Caminhando na Estrada Cultural

sexta-feira, 5 de junho de 2009

AGENDA MP,B

Este martes, cierre de homenaje a Villa-Lobos

Foto: Heitor Villa-Lobos. Fuente: http://www.bach-cantatas.com/
Carlos Barreiro. Periodista en temas culturales, investigador en música y promotor cultural. Ejerció las cátedras de Música de América latina y contemporánea en la Universidad Pedagógica Nacional y ASAB. Fue comentarista musical del periódico El Tiempo. Finalista en 1996 en el premio de periodismo Simón Bolívar. En la actualidad es corresponsal en Colombia del programa “Poesía y música latinoamericana” de Radio Fabrik de Salzburgo (Austria). Redactor de voces para los Diccionarios Hispanoamericano de Música y de Cine que edita la SGAE en España. Para la página web del Instituto Cervantes de España, redactó textos biográficos sobre compositores de América latina. Tiene una publicación llamada Conversaciones.
Martes 9 de junio, 5:00 p.m.
Auditorio IBRACO
Entrada Libre
Espere el martes 16 de junio a las 5:00 p.m.
Proyección del documental
Cartola, música para los ojos (2007)
Considerado el más grande sambista de la historia de la música brasileña
Más información en www.ibraco.org.co
Instituto de Cultura Brasil Colombia Dirección: Carrera 9 # 70A – 11 Bogotá, Colombia Horario de Atención: 8:00 a.m. a 1:00 p.m. y 2:00 p.m. a 6:00 p.m.
PBX: (57 1) 2115511 / Fax: (57 1) 312 37 37

SINTONIAFINA

Olha o novo socialismo aí
Pena que os velhos anarquistas mais libertários não viveram para ver um instrumento tão livre, poderoso e igualitário como a internet, que justamente por isso é tão temida pelas tiranias de esquerda ou de direita. Cada vez mais acessível a mais gente, ela nivela e aproxima, dá voz e imagem a todos e a qualquer um, é um espaço de liberdade e independência que cresce em proporção aos avanços tecnológicos que tornam as máquinas mais rápidas e potentes, mais leves e baratas.
É nesse território livre que surgem as primeiras evidências do que Chris Anderson chama de – whaall! – “Novo Socialismo” em texto-bomba na revista “Wired”. A Wikipedia é um exemplo da socialização da informação, gratuita e mantida por contribuições voluntárias. Sem nenhuma interferência do Estado. Assim como as novas formas de compartilhamento, de troca de arquivos, os sites de buscas, o You Tube, significam uma inédita socialização da informação, do lazer, da arte e da opinião.
A diferença é que não são conquistas feitas pelos métodos totalitários e repressivos de Estados fortes, mas pela liberdade e o empreendedorismo só possíveis em sociedades abertas. Nenhum Estado comunista investiria nessas tecnologias de informação e comunicação, só para fins militares ou de propaganda. Se alguém ler para Hugo Chávez o texto da “Wired”, o Beiçola vai levar um susto ao descobrir que o que ele chama de socialismo do século XXI é do XIX: o do terceiro milênio está na internet. Bytes o muerte, compañero!
Enquanto isso, em Brasília, se anuncia mais um “fórum” para tentar encontrar instrumentos da democracia para instituir controles e limitações à imprensa, com o objetivo de “democratizar a informação”, como se nossas rádios, jornais e televisões já não disputassem ferozmente a preferência do público e dos anunciantes, todos competindo pelas melhores produções, para todos os gostos.
Mas, com as lan houses se espalhando pelas cidades, computadores cada vez mais baratos e redes sem fio por toda parte, como é que eles vão fazer o “controle social” de 65 milhões de brasileiros online? Estão atrasados, mais uma vez.

“Arraiá da Preta – Celebrando a Cultura Popular”

Pílula de Cultura Feira Preta edição especial.
“Arraiá da Preta – Celebrando a Cultura Popular”
"A Casa das Caldeiras abre suas portas para receber a cultura tradicional popular"A Casa das Caldeiras se prepara para receber as Pílulas de Cultura Feira Preta. Com uma proposta colaborativa, a Pílula de Cultura Feira Preta realiza uma edição dedicada a Cultura Caipira e Afro-Brasileira. A miscelânea de diferentes vertentes artísticas proporciona o intercâmbio e a reflexão sobre a cultura popular.
O evento está programado para o dia 07 de Junho (domingo), na Casa das Caldeiras, que abre suas portas para uma tradicional festa junina com exibição de filmes, comidas típicas, aulas de forró, oficina de motivos juninos e brincadeiras juninas. Uma programação caprichada em homenagem aos dias de Santo Antônio, São João, São Pedro e as crendices populares.Será proposta uma reflexão sobre a influência da cultu ra e crendices populares no nosso dia-a-dia. O público será convidado a interagir com a roda e performances improvisadas que serão embasadas pelo tema Cultura Popular Tradicional.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Todos os elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.
Programação:
Exibição dos Filmes Feiticeiros da Palavra e No Repique do Tambu (Acervo Cachuera);
Exibição do Filme Versificando (13 Produções);
Monitoria em torno da Casa das Caldeiras (Patrimônio Histórico);
Espaço recreativo infantil e Oficina de tecidos afro e motivos juninos com o artista plástico Jaergenton;
Aulas de forró com o professor Emerson Nascimento da Ação Comunitária Tiradentes;
Expositores da Feira Preta;
Intervenção Musical: A DJ Evelyn dá uma nova roupagem para os forrós tradicionais de Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Domiguinhos entre outros nomes do forró pé-de-serra;
Intervenção Musical: O cantor Costa Senna e seu grupo Unirversos apresentam o show: Diversidade Humana com cantigas, rimas e versos. Um Espetáculo Lítero-Musical;
Brincadeiras: Momento dedicado a reviver as animadas brincadeiras juninas que remetem à infância como Correio Elegante, Quebra-panela, Corrida de Saco, Maçã na Tina de Água, Dança da Laranja e outras.
Comidas e bebidas gostosas.
Serviço: “Arraiá da Preta – Celebrando a Cultura Popular”
07 de Junho 2009 - 16:00 às 21:30
Entrada Franca
Realização: Pretamultimidia
Parceria: Casa das Caldeiras
Apoio: Proac - Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo e Governo de São Paulo e Centro Cultural da Espanha em SP, AECID, Embaixada da Espanha no Brasil.
Tel: Pretainfo (11) 3031-2374

Samba do Rio: Virada de Samba – Viradão Carioca

Samba do Rio: Virada de Samba – Viradão Carioca Por Bernardo Moura
No próximo final de semana, o Rio vai parar. Ou melhor, virar. A partir de sexta feira acontece o "Viradão Carioca". Evento que rolará dois dias inteiros e vai interligar a cidade culturalmente. De Sul a Oeste. Mais que isso, será uma mistura de ritmos brasileiros.
A exemplo de São Paulo, pois lá este tal tipo de projeto já acontece há três anos, o Rio decidiu fazer igual. Uma breve pesquisa no orkut mostra que o evento já conquistou o coração paulistano. Na rede social, existem várias comunidades sobre o assunto e inúmeros depoimentos dos paulistas de amor (ou ódio) ao evento. Tem até pesquisa do melhor concerto.
O Viradão intercambiará ritmos. Para isso, trocou tudo de lugar. Rock no lugar de samba, pop no lugar de funk, forró ao invés de ópera… enfim uma mistureba danada. E para os shows de samba, haverá convidados especiais, digo, de outros ritmos também.
Daria certo? Para o pesquisador de samba, carioca radicado no Recife há 16 anos, Paulo Perdigão, sim. O mundo muda a todo momento e o samba não poderia ficar de fora:
- Mistura-se com jazz, com reggaee, com rock, e com tantos outros rítmos. Na verdade, o samba esta aí sempre aberto a novas concepções, tem pessoas que como eu, ainda olham o samba com sua formação tradicional. É aquela história do Paulinho da Viola "Ta legal/ eu aceito o argumento/ mas não me altere o samba tanto assim".
A começar pelos três grandes palcos que serão montados na cidade com shows gratuitos: Santa Cruz, Praça Quinze e Madureira. Em Madureira, na quadra da Portela, a Velha Guarda convidará Teresa Cristina. Isto em pleno sábado, dia de feijoada. No domingo, Alceu Valença mostra o melhor de seu forró. Na Praça Quinze, começa sexta feira, com Dudu Nobre, Gustavo Lins e Beth Carvalho com tema "O Rio de Janeiro, fevereiro e março". No sábado, o funk embalará as ondas da Baía de Guanabara. E em seguida, entram em cena os novos sambistas: Mart´nália, Bangalafumenga, Edu Krieger e Rodrigo Maranhão.No domingo, o Cordão do Boitatá vai promover a orgia carnavalesca em pleno mês de junho.
Em outros bairros como Méier, Bangu, Tijuca, Lapa e Copa, terá um palco itinerante (o Viramóvel) que contará com mais atrações. No de Bangu, Kelly Key, Moska, Milton Nascimento e Martinho da Vila serão presenças confirmadas. Não podendo esquecer-se que a Mocidade Independente de Padre Miguel convida a Vila Isabel para uma homenagem a Luiz Carlos da Vila. E há ainda, os palcos sobre rodas que passará por Pavuna, Leme, Méier e Leopoldina.
Nas Lonas Culturais, ninguém ficará parado também. Na de Vista Alegre, Farofa Carioca e Elza Soares farão um belo par, já que homenageiam Wilson Simonal. Em Campo Grande, os blocos Simpatia é Quase Amor, Suvaco de Cristo e Gigantes da Lira promovem o Viradão por lá. E no Parque dos Patins e no Bairro Peixoto, o Império Serrano promove uma oficina para os pedestres.
Portanto, é samba que não acaba mais. Para ninguém botar defeito.

Festa do Seu João uma festa junina muderna

SIMONE DE LIAL E GRUPO SAMBURÁ

Queridos @migos!!!
BAR DA LADEIRA NESTE SÁBADO!!!!
SIMONE DE LIAL E GRUPO SAMBURÁ na área!!!
Salve!!!
Finalmente conseguimos achar o novo nome! Mudamos de Ponto Sem Nó para SAMBURÁ por conta de que já havia um grupo registrado com o mesmo nome.
Venha curtir a nossa alegria de sempre, a nossa festa, o nosso repertório com sambas maravilhosos e muito bem escolhidos de Paulinho da Viola, Cartola, Candeia, Chico Buarque, Nei Lopes, Wanderlei Monteiro, Baden Powell, Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Zeca, Benito de Paula, Velha Guarda e muito mais, além dos inéditos autorais e de novos compositores amigos!!!
Muita gente bonita, cerveja gelada, petiscos deliciosos e um lugar prá lá de charmoso!!!
Esperamos vocês por lá!!!
Beijocas!
Simone de Lial e grupo Samburá
Fernando Temporão – voz e violão de 7
Edu Tardin – cavaquinho
Fred Alves – percussão
Jorge Alexandre - percussão

Congresso "Em Todo Sentido"