Caminhando na Estrada Cultural

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Adryana Bebê canta com o Rio Maracatu

Dica pra quem está no Rio!
Nessa sexta estarei cantando com o Rio Maracatu no Parada da Lapa - anexo à Fundição Progresso com a participação da cantora Rita Ribeiro!
Apareçam!
Adryana Bebê

60 anos da televisão no Brasil

História da televisão no Brasil
As vozes ganham rostos, as palavras ganham vidas e as fotografias ganham movimentos. A televisão completa 60 anos no Brasil. Obra descreve como essa mídia mudou com o tempo, criou modas, palavras e conceitos. É a história sobre o prisma televisivo.
Em 18 de setembro de 1950 o Brasil viu, pela primeira vez, a televisão em funcionamento. A transmissão sofreu problemas, os aparelhos eram escassos e a programação uma incógnita. Ainda assim, inaugurou-se uma nova relação do brasileiro com o mundo da imagem. História da televisão no Brasil conta em detalhes a trajetória desse meio de comunicação, analisando sua importância na estruturação da política, da economia e da cultura brasileiras, além do seu impacto no público. Os jornalistas Ana Paula Goulart Ribeiro, Igor Sacramento e Marco Roxo são os organizadores da obra, que conta com 15 autores das áreas de Antropologia, Comunicação, História e Sociologia. Os textos foram divididos em seis partes, seguindo as décadas de existência da televisão no Brasil.
Na primeira, “Anos 1950: a televisão em formação”, são analisadas a sua estruturação, as experimentações realizadas pelas primeiras emissoras (TV Tupi, TV Paulista, TV Record e TV Rio) e a emergência de um público televisivo. Na segunda parte, “Anos 1960: a televisão em ritmo de popularização”, discute-se a televisão no momento em que houve o aumento de telespectadores das classes populares e a consequente produção de programas que procuravam conquistá-los.
A terceira parte, “Anos 1970: a televisão em tempos de modernização”, trata das transformações por que a televisão brasileira passou na década de auge e declínio da ditadura militar. A televisão se modernizou não só pela sua centralidade no projeto de integração nacional do Estado autoritário, mas também pela necessidade mercadológica de renovação. A quarta parte do livro, “Anos 1980: a televisão em transição democrática”, discute as novas formas de popularização da televisão brasileira no contexto de distensão política e de reconfiguração do mercado com o fim da TV Tupi, o aparecimento do SBT e da TV Manchete.
“Anos 1990: a televisão em divergência” é o título da quinta parte, que analisa as mudanças no cenário televisivo diante da consolidação de um modelo democrático neoliberal no país. Finalmente, a última parte, “Anos 2000: a televisão em convergência”, retrata as transformações na programação ocasionadas pela produção de novos formatos, pelo boom de reality shows, pela digitalização da TV e pela crescente relação com o cinema e com a internet.
É através dessas décadas que os autores narram as transformações do meio – e da sociedade. Dos programas de auditório aos humorísticos, das novelas às minisséries, dos jornais aos programas interativos, o livro é um passeio indispensável para estudantes, professores na área de comunicação e todos aqueles que querem conhecer a televisão brasileira.
Ana Paula Goulart Ribeiro é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (1990), tendo também cursado História na mesma instituição.
Igor Sacramento é graduado em Comunicação Social/Jornalismo (2005), mestre (2008) e doutorando (desde 2008) em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ.
Marco Roxo é graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFF (2000). Tem mestrado (2003) e doutorado (2007) em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF.
Autores:
Alexandre Bergamo – Alexandre Figueirôa – Ana Silvia Médola – Beatriz Becker – Denis Gerson Simões – Cristina Brandão – Kleber Mendonça – Léo Vitor Redondo – Marcos Napolitano – Maria Celeste Mira – Marialva Carlos Barbosa – Marina Caminha – Regina Mota – Valério Cruz Brittos – Yvana Fechine
Serviço:
Livro: História da televisão no Brasil
Organizadores: Ana Paula Goulart Ribeiro, Igor Sacramento e Marco Roxo
Formato:16x23 cm; 352 páginas
Informações:
Fábio Diegues
Assessoria de Imprensa
Tel.: (11) 3832-5838 r. 229 ou 8399-4331
E como digo sempre galeraaa!!!!!!
CULTURA É O MELHOR REMÉDIO CONTRA TODOS OS MALES DO MUNDO!
Bjs estrelares e culturais hiper cheios de muita luz sempre. Amo vcs!
Zest Marcia Martins Oficial.