração: Seis meses

Dia da semana: Terça-feira

Horário: 18h30min às 20h

Professor: Ahmad Hamed Bakari, bacharel em direito Islâmico pela Universidade de Medina, Arábia Saudita,sendo que na Bahia ele preside o Centro Cultural Islâmico. 

Objetivo: ensinar a ler, escrever e falar, além de transmitir noções sobre civilização islâmica. Os estudos iniciais constam do alfabeto, vogais e ligação das palavras, números, pronomes e saudações. A parte sobre a cultura islâmica refere-se a atualidade do mundo islâmico, biografia do Profeta Muhamad e revelações do islã; princípios dos ensinamentos religiosos e sociais; alcorão e introdução do islã no Brasil através dos malês; contribuição para ciências, literaturas e artes, sistema político, econômico e jurídico.


Japonês

Início:
22.03.2012

Duração: Seis meses

Dia da semana: Quinta-feira

Horário: 18h30min às 20h30min

Professor: Noriteru Fusazaki

Objetivo: Ler, escrever, falar e ter conhecimento da cultura.


Local:
CEAO - Praça Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho

Inscrições: Até 20/03 - Secretaria do CEAO, de segunda à sexta feira, das 9h30min às 12h30min.

Matrícula e mensalidade: R$ 70 (setenta reais)

Mais informações:
(71) 3283-5502/ 3322-6742
CEAO - Centro de Estudos Afro-Orientais

Pç. Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho - CEP 40025-010. Salvador - Bahia - Brasil
Tel (0xx71) 3322-6742 / Fax (0xx71) 3322-8070 - E-mail: ceao@ufba.br
- Site: www.ceao.ufba.br

Centro Cultural Carioca

FAÇA SUA RESERVA
As reservas podem ser feitas de segunda à sexta das 11h às 20h pelo telefone 2252-6468 exceto sábados domingos e feriados.
FAÇA PARTE AGORA DO CLUBE CCC
Participe de promoções exclusivas e seja o primeiro a saber das nossas novidades. »
CURSOS DE DANÇA
Abrimos novas turmas de dança este mês, clique aqui e confira a nossa agenda de cursos. »

Bossa Nova Bar Vai Virar Carnaval !!!!

BloGessinger: DISC(*) SEM N(*)TA DE R(*)DAPÉ - 39

BloGessinger: DISC(*) SEM N(*)TA DE R(*)DAPÉ - 39: ano 2000 era futuro há pouco tempo atrás !tchau radar, eu vou saltar! (*) Se estiveres andando pela rua e o vento jogar a teus pés páginas...

OBOÉMANIA - Concerto de Encerramento - 8 de março

Inserido no programa da 1.ª Edição da Oboémania — Masterclass de Oboé, iniciativa da Licenciatura em Música do Campus Universitário de Almada, realiza-se, esta quinta-feira, dia 8 de março, o concerto de encerramento do evento.

O concerto, que terá lugar no Convento dos Capuchos, é de entrada livre e conta com a participação dos instrumentistas Christian Wetzel (oboé), Luís Marques (oboé), Laura Marcos (corne inglês), Franz-Jurgen Dorsam (fagote), Flávia Castro (cravo), Savka Konjikusic (piano) e Duncan Fox (contrabaixo).

Programa do Concerto

Jan Dismas Zelenka    
Trio Sonata N.º 4
Andante
Allegro
Adagio
Allegro (Ma non troppo)

L. van Beethoven
Variações sobre o tema "Là ci darem la mano" da Ópera Don Giovanni de Mozart  
                                                                                                                                                   
Maurice Ravel
Pavane pour une Infante Défunte (arranjo para trio de Pedro Marques)   

Francis Poulenc  
Trio                                                          
Presto/Lento
Andante
Rondo

Oboés Christian Wetzel, Luís Marques
Corne Inglês Laura Marcos
Fagote Franz-Jurgen Dorsam
Cravo Flávia Castro
Piano Savka Konjikusic
Contrabaixo Duncan Fox

Fonte: Instituto Piaget