Caminhando na Estrada Cultural

domingo, 20 de março de 2011

Frase do dia

"Democracia? É dar, a todos, o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, isso depende de cada um." (Mario Quintana)

percursos culturais

Posted: 10 Mar 2011 05:12 AM PST
As inscrições para o edital para o concurso “PROJETO BIBLIOMÚSICA 2011” estão abertas até o dia 15 de abril de 2011, podendo ser feitas pessoalmente, ou por Sedex, no Setor de Promoção e Divulgação Cultural da Biblioteca Demonstrativa de Brasília, no endereço Avenida W3 Sul, EQS 506/507, AE, s/nº, Bairro: Asa Sul, Brasília – D.F., cep: 70350-580.
O PROJETO BIBLIOMÚSICA é um projeto educativo cultural aberto a músicos de todo o país. Promove concertos didáticos/ pedagógicos mensais acompanhados de preleções informativas, intercaladas entre números musicais.
Para informações detalhadas, leia a integra do edital.
FONTE: MINC

Oficina da Voz Tv - Assista!


Visite Oficina da Voz em:
http://oficinadavoz.ning.com/?xg_source=msg_mes_network

O universo lúdico e didático de Cacau Vargas





Patrícia Mello - PARCERIA BRASIL-ANGOLA

Convido vcs a escutarem na minha página a Música: LAMENTO II
MÚSICA FEITA PARA A CAMPANHA DE AJUDA AO MESTRE DUIA, PRIMEIRO SOLISTA ANGOLANO - QUE ESTÁ DOENTE E PRECISA DE APOIOS, PARA SE TRATAR NO EXTERIOR DO PAÍS, CAMPANHA ESSA COORDENADA PELO BELMIRO CARLOS (NITO) EM ANGOLA EM 2010.

Esta parceria foi feita entre Angola/Brasil através do Belmiro Nito e Patrícia Mello, em 2010.
É uma recriação da música original de Duia "Lamento", onde vc pode ouvir também no
A produção "trans-oceânica" entre Brasil e Africa se deu da seguinte forma:
Em Angola:
Autor: Belmiro Carlos (Nito)
Viola Solo: Belmiro Carlos (Nito)
Teclado base: Rufino
Captação viola solo e órgão: Estúdios Vial (Angola)
Engº som: Mauro

No Brasil:
Vocal: Patrícia Mello (Brasil)
Programação Eletrônica de Instrumentos (cordas) e Berimbau: Heinoê Ferreira (Brasil)
Edição, Mixagem e Masterização: Heinoê Ferreira (Brasil)
Produção Musical e Arranjos: Patrícia Mello e Heinoê Ferreira (Brasil)
Produzido na: 2L Produtora, Porto Alegre- RS - BRASIL

Aproveito para convidar vcs a adicionarem o Belmiro Carlos (Nito) que agora ele também é membro do Caiubi.

Beijossssss

Linhares sedia primeira apresentação do Música nas Igrejas em 2011

O Bairro Linhares foi o escolhido para sediar a primeira apresentação da Série 2011 do Projeto Música nas Igrejas. Os músicos da Orquestra Sinfônica Pró-Música, sob regência do maestro Nelson Nilo Hack, apresentam-se na Igreja Nossa Senhora Aparecida. Mantendo a tradição, o concerto acontece logo após a missa, a partir das 20h, e tem entrada franca.

É a primeira vez que a orquestra apresenta-se no bairro. Em março de 2010, a Camerata mostrou seus acordes a esta comunidade. Em agosto do mesmo ano, foi a vez de a Orquestra Escola participar da iniciativa. Os músicos fazem parte do Projeto Ação Social Através da Música, que garante bolsas de estudo com empréstimo de instrumentos a jovens carentes e conta com patrocínio exclusivo de Instituto Votorantim/Votorantim Metais.

Com a apresentação em Linhares, o Música nas Igrejas entra em seu quarto ano de realização consecutiva e ininterrupta, mantendo o objetivo de levar a boa música às comunidades carentes da cidade.

Quando: Dia 20 de março, às 20h
Onde: Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Linhares
Quanto Custa: Entrada franca

Assessoria Pró-Música (32) 3216-4787
Lilian Pace (9112-5581)
Fabíola Costa (9982-2422)

Música instrumental popular marca o primeiro show do Terças Musicais em 2011


A música instrumental popular do grupo “Quatro no Trio” dá o tom do primeiro show do Projeto Terças Musicais em 2011. Influenciados pelo jazz e apaixonados pela música brasileira, os músicos Rafael Gonçalves (guitarra), Adalberto Silva (baixo) e Gladston Vieira (bateria) lançam mão de improvisações para apresentar standarts e releituras de mestres, como Pat Metheny, Frank Gambale, Tom Jobim e João Donato. No show, há espaço, ainda, para canja dos Beatles, além de músicas autorais e de parceiros de palco.

Fazendo jus ao nome do grupo, os instrumentistas gostam de convidar amigos músicos para participar das apresentações. “A proposta, desde o início, é de tocar no formato de trio, com a presença de um convidado especial”, afirma Rafael. Para o show do Terças Musicais, estão confirmadas as presenças de Gilvan de Oliveira (violonista), Breno Mendonça (saxofonista), Thiago Miranda (cantor e compositor) e Estêvão Teixeira (flautista e compositor). “Nunca reunimos tantos convidados em uma única apresentação”, diz.

Segundo o guitarrista, o show no Pró-Música é inédito e será único. Marca a estreia do grupo no palco do centro cultural. “A expectativa para o show é grande. Temos a honra de receber amigos e mestres para dividir o palco, com os quais aprendemos muito. Será uma noite de boa música e de reunir os amigos para confraternização”, convida.

Quando: Dia 22 de março, às 20h
Onde: Teatro Pró-Música
Quanto Custa: Entrada franca
Contato para entrevistas: Rafael Gonçalves (3226 2731 / 8817 1239)

Asessessoria Pró-Música (3216-4787)
Lilian Pace (9112-5581)
Fabíola Costa (9982-2422)

Estreia da nova turnê de Ivete Sangalo vai movimentar Salvador

Posted: 17 Mar 2011 08:27 AM PDT


O show será um presente pelos 462 anos da capital baianaJá se tornou uma tradição para a cantora Ivete Sangalo estrear suas turnês em Salvador e o show do dia 27 de março terá um gosto especial: será aberta ao público em comemoração ao aniversário da capital baiana. “

A possibilidade de fazer essa estreia aberta ao público só me traz benefícios, especialmente do ponto de vista energético. Eu estou muito orgulhosa em poder dar esse presente para a cidade”, afirma Ivete Sangalo.
O palco será instalado na Praça Cayru (Mercado Modelo), no sentido da Avenida Contorno, e o show está marcado para ter início às 17h. O evento gratuito é um presente de Ivete Sangalo e da Prefeitura de Salvador pelos 462 anos da cidade e a expectativa é reunir cerca de 150 mil pessoas. O público vai poder ver de perto o show que levou milhares de brasileiros a Nova Iorque em setembro de 2010, para acompanhar a gravação do quarto DVD da artista, o Multishow Ao Vivo – Ivete Sangalo no Madison Square Garden.

The String Concert

ESPAÇO TOM JOBIM


A ESCOLA DO ESCÂNDALO - Direção Miguel Falabella
Espaço Tom Jobim E4


INGRESSOS
R$ 80,00 (inteira)
R$ 40,00 (meia entrada para idosos e estudantes)
VENDAS
Bilheteria do Teatro a partir de 14:00h

Espaço Tom Jobim Cultura e Meio Ambiente
Rua Jardim Botânico, 1008
Jardim Botânico - Rio de Janeiro
Informações: 22747012

CARLOS NAVAS === O GRANDE AMOR

Carlos Navas no Teatro Café Pequeno 25, 26 e 27 de Março

Oficina da Voz
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" Cora Coralina

O Cantor e Compositor Carlos Navas volta ao Rio , desta vez lançando o CD (nono) "Junte tudo que é Seu..." - Canções de
Custódio Mesquita em Voz e Piano
. Serão três shows no
Teatro Café Pequeno, de 25 a 27 de Março (sex a dom), onde
terá o prazer de cantar com a grande pianista Monique Aragão.

Fábulas de Esopo

Quem nunca ouviu ou contou uma fábula, um conto infantil, uma histórinha para fazer as crianças dormirem. Enfim as Fábulas de Esopo, são famosas, porque Esopo nunca escreveu absolutamente nada, então as próprias Fábulas de Esopo são uma verdadeira fábula.
Sabe-se pouco sobre a verdadeira história de Esopo, no entanto afirmam que era um escravo grego nascido pelo ano de 620 a. C., e era fabulista, teria sido condenado à morte depois de uma falsa acusação de sacrilégio, ou por falar demais e irritar alguns elitistas da época, embora fosse protegido do rei Creso.
As Fábulas de Esopo nunca foram verdadeiramente encontradas, e questiona-se muito sobre a possibilidade de sua obra ser uma compilação de fábulas ditadas pela sabedoria popular da antiga Grécia. O que poderia ser de fato inspirações de um homem sábio que precisava esconder ou codificar mensagens para transmiti-las.
Entre suas obras mais conhecidas, estão as fábulas como: A Cigarra e a Formiga, A tartaruga e a lebre, O vento norte e o sol, O menino que gritava lobo, O Lobo e o Cordeiro, O Camundongo da Cidade e o do Campo, A FORMIGA E O ESCARAVELHO.
É interessante que suas fábulas sempre envolve personagens naturais, refletidos em insetos, animais e pontos focais da natureza como os astros, e os elementos.

Ação Ilhéus

CARTILHA DA CAMPANHA O SACO É UM SACO!
Clique: http://www.mma.gov.br/estruturas/234/_arquivos/apresentao_campanha___resultados___verso_3_234.pdf  e acesse a Cartilha para Gestores Públicos Municipais da CAMPANHA DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE – SACO É UM SACO! Vamos cobrar dos nossos governantes o seu compromisso com o povo que o elegeu acreditando que fariam o melhor para todos e não para poucos! O que falta para que a Lei de autoria do Vereador Marcos Flávio entre em vigor? Vamos questionar nossos Vereadores. Isso eles devem fazer e URGENTE!

Zéfiro / Casa do Fauno


Para mais informações:www.zefiro.pt

Lançamento
NOVA ÁGUIA Nº 7:
«Minha Pátria é a Língua Portuguesa»
22 Março, 17h30 (3ªf)
Palácio da Independência, Lisboa
- Entrada Livre

Apresentação: PINHARANDA GOMES

 
Este lançamento será feito no âmbito do Colóquio sobre a Obra e o Pensamento de Eudoro de Sousa e contará igualmente com a apresentação dos dois novos títulos da Colecção Nova Águia: Filosofia do Ritmo Portuguesa, de Rodrigo Sobral Cunha, e Teixeira de Pascoaes: Saudade, Física e Metafísica, de Maria Celeste Natário.



A ATLÂNTIDA:
MAIS DO QUE UM MITO
por Manuel J. Gandra
27 Março, 14h30-19h (Dom.)
Casa do Fauno, Sintra - Inscrições Limitadas

Conferência Local: Casa do Fauno, Sintra (Quinta dos Lobos, Caminho dos Frades - a 500 m da Quinta da Regaleira)
A Atlântida configura uma história muito estranha, todavia verdadeira, cuja incontornável popularidade lhe granjeou tornar-se uma das mais glosadas de sempre e a inspiradora de um impressionante acervo de obras literárias (mais de 50000 livros, ensaios e artigos) e artísticas (peças musicais, documentários, filmes e até uma ópera).
Não obstante, grande parte da energia dispendida não raro se tem desvanecido em devaneios, à revelia de Platão, invariavelmente mais empenhados em evidenciar vaidades e protagonismos pessoais do que em suscitar o estudo criterioso e a reflexão ponderada.
De facto, os erros de tradução e a paralaxe hermenêutica dos textos platónicos, somados à manipulação de pretensas evidências, têm permitido a uma legião de autores disseminar Atlântidas improváveis pelos lugares mais inverosímeis e recônditos do planeta e tornar credíveis inúmeras teorias incongruentes, baseadas na amálgama de argumentos falaciosos com artefactos arqueológicos, autênticos ou forjados.
Muitos pensarão, com alguma legitimidade, ter-se exaurido completamente o filão, nada mais havendo a acrescentar ao já conhecido, enquanto outros acharão descabido relançar a discussão sobre um tema que têm por indigno de crédito, ao qual, aprioristicamente, recusam qualquer verosimilhança histórica, mesmo sob pena de sonegarem à ciência o seu objecto específico: o conhecimento!
No que me concerne, move-me a intenção de exumar da condição de mexerico este autêntico tabu e partilhá-lo com aqueles, tal como eu, inquietos face ao declínio da identidade e expressão lusíada da Tradição, em consequência da morte dos mitos (na realidade, os genuínos promotores do movimento da História!).
O objecto desta conferência é rastrear os ecos reminiscentes da cultura atlante.
O método, como se depreende, supõe uma evocação multidisciplinar (Geologia, Paleoclimatologia, Paleontologia, Paleozoologia, Paleobotânica, Genética, Arqueologia, História, Etnografia, Filologia, etc.) de enorme envergadura.
Caso esteja interessado em participar, é necessário que se inscreva previamente através dos contactos indicados
Preço: 30 €
Inscrições:  (ou tlm: 914 844 923)
Como chegar à Casa do Fauno? Clique aqui: http://casadofauno.wordpress.com/localizacao/

CASA DO FAUNO PRÓXIMOS EVENTOS

MARÇO
  • 31 Março, 21h (5ªf) – Entrada LivrePalestra: SCRYABINE, O ACORDE MÍSTICO E O SEU MYSTERIUMPaulo Brandão
ABRIL
  • 2 e 9 Abril, 15h-18h (Sáb) – Inscrições Limitadas
  • Curso: LER NAS PEDRAS:
    DO MEGALITISMO AO MANUELINO, PASSANDO PELO GÓTICO E ROMÂNICO
  • António Carlos Carvalho
  • Início: 5 Abril, 20h-22h (primeira 3ªf de cada mês) – Inscrições Limitadas
  • Curso: KABBALAH: TEORIA E PRÁTICA
  • Paulo Brandão
  • 8 Abril, 21h30 (6ªf) – Lotação Limitada
  • Concerto: MÚSICA DE INSPIRAÇÃO CELTA
    (Irlandesa, Escocesa e Bretã)
    Avalon
Acompanhe a Casa do Fauno no Facebook!

Conheça a Casa do Fauno:

ESPAÇO TOM JOBIM




OFICINA HELIO EICHBAUER 2011- As Variedades de Proteu e4
Espaço Tom Jobim Cultura e Meio Ambiente
Rua Jardim Botânico, 1008
Jardim Botânico - Rio de Janeiro
22747012