Caminhando na Estrada Cultural

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Titas -Go Back - Torquato Neto - Acustico MTV con Fito Paez

Oficina da Voz - Atenção!!! Membro Helen Petherson. Cuidados.

Rumos Itaú Cultural lança novos editais em três áreas de expressão

O Rumos Itaú Cultural lança editais em três áreas de expressão: Artes Visuais; Educação, Cultura e Arte; e Jornalismo Cultural. O texto completo de cada um está no nosso site. A pré-inscrição no processo de seleção já está disponível.
O edital de Artes Visuais 2011/2013 recebe inscrições até 29/5 e é voltado para artistas atuantes no Brasil, com trajetória profissional desde 2000. Educação, Cultura e Arte 2011/2013 aceita, até 30/6, projetos que envolvam cultura e educação não formal. Por fim, Jornalismo Cultural 2011/2012 fica aberto até 15/7, para professores e estudantes de comunicação social.
O lançamento do edital de Educação, Cultura e Arte conta com aula-espetáculo do músico e dançarino Antonio Nóbrega, na sede do instituto, em São Paulo, em 23/2, às 20h.
Rumos Itaú Cultural - Novos Editais
Artes Visuais 2011/2013 - até 29/5
Educação, Cultura e Arte 2011/2013 - até 30/6
Jornalismo Cultural 2011/2012 - até 15/7
Lançamento: Aula-espetáculo com Antonio Nóbrega
Quarta 23 de fevereiro, às 20h
Entrada franca - ingressos distribuídos com meia hora de antecedência
Sala Itaú Cultural (247 lugares)
Itaú Cultural
Avenida Paulista 149 - Paraíso (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
Informações: 11 2168 1777
Imagem: Renan Magalhães

BLOCO BRASIL no Parque dos Patins/Lagoa

Biscoito Fino

QUIZOMBA e Modinha Festa no Circo Voador

Ivete Sangalo no Prêmio Multishow 2011

Posted: 23 Feb 2011 02:03 PM PST
Já iniciou a votação do Prêmio Multishow, e Ivete Sangalo é uma das artistas mais bem indicadas para concorrer o troféu dos melhores do ano no cenário musical brasileiro.
Em 2010 a cantora ganhou na categoria Melhor Show e esse ano concorre nas seguintes indicações:
Melhor Show : Multishow ao vivo Ivete Sangalo no Madison Square Garden
Melhor Cantora : Ivete Sangalo
Melhor DVD : Multishow ao vivo Ivete Sangalo no Madison Square Garden
Melhor Clipe: Acelera ae
Melhor Álbum: Multishow ao vivo Ivete Sangalo no Madison Square Garden
Melhor Música: Acelera ae
Melhor Instrumentista : Jaguar (Guitarrista da Banda do Bem)
O Prêmio Multishow acontecerá no dia 6 de setembro, mas a votação começa agora no site. Vamos trazer mais essa conquista para casa!
Confira o vídeo de agradecimento de Ivete Sangalo na premiação de 2010 .

Município de Peniche

Filme/Concerto "O Consultório do Doutor Caligari", pelo Ensemble MIA na Fortaleza
Dia 26 de Fevereiro, pelas 21h30, na Capela de Santa Bárbara - Fortaleza de Peniche

Inserido nas acções de promoção/preparação da edição de 2011 do MIA – Festival de Música Improvisada de Atouguia da Baleia, terá lugar no próximo dia 26 de Fevereiro, pelas 21h30, na Capela de Santa Bárbara - Fortaleza de Peniche, um concerto de improvisação do Ensemble MIA.
Esta actuação servirá de banda sonora à projecção do filme mudo - The Cabinet of Doctor Caligari - de Robert Wiene, de 1920, película que inaugura no cinema o movimento expressionista alemão, que se estendeu de 1919 a 1924.
Este filme, versando o tema da psiquiatria, projecta na tela, como num delírio, toda a ambivalência da alma humana.
Alinhamento do Ensemble MIA previsto para este concerto:

Jorge Lampreia - flauta, saxofone soprano
Paulo Chagas - flauta, saxofone alto
João Pedro Viegas - clarinetes soprano e baixo
Luís Vicente - trompete
Pedro Portugal - trompete
Pedro Maia Silva - fliscorne
Eduardo Chagas - trombone
Fernando Simões - trombone
Manuel Guimarães - melódica
Paulo Duarte - guitarra
Fernando Guiomar - guitarra
Abdul Moimeme - guitarra
Ernesto Rodrigues - violino
Monsieur Trinité - objectos
Nuno Morão - percussão

Esta actividade conta como a colaboração da Câmara Municipal de Peniche e do Clube de Cinema da Escola E.B. 1,2,3 de Peniche.

Para mais informações visite a Página Oficial do Município de Peniche no seguinte endereço:

Fundação da Juventude - Reciclar ideias nas Feiras Francas

Com a temática do “ being green” as Feiras Francas abrem o piso nobre do Palácio das Artes – Fábrica de Talento a projectos com cuidados ditos verdes. Entendendo-se por verde o cuidado com o ambiente, a pegada de carbono, a questão da sustentabilidade, a utilização de produtos orgânicos, o recurso a objectos e ferramentas não poluentes, ou o menos poluentes possível. O verde associado aos 4 R’s- Renovar • Reduzir • Reciclar • Reutilizar
Lembrarmo-nos que apesar de hoje em dia o verde ser apregoado em todo o lado, por campanhas publicitárias e de marketing, não nos devemos cansar de tentar ser melhores e estar mais em harmonia com o mundo que nos rodeia. Por mais que possa ter-se tornado cansativo, ser amigo do ambiente é tão vital hoje como quando toda e qualquer empresa, toda e qualquer campanha, todo e qualquer produto, negavam a existência de problemas ambientais.Não é uma questão de marketing, é uma questão de sobrevivência. Não é para proveito de empresas, é para proveito do mundo. BeingGreen por nós e para nós.
Assim, os criativos inspiraram e expiraram, inspirando-se depois a si mesmos, criando as propostas que no dia 26 de Fevereiro, das 10h às 20h, vão deixar verde o Palácio das Artes – Fábrica de Talentos. Não verde de quem ainda não cresceu, mas verde de quem espera crescer não inviabilizando o crescimento de gerações futuras.
Folheio o nosso jornal aqui.

BLOCO PIRÔ-PIRACUARA - FUNDAÇÃO CULTURAL CASSIANO RICARDO

Encontro dos Blocos na Lapa

Fundição Progresso







Fumproarte: inscrições para produções culturais

O Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte), que financia obras e eventos artísticos e culturais nas áreas de música, moda, circo, dança, teatro, folclore, humanidades, literatura, artes plásticas, audiovisual (cinema e vídeos) e fotografia, recebe inscrições até 11 de março. As inscrições estão escalonadas por área.

O edital que regula o concurso está à disposição dos interessados no site www.portoalegre.rs.gov.br/fumproarte. O concurso público, organizado pela Secretaria Municipal da Cultura, prevê distribuir este ano um total de R$ 1,7 milhão para a produção cultural. Outro edital, destinado a bolsas de estudo e pesquisa, será divulgado este ano, com outra dotação orçamentária.
Pode concorrer ao apoio do Fumproarte toda pessoa física ou jurídica que apresentar projeto artístico-cultural, com exceção dos servidores públicos municipais de Porto Alegre. Também é vedada a participação de membros da Comissão de Avaliação e Seleção (CAS) do Fumproarte, assim como aqueles de alguma maneira a ela associados.
Os projetos inscritos são analisados pelo Comitê Assessor (formado por cinco funcionários designados pela Secretaria Municipal da Cultura), que avalia a conformidade com o edital. Uma vez classificados, os projetos são encaminhados à Comissão de Avaliação e Seleção (CAS) que analisa o mérito, segundo critérios de clareza e coerência, retorno de interesse público, previsão de custos, criatividade e importância para Porto Alegre.
Os projetos aprovados assinam contrato com a SMC e devem prestar contas durante e ao final de sua execução. A prestação de contas é analisada, na parte contábil, pela Administração de Fundos da SMC e, no que diz respeito ao cumprimento das atividades previstas no projeto e sua planilha de custos, pelo Comitê Assessor.
Datas para inscrição de projetos:
a) Música e moda: 14 a 18 de fevereiro de 2011
b) Circo, dança e teatro: 21 a 25 de fevereiro de 2011
c) Folclore, humanidades e literatura: 28 de fevereiro a 04 de março de 2011
d) Artes plásticas, audiovisual e fotografia: 07 de março a 11 de março de 2011

17º Festival Queijo, Pão e Vinho

Abrasel PE

Atenciosamente,
Roberta Soares
ABRASEL-PE
55 81 3465.7570
55 81 3465.8550- Fax

FUNDAÇÃO CULTURAL CASSIANO RICARDO

Lúcia Haidamus

Amigos,

Domingo (27/02) a partir das 18h, estarei no Bar Biker's House na Mooca - Av. Paes de Barros, 3673.

Espero vc lá!

Bjossssssssssssssssss Cantantessssssssssssssss

Lúcia Haidamus

Cursos Avisa Lá a distância - Inscrições até dia 10/03


Cursos Avisa Lá a distância - 1 semestre de 2011 - Inscrições até 10 de março. Vagas limitadas
Início dos cursos em 14 de março
Coordenação: Silvana Augusto

Curso: Coordenador pedagógico módulo 2 – O coordenador pedagógico como formador de professores
Público Alvo: coordenadores pedagógicos da Ed Infantil e Ensino Fundamental.
Duração: 12 semanas
Certificação: 60 horas
Formadora: Maria Paula Twiaschior

O dia-a-dia do coordenador pedagógico é muito atribulado, as demandas são muitas: reuniões e atendimento a pais, conversas regulares com a direção, reposição de equipamentos e materiais pedagógicos necessários aos professores, acompanhamento e orientação das crianças junto aos professores etc. Em meio a tudo isto, muitas vezes o coordenador não encontra tempo para a realização de uma das mais importantes tarefas que é a formação continuada de professores. Nesse curso, vamos apoiar o coordenador pedagógico a estruturar uma rotina eficaz de formação.
Para saber mais sobre o curso clique aqui

Oficina: Projetos didáticos na Educação Infantil
Duração: 12 semanas
Certificação: 60 horas
Formadora: Ana Carolina Pereira de Carvalho
Público alvo: professores de educação infantil de 4 a 6 anos e coordenadores pedagógicos

Muito se tem falado sobre os projetos didáticos como alternativas para uma abordagem de conteúdos específicos na educação infantil. De fato, tamanha fama não é para menos! O projeto didático é mesmo uma forma privilegiada para crianças aprenderem conteúdos da língua portuguesa. Mas você sabe por quê? O que uma criança de 4 a 6 anos pode aprender em um projeto de leitura ou de escrita? Essas são algumas das questões que esse curso pretende abordar. A partir da discussão de modelos, professores e coordenadores poderão fazer a revisão de projetos didáticos na escola ou na creche. Ao final, construirão em grupo uma coletânea de bons projetos que poderão ser desenvolvidos nas escolas, no 2º semestre.
Para saber mais clique aqui.

Oficina: Álbum de Figurinhas, um projeto para crianças de 4 a 6 anos
Duração: 12 semanas
Certificação: 60 horas
Formadora: Ana Lúcia Bresciane
Público alvo: professores de educação infantil de 4 a 6 anos

Se você é professor de uma turma de crianças de 4 a 6 anos e está interessado em aprender mais sobre como desenvolver um projeto didático, a hora é essa! Uma formadora do Instituto Avisa Lá propõe a um grupo de professores o planejamento conjunto de etapas de um projeto didático cujo objetivo compartilhado é construir um álbum de figurinhas, um excelente pretexto para importantes aprendizagens no campo da leitura e da escrita. Depois, todos deverão desenvolver as propostas em suas salas de aula e trazer seus relatos e comentários para o debate com os demais participantes para receber devolutivas da formadora e continuar o trabalho até o final do semestre.
Veja o programa completo da oficina no link

Vagas limitadas
Valor para cada curso R$ 240,00
Grupos fechados, preços especiais email para juliana@avisala.org.br ou pelo telefone 11 3032-5411 / 3812-9561

Instituto Avisa lá
R: Harmonia, 1040 Sumarézinho São Paulo - SP CEP: 05435 - 001
Fone: (11) 3032-5411 / (11) 3812-9561
www.avisala.org.br


Fundação Cultural de Rio do Sul

Exposição Intervalos na Fundação

25 de fevereiro de 2011
Intervalos. Esse é o título da exposição da artista, Maria Salete Engels Werling, que abre na próxima quarta-feira (2) na Galeria de Artes Arno Georg da Fundação Cultural de Rio do Sul. A solenidade está marcada para às 20h, com entrada gratuita.
Na mesma noite acontece o lançamento do livro “Luares Míticos” da escritora Marlene Huskes. Os eventos vão contar com a participação especial do Departamento de Artes Cênicas que apresentará uma performance de dança contemporânea. A exposição Intervalos ficará aberta a visitação até o dia 31 de março.
Exposição intervalos
Intervalos denomina uma série de obras que apresentam uma característica peculiar: cada suporte foi pensado e recortado de maneira única, criando intervalos projetados para interagir com o ambiente. Segundo a artista plástica, Maria Salete Engels Werling, os intervalos nas obras são gestados pelas observações e vivências no vale;
“Relevos, rios, caminhos e interferências humanas se fundem e equilibram em linhas, curvas, cores e intervalos criados para exaltar a exuberância existente intervales” destacou.
Livro luares míticos
Trata-se de um livro de poesias, editado pela Editora Cultura em Movimento da Fundação Cultural de Blumenau. Tem capas aquareladas pela própria escritora que também é artista plástica há mais de 20 anos. Luares míticos é o primeiro livro solo da escritora.
SERVIÇO
02/03 – Abertura da exposição “Intervalos” e lançamento do livro “Luares Míticos”
Local – Galeria de Artes Arno Georg
Horário – 20h
Entrada gratuita



Teatro Rival Petrobras











Teatro Vila Velha

Radio Musica FM





Sambão do Brás

Sambão do BrásDia: 27 de Fevereiro @ 16h
Local: Local: Chamas Grill - Setor Hoteleiro Sul (antiga Choperia do Brás)

Atrações:

Clima de Montanha
Sou Samba
Transmissão da Final da Taça Guanabara
Dose Dupla de Chopp até 19h
Informações:7815-4695 / 7811-5216

MILTON CARLOS - Eu juro que te morreria minha