Caminhando na Estrada Cultural

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Hino de Maués e A Lenda do Guaraná

Oh! Minha Maués (bis)
Do meu Guaraná (bis)
Industrializado, também exportado.
Melhor que há.
I
No Estado do Amazonas
Fronteiras com o Pará
Lá está minha Maués
Tão bonita que és
Terra do Guaraná
II
Quem vem à Maués
No barco da linha
Vê sempre na natureza
Oh! Que tanta beleza
Por onde caminha
III
Veja o encanto das águas
E vibre de emoção
Rio Urariá, Rio Maués.
De mão apertadas
Num só coração
IV
Maués também é
Torrão brasileiro
Com suas lindas morenas
Praias serenas
Povo hospitaleiro
V
Quem deixa Maués
Lembranças terá
Do nosso artesanato
Produto, rio, matas.
Querendo voltar.
Fonte: Secretaria Municipal de Turismo - Maués
A Lenda do Guaraná
Um casal de índios, pertencente a tribo Maués, desejava muito ter um filho. Um dia, eles pediram a Tupã uma criança para completar aquela felicidade. Tupã, o rei dos deuses, sabendo que o casal era cheio de bondade, lhes atendeu o desejo trazendo a eles um lindo menino.O tempo passou rapidamente e o menino cresceu bonito, generoso e bom. No entanto, Jurupari, o deus da escuridão, sentia uma extrema inveja do menino e da paz e felicidade que ele transmitia, e decidiu então ceifar aquela vida em flor. Um dia o menino foi coletar frutos na floresta e Jurupari se aproveitou da ocasião para lançar sua Vingança. Ele se transformou em uma serpente venenosa e mordeu o menino, matando-o instantaneamente. A triste notícia se espalhou rapidamente.Neste momento, trovões ecoaram na floresta e fortes relâmpagos caíram pela aldeia. A mãe, que chorava em desespero, entendeu que os trovões eram uma mensagem de Tupã, dizendo que ela deveria plantar os olhos da criança e que deles uma nova planta cresceria dando saborosos frutos. Os índios obedeceram ao pedido da mãe e plantaram os olhos do menino. Neste lugar cresceu o guaraná, cujas sementes são negras, cada uma com um arilo em seu redor, imitando os olhos humanos.
Está é minha homenagem a uma pessoa que eternamente estará dentro de minha alma, pois com ela aprendi praticamente tudo o que representa ser 100% BRASILEIRO e LUTAR por NOSSAS CULTURAS.
BETH MICHILES... Que o Universo lhe faça brilhar eternamente no Céu do BRASIL!!!

Participe agora do reality show GELEIA DO ROCK

Oi Futuro convida

Go.Play

Go.Play
2ª Edição
Dia: 03 de Julho
Local:
Plataforma do Chopp (SCIA Quadra 13 s/nº Conjunto 2 Lote 12)
Atrações:
Dj Edgar Fontes
Dj Marcelão
Dj Lúcio Balla
Mais detalhes: clique aqui!
Informações:
(61) 8417-4305 / 9214-2661 / 7813-8969

NELSON RUFINO

Imperdível!
Neste domingo (dia 5/07) teremos o grande compositor baiano NELSON RUFINO no PAGODE DO PANCINHA.
O autor de sucessos do cantor Roberto Ribeiro como "Vazio", "Todo menino é um rei" (com Zé Luis do Império) e de Zeca Pagodinho como "Verdade" (com Carlinhos Santana), "Dono da Dor", "Pago pra ver" e "Uma prova de amor" (estas duas últimas em parceria com Toninho Gerais, fará uma participação ilustre na Roda de samba que acontece no BOTECO SALVAÇÃO.
O samba começa a partir das 17h e termina ás 21 h em ponto.
A feijoada custa R$12,90 e o couvert sai por R$7.
O Salvação fica na Rua Henrique Novaes, 55
Botafogo (Próximo à Casa da Matriz e Furnas, entre as ruas Real Grandeza e a São João Batista). Outras informações e reservas: (21) 2266-1014 ou 2539-0216 Um grande abraço a todos!
Marcelo Sant'Anna

SAGA - Sociedade amigos da Gafieira

"A arte de escutar"

MAIOR FESTIVAL DE TEATRO DO CANADÁ APRESENTA TEXTO BRASILEIRO
A premier norte-americana da peça teatral "A arte de escutar", de Carla Faour - que ficou em cartaz durante sete meses no Rio de Janeiro e foi indicada aos prêmios Shell e Contigo de melhor texto em 2008 e APTR 2008 de melhor autor - será no dia 1 de julho, às 20h45, em Toronto, Canadá, com o título "The Art of Listening".
A apresentação faz parte do Toronto Fringe Festival, um dos maiores festivais de teatro da América do Norte e o mais importante do Canadá, com mais de 100 espetáculos do mundo inteiro, com artistas e companhias de vários países e montagens que vão desde pesquisas de linguagens a releituras de clássicos da dramaturgia universal. O Festival, que acontece de 1 a 12 de julho de 2009 na cidade de Toronto, é um espaço onde novas idéias, novos atores e artistas consagrados podem expor seus trabalhos.
Produção
A produção da montagem canadanese é da Southern Mirrors www.southernmirrors.com, empresa da atriz brasileira Bárbara de la Fuente, que tem como objetivo promover e divulgar projetos que transcendam barreiras culturais, em especial a brasileira. Fundada em 2004, já produziu o show "Sounds of Ipanema - A Tribute to Tom Jobim", o "Nelson Rodrigues Festival" e é responsável pela produção do "BRAFFT - Brazilian Film Festival of Toronto", que já está em sua terceira edição e será realizado de 4 a 8 de setembro de 2009 no Bloor Cinema, com o melhor do cinema nacional.
A história
Uma pessoa tem o dom de fazer com que as pessoas, mesmo desconhecidos, lhe contem seus segredos, sentimentos e histórias. Ela reflete sobre o que é a arte de escutar revelando, de forma carinhosa, a complexidade do ser humano, ao relatar encontros saborosos onde ouviu as aventuras de uma senhora que sobreviveu a Woodstock, as confidências sombrias de um tio e uma tia em uma noite de Natal, as peripécias sexuais de uma mulher em uma academia de ginástica e a história de um homem atormentado no Metrô.
O elenco
Heather Dick dirige esta montagem que explora o que está por baixo das nossas máscaras e que muitas vezes passa despercebido. Com figurinos e cenário da estilista Clarice Michelon e um incrível elenco composto pelos canadenses Illya Konstantin, Brian Young, Toni Ellwand, Jasmine D''''Costa, Michael Miranda e pela brasileira Bárbara de la Fuente, esta peça irá tocar todos os espectadores e permanecerá em suas mentes e corações por muito tempo.
Serviço:
A Arte de Escutar / The art of listening (Fringe Festival)
Horários: Dia 1 de julho, às 20h45
Dia 5 de julho, às 18h30
Dia 6 de julho, às 13h00
Dia 7 de julho, às 15h30
Dia 8 de julho, às 23h00
Dia 10 de julho ao meio-dia
Dia 11 de julho, às 20h45
Local:
Robert Gill Theatre214 College Street, 3rd Floor
Outras informações:
Puente - Agência de Comunicação
Jornalista Responsável: Cecília Queiroz (MTb 42-AM)
tel.: 11-8133-0010 / 2615-7615 ou 3020-6222
Canadá - Bárbara de la Fuente
tel.: 1 - 647 - 242-6646

"Música no MASP"

DUO DE VIOLINO E VIOLA É ATRAÇÃO GRATUITA
NO GRANDE AUDITÓRIO DO MASP
A série "Música no MASP" traz, em 30 de junho, o Duo Renata Kubala & Renato Bandel, de violino e viola. Uma parceria Art Invest e Museu de Arte de São Paulo, o projeto "Música no MASP" tem patrocínio da Kimberly-Clark Brasil e da Lorenzetti. Com entrada franca, o concerto acontece às 12h30, no Grande Auditório do MASP.
Recém-criado, o duo é formado pela violinista Renata Kubala e pelo violista Renato Bandel.
Carioca radicada na Noruega, Renata vem ao Brasil especialmente para esta apresentação ao lado de Renato Bandel.
Atualmente, Renata é líder do naipe dos 2° violinos da Orquestra Sinfônica de Trondheim e integrante da orquestra de câmara Trondheim Soloists (em Trondheim - Noruega). Tem sido convidada também a liderar o naipe dos 2° violinos da Orquestra da Rádio Norueguesa e Orquestra da Ópera Norueguesa, além de participar de turnês internacionais com a Orquestra Filarmônica de Bergen e Orquestra Filarmônica de Oslo.
Já o violista Renato Bandel estudou na Academia da Orquestra Filarmônica de Berlim. É mestre pela Universidade de Artes de Berlim. Atualmente, é professor de viola do Instituto Baccarelli, atua como docente em Festivais como Campos do Jordão e Poços de Caldas e é spalla do naipe de violas da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Neste ano, também assumiu a coordenação pedagógica do Festival de Campos do Jordão.
A atração seguinte, em 07 de julho, é o Duo Felipe Silvestre & André Cortesi, de cravo e flauta.
O MASP e a Série - O revolucionário Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand foi fundado em 1947. Hoje, sua coleção é a mais importante do hemisfério sul. O prédio, projetado pela arquiteta modernista italiana Lina Bo Bardi, abriga pinacoteca, biblioteca, fototeca, filmoteca, videoteca e dois auditórios. O projeto de música erudita e instrumental "Música no MASP" é destinado ao grande número de pessoas que circula pela Paulista no horário de almoço. Em sua segunda temporada, a série é uma parceria Art Invest e Museu de Arte de São Paulo, e tem patrocínio da Kimberly-Clark Brasil, multinacional norte-americana presente no Brasil desde 1996 e que apresenta uma linha completa de produtos de higiene pessoal e doméstica, e da Lorenzetti, fabricante de chuveiros, metais, aquecedores e purificadores. As apresentações acontecem todas as terças-feiras, às 12h30, com entrada franca.
Programa:
Wolfgang Amadeus Mozart Duo para Violino e Viola em Sol Maior, KV 423
Magne Hegdal "Amaduo" para Violino e Viola
Wolfgang Amadeus Mozart Duo para Violino e Viola em Si bemol Maior, KV 424
Serviço:
"Música no MASP"Duo Renata Kubala & Renato Bandel
Data e horário:
Dia 30 de junho, às 12h30
Local:
MASP - Grande Auditório
Avenida Paulista, 1578.
Capacidade:
374 lugares
Duração:
60 minutos
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Entrada Gratuita
Informações: 11 3284.8384/3253-9932 www.artinvest.com.br

TUSP - Espetáculo: Em alguma margem, no rio

“Em alguma margem, no rio"
Texto livremente inspirado na obra de Guimarães Rosa. Um homem está em uma canoa, descendo o rio, mas sua embarcação se prende a um tronco. Já delirando com o forte sol do sertão, o herói vê esse tronco transformar-se em uma espécie de esfinge que reflete o seu rosto: e aceita suas condições: contar a sua história como forma de continuar a viagem. No processo, revive o amor de Juçara, o ódio por Jacinto, sua traição, a perda do filho, o retorno a seu lugar de origem, a descoberta do "velho", uma fonte de sabedoria impessoal dentro de si que nunca imaginou possuir. Serviço TUSP – Teatro da USP Rua Maria Antônia, 294 Fones: 3255 7182 / 3259 8342 De 04 a 12 de Julho Sábados às 21:00 e domingos às 20:00 R$ 20,00 Drama, monólogo Duração: 50 min Idade recomendada: 16 anos Contato da Produção: Paulo Barcellos 9584 7468 / algumamargem@gmail.com Ficha Técnica Texto de Viviane Dias Direção de Jairo Mattos Com Paulo Barcellos Sonoplastia de Aline Meyer Luz, figurino e cenário de Jairo Mattos
Tusp - Teatro da Universidade de São Paulo
Rua Maria Antonia, 294 - Consolação
Tel.: 3255 7182

TOQUE DE ARTE - "Bom Sujeito - Casa de Samba" - RJ

Arraiá dos Vizinhos no Casarão AA

Caros, vamos curtir o "Arraiá dos Vizinhos"
domingo dia 5 de julho, de 17h às 22h
Casarão AA.

MARIA GADÚ NO STUDIO SP

WILSON SIMONINHA, JAIR OLIVEIRA E MAX DE CASTRO RECEBEM A CANTORA MARIA GADÚ E BANDA NO ESPECIAL “LIVE” DO PROJETO O BLOCO NO STUDIO SP
Projeto quinzenal tem residência do DJ e pesquisador de música brasileira Tutu Moraes, DJs convidados e intervenções ao vivo de cantores e instrumentistas.
Na noite do dia 30 de junho os anfitriões Jair Oliveira, Wilson Simoninha e Max de Castro convidam para uma noite especial a cantora revelação Maria Gadú. Paulistana de 22 anos, Maria Gadú foi descoberta no Rio de Janeiro e desde então têm atraído a atenção de todos: críticos musicais, atores, cineastas, músicos e do público em geral. Seja por suas composições, sua musicalidade, carisma ou personalidade marcante. A cantora sobe ao palco do Studio SP, a convite do O Bloco, para apresentar seu show e fazer o pré lançamento do seu primeiro álbum, trazendo o que há de melhor da nova geração da música brasileira.
O BLOCO
O Bloco é uma celebração da boa música brasileira que surge no coração da Augusta, no epicentro da boemia paulistana. Uma festa que pretende reunir a alegria e a informalidade dos tradicionais blocos de carnaval com o espírito cosmopolita da noite de São Paulo em torno da música brasileira. No melhor estilo Girl Talk, DJ sensação de Nova Iorque, o público não se limita à pista de dança e pode usar o palco para dançar. Os melhores DJs de música brasileira, músicos consagrados e convidados especiais comandam o som em todas as edições da festa.
O BLOCO APRESENTA MARIA GADÚ NO STUDIO SP
DIA 30 DE JUNHO (TERÇA-FEIRA), ÀS 23H
ANFITRIÕES MAX DE CASTRO, WILSON SIMONINHA E JAIR OLIVEIRA
DJ RESIDENTE TUTU MORAES
R$ 25 e R$ 15 (com nome na lista obloco.sp@gmail.com
STUDIO SP
Rua Augusta, 591 – Centro
Tel.: 11 3129 7040
Estacionamentos conveniados R$ 15

SUSY BASTOS e BANDA

“A música mais perfeita da história, foi composta por um homem surdo: Beethoven (9° sinfonia) Isso prova que ninguém pode deter uma pessoa, a não ser ela mesma!”
Essa semana Susy Bastos e Banda se apresentam Quarta – 01 de Julho HAPPY HOUR O BAR BARO NOITE 6:01
Sexta – 03 de Julho 6:01
O Bar Baro Rua: Pequetita, 179 A - Vila Olímpia
Hora:19:00h Reservas: 3842.6861
6:01 Rua: Comandatuba, 26 – Vila Olímpia
Hora: 21:30h
Reservas: 3845.7396
Embarque nessa viagem! Beijo www.susybastos.com.br

Mensagem do dia

É na vossa paciência que possuís as vossas almas. Jesus Cristo, Lucas 21:19

VIA FUNCHAL

APRESENTA
EVA Promete animar a noite paulista com muito axé da Bahia! 08 de julho Saiba mais!
OUTRAS ATRAÇÕES
O evento de dance music mais "cool" da atualidade. 27 de junho THE AUSTRALIAN BEE GEES SHOW “O melhor tributo aos Bee Gees no mundo” (Terri Bridge, Presidente do Fã Clube Oficial.) 4 de julho CAT POWER Dona de uma voz rouca e estonteante ela encanta platéias por onde passa. 18 de julho
A importante banda dos anos 80 volta ao Brasil para um show vibrante. 12 de agosto
CHUCK BERRY Um dos maiores nomes do rock ‘n‘ roll de todos os tempos em uma imperdível apresentação. 19 de agosto Saiba mais! http://www.viafunchal.com.br/

ABIQUIF – Associação Brasileira da Indústria farmoquímica

Seção Notícias / Clipping atualizada, visite: http://www.abiquif.org.br/noticias_clipping.html Seção Legislação / Diário Oficial atualizada, visite: http://www.abiquif.org.br/legislacao_do.html Seção Legislação / Patentes internacionais atualizada, visite: http://www.abiquif.org.br/legislacao_patentes.html ABIQUIF – Associação Brasileira da Indústria farmoquímica Avenida Calógeras, 15 / 10° andar – CEP 20030-070 – Centro – Rio de Janeiro Tel: (21) 2220-3005 / Fax: (21) 2524-6506

VANESSA LIMA

Desenho em papel canson, no tamanho 21,5cm x 31,5cm. Técnica mixta.